IDENTIFICAÇÃO:
- Nome: Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva
- Área de Concentração: Saúde Coletiva
- Área Temática: Saúde Mental
- Área Profissional: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Serviço Social.
- Ênfases: Saúde Mental Coletiva.
- Coordenador: Rodrigo Lemos Soares. Email: rodrigolemos@unipampa.edu.br– http://lattes.cnpq.br/7158430253302821
OBJETIVO:
Capacitar profissionais do ponto de vista ético, político e técnico-científico, por meio do ensino em serviço, para atuarem na atenção à saúde, assegurando os princípios do SUS e o atendimento das reais necessidades de saúde da população.
1-Atuar em equipes multiprofissionais para promoção da saúde, através de atividades de educação permanente em serviço, na perspectiva de um trabalho interdisciplinar envolvendo a instituição formadora e a rede de atenção do município de Uruguaiana-RS.
2-Aprimorar a qualidade da assistência prestada, através da atuação conjunta dos residentes, professores, preceptores e profissionais na prevenção e reabilitação da condição de saúde e das necessidades da população.
3-Capacitar os residentes para atuar na saúde coletiva de modo multiprofissional, além de desenvolver competências técnicas e de trabalho em equipe para intervir na realidade e necessidades dos serviços e usuários.
4-Fortalecer a integração docente-assistencial, vínculos entre os profissionais envolvidos para construção de conhecimento, fundamentados na relação ensino-serviço-pesquisa.
CARGA HORÁRIA:
Prática | 4608 (80%) |
Teórica | 1152 horas (20%) |
Total | 5760 horas (100%) |
METODOLOGIA DO CURSO:
Curso Lato sensu de caráter permanente e contínuo. Tempo Integral com dedicação exclusiva do profissional residente. A carga horária semanal será de (60 sessenta horas (48h práticas e 12h teóricas), com duração de 24 meses a contar do ingresso. Destaca-se que os recursos didáticos utilizados para operacionalizar a metodologia de ensino e aprendizado serão:
1-Rodas de discussão: espaços de diálogo entre Residentes, Docentes/Tutores, profissionais dos serviços e/ou usuários, permitindo a identificação do saber prévio, a reflexão sobre as atividades práticas e a problematização de conteúdos teórico.
2-Apresentação e discussão de casos clínicos: apresentação multiprofissional, com enfoque interdisciplinar, de casos clínicos, com discussão coletiva para a construção e implementação de planos terapêuticos.
3-Análise situacional e contextualizada: levantamento das reais necessidades de saúde da população e dos serviços, e planejamento de ações para a gestão e qualificação da atenção do serviço. De forma individual e coletiva, a análise situacional e contextualizada, deverá se consolidar, respectivamente, em planos de trabalho profissionais e multiprofissionais, realizados nos momentos iniciais de prática dos Residentes nos serviços, orientados pelos tutores e validados pelos preceptores e chefias das unidades. Seminários estruturados e livres: apresentações de temas estruturados ou livres, por meio da comunicação oral, permitindo a exposição de saber e o compartilhamento do conhecimento em estudo.
4-Textos reflexivos: produção textual, com cunho reflexivo crítico, produzido individualmente, ou de forma reflexiva, a partir de um tema estruturado ou livre, emergente das atividades teóricas e práticas.
5- Relatórios de atividades práticas: análise crítica e reflexiva acerca das atividades práticas, com a descrição qualitativa das ações desenvolvidas pelo Residente e com a equipe multiprofissional.
EQUIPE DOCENTE:
Nome | Titulação | Núcleo
Profissional |
João Felipe Peres Rezer | Doutor | Biomédico |
Josefine Busanello | Doutora | Enfermeira |
João Paulo da Exaltação Pascon | Doutor | Médico Veterinário |
Antonio Adolfo Mattos Castro | Doutor | Fisioterapia |
Vanessa Alves | Mestra | Enfermeira |
PRECEPTORES:
Nome | Área Profissional | Cenário de Prática |
Lilian Konageski Stumm | Enfermeira | Secretaria Municipal de Saúde Estratégia de Saúde da Familia 01 |
Lisiane Marques Soares | Enfermeira | Secretaria Municipal de Saúde Estratégia de Saúde da Familia 15 |
Paula Rafaela Morton Bellinaso | Enfermeira | Secretaria Municipal de Saúde Unidade de Pronto Atendimento UPA |
Adriana Kleinubing | Nutrição | Hospital Santa Casa de Caridade Clínica Renal |
Inês Baptista de Campos | Nutrição | Secretaria Municipal de Saúde Policlínica Infatil |
Nádia Barrios Gonçalves Schissi | Nutrição | Secretaria Municipal de Saúde Policlínica |
Ana Valeria Pitella | Fisioterapia | Secretaria Municipal de Saúde Policlínica |
Viviana Carvalho Santos | Fisioterapia | Secretaria Municipal de Saúde Policlínica |
Stephanie Jessen | Fisioterapia | Secretaria Municipal de Saúde Policlínica e ESF 07 |
Gessica Andreola Samuel | Serviço Social | Hospital Santa Casa de
CaridadeClínica Renal |
Priscila Kleinubing Solis | Serviço Social | Secretaria Municipal de Saúde Policlínica |
Maria Fernanda Zadra Pereira da Silva | Educação Física | Hospital Santa Casa de Caridade – Clínica Renal |
Alex Carvalho | Educação Física | Secretaria Municipal de Saúde Dantes |
Leonardo Figuerola Jacques. | Educação Física | Secretaria Municipal de Saúde Epidemiologia |
Laura Ilarraz Massia | Médica Veterinária | Secretaria Municipal de Saúde Epidemiologia |
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
A RUE está em discussão e aprimoramento constante, o núcleo docente assistencial estruturante do programa e da COREMU, tem trabalhado na reformulação da proposta, buscando a qualificação do programa. Dessa forma, o Projeto Político pedagógico do RUE está em constante transição e aperfeiçoamento. Para maiores informações sobre a última versão desse projeto, clique aqui.