Programa de extensão da Unipampa entrega documentos históricos digitalizados

Coordenadores do programa de extensão e o presidente do IHGJ.
Apresentação do programa de extensão aos confrades do IHGJ.

Na noite da última segunda-feira (25), na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão foi realizada a solenidade de entrega dos documentos históricos digitalizados da instituição, pelo Programa de Extensão Catalogação e Digitalização de Documentação Histórica, do campus Jaguarão da Unipampa.
Na oportunidade estavam presentes, o presidente Vagner Pacheco e os confrades do Instituto, a direção do campus Jaguarão, representada pelo prof. Alan Dutra de Melo, e a produtora cultural Simone Prior, os coordenadores do programa de extensão, o historiador Alexandre dos Santos Villas Bôas e a bibliotecária Tatiane Marques de Oliveira, além da integrante do programa, a bibliotecária Cristiane Teixeira.
Foi realizada uma apresentação para os membros do instituto, com o histórico do programa de extensão, que foi iniciado em 2012, bem como o processo de catalogação e digitalização da documentação histórica, a qual foi disponibilizada em arquivos armazenados no computador da instituição. O Programa de Extensão Catalogação e Digitalização de Documentação tem por objetivo preservar as fontes documentais de instituições da sociedade civil na área de abrangência da Unipampa, tendo iniciado o trabalho pelo Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão, com a digitalização das atas da Câmara de Vereadores de 1845 a 1889; atas do Conselho Municipal de 1897 a 1919; jornais que circularam na cidade entre 1855 a 1980, totalizando 1946 exemplares e 76 títulos de periódicos.