Dados de Ações em andamento

Alegrete

Nome da ação: Manutenção Corretiva de Equipamentos Hospitalares
Coordenador(a):  José Wagner Maciel Kaeher
Ação desenvolvida: Projeto disponível para a comunidade de Alegrete, mas até o término de 2020 não houve demanda para o início de sua realização.

Bagé

Nome da ação: Kit Prevenção para enfrentamento ao COVID-19
Coordenador(a):  Cristine Machado Schwanke
Ação desenvolvida: 09 pessoas capacitadas para a elaboração de sabonete líquido; Divulgação e orientações no Facebook (https://www.facebook.com/bioeenergiaunipampa/) e instagram (https://www.instagram.com/bioeenergia/
Realização da montagem das máscaras, embalagem e organização da etapa 1 do kit.
Produção:
          1250 máscaras
          75 litros de álcool gel + 75 litros
          250 litros de sabonete líquido;
          250 Kits de prevenção ao Covid-19: 03 máscaras, 500ml de sabonete líquido e 250ml de álcool gel;
Observação: Estão sendo produzidos e montados mais 250 kits, além desses.
A primeira entrega será realizada na primeira semana de fevereiro/2021 para 250 famílias de baixa renda, sendo 50 famílias em cada escola, perfazendo um total de 05 escolas da Educação Básica de Bagé contempladas com os kits de prevenção Covid- 19, ou seja, perfazendo um total de 750 máscaras, 125 litros de sabonete líquido e 75 litros de álcool gel. E, no início de março será a segunda entrega de mais 250 kits de prevenção Covid-19, sendo beneficiadas outras 250 famílias de 5 outras escolas com as mesmas quantidades distribuídas.
Nome da ação: Etanóis – Destilação de bebida alcoólica apreendida pela Receita Federal e preparo de álcool glicerinado para Secretaria de Saúde de Bagé
Coordenador(a):  Elisabete de Avila da Silva
Ação desenvolvida: Com as bebidas apreendidas pela Receita Federal foram produzidos e doados 3057 L de soluções alcoólicas sanitizantes:
          487 L de álcool glicerinado 80º
          2570 L de Álcool 70% INPM
Álcool recebido do almoxarifado da Unipampa foram produzidos e doados 830 L de soluções alcoólicas sanitizantes:
          780 L de álcool glicerinado 80º
          50 L de álcool 70% INPM
Total:
produzido e doado pelo Projeto Etanóis 3887 L  de soluções alcoólicas sanitizantes:
          Álcool 80º glicerinado: 1347 L
          Álcool 70 % INPM: 2540 L
Doação de álcool produzido por Uruguaiana: 950 L
Total: 4837 L
Nome da ação: Fabricação de equipamentos de proteção individual para profissionais da área médica utilizando impressão 3D
Coordenador(a):  Paulo Henrique Guadagnini
Ação desenvolvida: Fabricação de 100 protetores faciais que estão sendo reservados para a comunidade do campus Bagé da Unipampa para quando do retorno das atividades presenciais.
Estão em fase de fabricação mais 100 unidades dos protetores faciais para demais demandas.

São Gabriel

Nome da ação: Diagnóstico molecular de COVID-19 para a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenador(a):  Jeferson Luis Franco
Ação desenvolvida: Realização de 18.600 testes moleculares para COVID19 (RT-qPCR) nos seguintes municípios: São Gabriel; Santana do Livramento; Rosário do Sul; Vila Nova do Sul; Santa Margarida do Sul; Alegrete; Manuel Viana; Barra do Quarai; Itaqui; Uruguaiana; Maçambará; Quaraí, Santa Maria, Dom Pedrito e Caçapava do Sul.

Uruguaiana

Nome da ação: Produção de álcool etílico para uso em diferentes formulações antissépticas a partir de bebidas destiladas apreendidas por órgãos oficiais e disponibilizadas à setores da saúde e comunidade do município de Uruguaiana”
Coordenador(a):  Elton Luís Gasparotto Denardin
Ação desenvolvida:. Produção de 1.050 litros de álcool etílico 70 (graduação 70) a partir de 2.300 litros de bebidas destiladas apreendidas.
O desenvolvimento do projeto beneficiou, através das Secretarias de Saúde e Receita Federal e APAE/Uruguaiana, um número superior a 1000 pessoas.
Nome da ação: Coletivo solidário do Campus Uruguaiana: mobilizando a comunidade acadêmica para minimizar os impactos da pandemia de COVID-19 sobre a população em situação de vulnerabilidade social
Coordenador(a):  Lidiane Dal Bosco
Ação desenvolvida: 1) Distribuição de 26 cestas de alimentos e 24 de limpeza que atenderam comunidade acadêmica (alunos e funcionários terceirizados); 2) 76 cestas de alimentos e 76 cestas de higiene foram distribuídas nos CRAS I (16), CRAS II (30), CRAS III (10), ESF 2 (10) e COAS (10) do município de Uruguaiana; 3) aproximadamente 250 máscaras de tecido foram doadas, sendo que cada kit (cesta de alimentos + produtos de higiene) foi acompanhado de uma embalagem contendo 2 máscaras de tecido e algumas foram doadas à Unipampa separadamente;4) 37 crianças e adolescentes foram atendidos com roupas, calçados e brinquedos, em duas ações consecutivas, sendo que a segunda (12 de outubro) também foram distribuídos kit com lanches para as crianças (doação da Garagem 52 Burger Artesanal); 5) 16 gestantes e puérperas da ESF 15 que participaram de um grupo organizado pela Liga Acadêmica de Saúde Materno Infantil (LASMI) da Unipampa foram atendidas com kits contendo agasalhos para bebês e crianças de até 4 anos (as roupas, calçados e cobertores foram doados por professores e técnicos da Unipampa bem como comunidade externa – amigos dos servidores que colaboraram com as ações).
Nome da ação: Apoio ao Diagnóstico de SARs-CoV2 (COVID-19) em pacientes da 10ª Coordenadoria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenador(a):  Michel Mansur Machado
Ação desenvolvida: Realização de  512 testes no laboratório de HIV de Uruguaiana, abrangendo municípios de Uruguaiana, Itaqui, Barra do Quaraí, Manoel Viana, Quaraí, Alegrete e Rosário do Sul.