PIBIC

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (CNPq/UNIPAMPA) 

Programa de concessão de bolsas de iniciação científica vinculado ao CNPq, voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.

Regulamentado pela RN 017/2006-CNPq, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC é um programa de distribuição de bolsas do Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq que adota o sistema de cotas institucionais e tem como um de seus objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.

Este programa apresenta cotas distribuídas pelo PIBIC e pelo PIBIC – Ações Afirmativas, o qual destina bolsas de IC para alunos que ingressaram na universidade através do sistema de cotas.

A UNIPAMPA distribui as cotas dentro das 8 grandes áreas do CNPq: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Engenharias e Letras, Linguística e Artes. A distribuição se dá por demanda qualificada, baseando-se no número de solicitações e na pontuação mínima dos solicitantes. Esta pontuação é obtida a partir da pontuação do currículo Lattes, nota do projeto de pesquisa e nota do plano de atividades do bolsista.

O edital interno é publicado anualmente e regula a solicitação, avaliação e concessão das bolsas PIBIC. Os sistemas de solicitação, avaliação, solicitação de recursos e indicação e substituição de bolsistas é realizado através do SIPPEE (Sistema de Informação de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão).

O solicitante deve possuir titulação de doutor, ter vínculo institucional ativo de docência na graduação ou pós-graduação, possuindo projeto registrado no SIE com data de encerramento a partir de agosto do ano subsequente ao lançamento do edital.