Atividades da PROPLAN em regime de Home office

A Universidade Federal do Pampa, em sintonia com as orientações dos Ministérios da Educação e Saúde, tem realizado ações no sentido de prevenir o contágio pelo COVID-19. Desde o dia 17 de março, estão suspensas, por período indeterminado, todas as atividades acadêmicas e administrativas presenciais.

Este período de exceção levou à adequação do trabalho dos servidores, que agora atuam em regime de home office.  A comunicação entre equipes tem sido facilitada por ferramentas como o WhatsApp e Hangout.  As reuniões tanto internas, quanto externas acontecem por meio de plataformas específicas, como a webconferência da Unipampa e o Google meet. O atendimento às demandas das unidades e demais setores segue normalmente via e-mail, nos horários costumeiros.  Assim, a equipe da PROPLAN vem colaborando para a minimização dos efeitos do COVID-19, ao tempo em que continua atuando em prol do adequado funcionamento da Instituição.

 

A Unipampa e o combate ao Coronavírus

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) segue empenhada em contribuir no enfrentamento da Covid-19 (Coronavírus). Cada um dos dez Campi está buscando participar com ações que estejam de acordo com o potencial de cada unidade.

Campus Bagé
No Campus Bagé, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Alimentos estão realizando o processo de produção de sabão líquido. O objetivo é oferecer o produto, um dos mais importantes no combate ao novo vírus, para instituições de saúde do município, através de uma parceria entre a Unipampa e a Secretaria Municipal de Saúde, além de comunidades em situação de vulnerabilidade, e outras instituições e pessoas que necessitem do material para a manutenção da higiene. A equipe prevê a produção de 180 litros de sabão líquido por semana. Até agora, já foram produzidos 50 litros.

Campus Caçapava do Sul
No Campus Caçapava do Sul diversas ações estão sendo feitas para contribuir para o enfrentamento da Pandemia. Os Laboratórios de Química foram disponibilizados para produção de álcool a partir de insumos aprendidos pela Receita Federal. Através do Projeto Reciclar, sabão também está sendo produzido. Máscaras n95 foram doados pela Coordenação do Laboratório de Lavra, Planejamento e Tratamento de Minérios (Latram) para os profissionais da saúde do município, entre outras atividades.

Campus São Gabriel
O docente do Curso de Ciências Biológicas do Campus São Gabriel da Unipampa, Felipe Pinheiro, com o auxílio de estudantes do Laboratório de Paleobiologia, iniciou a produção de máscaras de proteção em impressora 3D, com o objetivo de oferecer mais equipamentos de proteção individual aos profissionais de saúde. As máscaras do tipo face shield protegem todo o rosto, inclusive regiões que não são cobertas por máscaras comuns, como os olhos. A base é feita com plástico ABS que alimenta a impressora e a parte do visor é de acetato transparente. A produção do grupo é contínua, enquanto houver demanda.

Campus Uruguaiana

Unipampa cede respiradores ao Hospital de Santa Casa de Uruguaiana e integra Centro de Operações Especiais do Coronavírus no município

O Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está plenamente engajado nas ações de combate à disseminação do coronavírus e no apoio ao sistema de saúde da cidade para o atendimento aos pacientes com Covid-19. A Universidade cedeu dois ventiladores mecânicos (respiradores) ao Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU), que serão utilizados na unidade de tratamento intensivo que está sendo preparada para receber possíveis pacientes com Covid-19. A Universidade também compõe o Centro de Operações Especiais do Coronavírus (COE-Corona) instalado no Hospital, realiza treinamento com os profissionais da área da saúde e está envolvida na criação de um hospital de campanha que está sendo pensado como medida de prevenção.


Pesquisa da Unipampa mostra projeções da Covid-19 em dez municípios do RS
Desde que a pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil, as universidades públicas têm realizado diversas ações para auxiliar no combate à doença e fornecer à sociedade informações sérias baseadas em pesquisas e fontes confiáveis. A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) tem feito a sua parte e, entre as ações desenvolvidas, divulga, nesta semana, uma pesquisa com as projeções de internações e número de óbitos provocados pela Covid-19 em diferentes cenários nos dez municípios nos quais possui campus: Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.

FONTE: Assessoria de Comunicação Social- ACS Unipampa

Reunião com a Pró-reitoria de Planejamento-PROPLAN UFSM

No dia 12 de março de 2020, representantes da PROPLAN e PROAD Unipampa realizaram visita técnica à Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Foi realizada uma reunião com a PROPLAN UFSM, cuja pauta envolveu questões como reestruturação de orçamento 2020, remodelagem de processos e troca de experiências sobre contratos diversos.

Representaram a Unipampa a Pró-reitora da PROPLAN, Viviane Kanitz Gentil; o Pró-reitor adjunto da PROPLAN, Fabiano Zanini Sobrosa; o Pró-reitor da PROAD, Fernando Munhoz da Silveira e a servidora da Divisão de Terceirizados-PROAD, Laura Maciel.

O Pró-reitor de Planejamento da UFSM, Joeder Campos Soares, declarou que “Ações como essa fortalecem as instituições devido à troca de experiência entre as equipes e dão suporte a melhoria contínua que é necessária na gestão de uma organização. “

Atividades no Campus Uruguaiana

No dia 05 de março, aconteceu no Campus Uruguaiana, a entrega da ordem de serviço de conclusão do Pavilhão de Aquicultura, obra no valor de R$ 650.343,48, com prazo de execução de 10 meses, com participação do Pró-reitor adjunto da PROPLAN, Engenheiro Fabiano Sobrosa.

Após, o Pró-reitor participou de reunião de partida de  obra para reforma da sala de Raios-x do Hospital Veterinário, no valor de R$ 103.537,49,  com prazo de execução de 60 dias. O prédio do HUVET foi vistoriado para solução de outras demandas.

No mesmo dia,  foi realizada reunião com a Direção do Campus, coordenações acadêmica e administrativa, para tratar da finalização das obras em andamento e planejamento de futuras obras para 2020.

Reunião com empresários das organizações ASM

No dia 04 de março, aconteceu uma reunião entre a PROPLAN e os empresários do Grupo ASM, tendo como pauta a locação do prédio, com vistas à mudança de setores da Reitoria para o novo local.

Participaram a Pró-reitora Viviane Gentil; o Coordenador de Infraestrutura, Rafael Fiss; as servidoras da Coordenadoria de Infraestrutura,  arquiteta Laura Machado; engenheira Carla Vidal; arquiteta Rejane Fernandes e os representantes do Grupo ASM.

 

Reitor da Unipampa cumpre agendas em Brasília

Data de Publicação 28/02/2020 – 15:18 Atualizado em: 28/02/2020 – 15:18 

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Ribeiro Jorge, e a pró-reitora de Planejamento e Infraestrutura, Viviane Kanitz Gentil, compareceram a reuniões em Brasília. O objetivo foi tratar do desenvolvimento institucional, acompanhamento das atividades da Unipampa, contratação de profissionais, aplicação de recursos financeiros e outros projetos.

No dia 19 de fevereiro, a Unipampa foi recepcionada pela equipe do Ministério da Educação (MEC). Nesta primeira atividade, estava presente o assessor do MEC, Paulo Augusto Nascimento, o coordenador-geral de Recursos Humanos das instituições federais de ensino, Webster Spiguel Cassiano, e o diretor de Políticas e Programas de Educação Superior, Roberto Endrigo Rosa. Na ocasião, foi construída agenda de acompanhamento de atividades da Unipampa, bem como realizadas solicitações sobre novas contratações e concursos, assim como sobre o quadro equivalente e professores substitutos.

Na reunião com o coordenador-geral de Relações Estudantis, Antônio Corrêa Neto, foram abordadas questões sobre o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e ampliação de recursos para implantação das casas estudantis dos campi Dom PedritoSão Borja e Jaguarão, assim como a finalização das obras das moradias destinadas aos estudantes nos campi Alegrete e Bagé.

Também ocorreu reunião com a Coordenadoria de Planejamento e Orçamento das Instituições Federais de Ensino, em foi apresentado relatório das obras inacabadas da Unipampa. Na ocasião, foi pactuada que a Unipampa apresentará um cronograma de prioridade de obras semestral, para planejamento da execução financeira e organização de projetos e recursos para as obras a serem finalizadas. Na Subsecretaria de Planejamento e Orçamento, foi ampliado o debate sobre a matriz orçamentária da Unipampa, Ana Karina da Silva Santos Koga.

Além dessas tratativas, o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, e a pró-reitora de Planejamento e Infraestrutura, Viviane Kanitz Gentil, reuniram-se com lideranças regionais em Brasília a fim de solicitar apoio para recursos de apoio à instituição: deputados federais Afonso Hamm, Ronaldo Santini e Maurício Alexandre Dziedricki.

No dia 20 de fevereiro, a Unipampa foi recebida no Ministério da Cidadania pelo diretor Clair Tomé Kuhn. No ato, foram tratados assuntos relacionados a programas de alimentação subsidiada e ações culturais. Na sequência, a reunião com o coordenador geral de ordenamento e desenvolvimento da aquicultura, Bruno Machado Queiroz, tratou sobre a infraestrutura do curso de graduação em AquiculturaCampus Uruguaiana, bem como investimento na infraestrutura.

Prefeito Divaldo Lara trata sobre nova parceria com Unipampa

Fonte: https://www.bage.rs.gov.br/index.php/2020/02/21/prefeito-divaldo-lara-trata-sobre-nova-parceria-com-unipampa/

Na manhã desta sexta-feira (21), o Prefeito de Bagé, Divaldo Lara, recebeu a nova gestão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A reunião foi um primeiro contato com estes atuais servidores da instituição e tratou-se dos passos iniciais para projetos futuros em parceria com o governo municipal.
Estavam no encontro também o vice-reitor da Unipampa, Marcus Vinicius Morini Querol; a pró-reitora de Planejamento e Infraestrutura, a pedagoga Viviane Kanitz Gentil; o diretor de Assuntos Estratégicos e de Relações Institucionais e Internacionais, professor Pedro Roberto de Azambuja Madruga. Foto: Rodrigo Saraçol.

Pró-reitora da PROPLAN acompanha Reitor Roberlaine Jorge em reuniões em Brasília-DF

Na viagem à Brasília/DF, nos dias 19 e 20/02, o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, e a pró-reitora de planejamento e infraestrutura, Viviane Gentil, visitaram lideranças regionais da Câmara dos Deputados, como Afonso Hamm (PP), Ronaldo Santini (PTB), Maurício Dziedricki (PTB) e o gabinete de Marcel Van Hatten (Novo), onde foram recebidos pelo assessor-chefe Cláudio Damin, docente na Unipampa São Borja. A visita serviu para firmar compromissos com o acompanhamento da votação do orçamento complementar, necessário para a manutenção das universidades públicas federais, bem como para obtenção de recursos específicos para a Unipampa, através de emendas parlamentares. A gestão está agendando para março encontro com toda bancada parlamentar gaúcha para apresentar projetos e propostas da Unipampa.

 

Unipampa dialoga com Ministério da Educação

Em recente viagem a Brasília o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Ribeiro Jorge, acompanhado da pró-reitora de Planejamento e Infraestrutura, Viviane Kanitz Gentil, reuniu-se com o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, e equipe do MEC, em Brasília/DF. No encontro foram tratadas questões orçamentárias e demais assuntos de interesse da Universidade. Fotos: Divulgação.

Foto: divulgação

Unipampa reúne-se com representantes da Prefeitura e Câmara de Vereadores de Dom Pedrito

No dia 17 de fevereiro, o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Ribeiro Jorge, acompanhado do vice-reitor, Marcus Vinicius Morini Querol, do diretor do Campus Dom Pedrito, Thiago Antônio Beuron, e de representantes das pró-reitorias de Planejamento e Infraestrutura (Proplan) e de Graduação (Prograd), reuniram-se com o prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto de Freire Gonçalves e com uma comitiva de vereadores do município de Dom Pedrito para tratar de possibilidades de novas perspectivas e parcerias entre as instituições. Foto: Ronaldo Estevam/Unipampa