#INTEGRIDADESOMOSTODOSNÓS: Unipampa se soma à campanha da CGU pelo segundo mês

Por Aline Reinhardt da Silveira

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em uníssono com os órgãos da administração pública federal, faz reverberar a campanha da Controladoria-Geral da União (CGU) #INTEGRIDADESOMOSTODOSNÓS pelo segundo mês. Trata-se de uma iniciativa para aprimorar os programas de integridade pública e promover a cultura de integridade dentro dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, em busca da construção de ambientes cada vez mais íntegros na administração pública.

Conforme a CGU, a campanha é composta por materiais que abordam temas como assédio moral, assédio sexual e responsabilização de agentes públicos e de pessoas jurídicas, entre outros. Além de conteúdos com detalhes técnicos sobre os assuntos, estão sendo disponibilizadas peças de comunicação como folders, e cards para mídias sociais sobre o tema.

Ao se somar à campanha quando esta iniciou, no final de setembro, a Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura (Proplan) da Unipampa organizou a reestruturação do Comitê de Gestão da Integridade da Instituição, realizando a divulgação conjunta com a Assessoria de Comunicação Social (ACS) das primeiras ações da campanha.

Neste final de outubro, a campanha da CGU #INTEGRIDADESOMOSTODOSNÓS tem como eixo temático Assédio Moral e Sexual. Confira os materiais disponibilizados abaixo.

Baixe aqui o folder da CGU sobre assédio

Comitê de Gestão de Riscos define estrutura, ações e agenda de reuniões

Após passar por reestruturação, coordenada pela PROPLAN, o Comitê de Gestão de Riscos realizou reunião para discussões das normativas internas, organização da forma de trabalho e definição da agenda de reuniões. As reuniões serão realizadas quinzenalmente e, inicialmente, terão como pauta principal a definição da política a ser adotada para Gestão de Riscos na UNIPAMPA, contemplando a metodologia, a análise de softwares de apoio e o planejamento das ações necessárias para identificação e tratamento dos riscos institucionais. O Comitê de Gestão de Riscos, tem como um de seus objetivos, fornecer subsídios para as decisões do Comitê Estratégico da Instituição.

As atribuições, composição do Comitê, documentos relacionados e ações realizadas estão disponíveis no link: https://sites.unipampa.edu.br/proplan/comite-de-gestao-de-riscos/

Equipe visita Centro de Interpretação do Pampa em Jaguarão

Foi realizada visita na data de ontem às Ruínas da Enfermaria Militar em Jaguarão. Estavam presentes o Reitor da Unipampa Roberlaine Ribeiro Jorge, o Vice-Reitor Marcus Querol, Pró-Reitora de Planejamento e Infraestrutura Viviane Kanitz Gentil, o Coordenador de Infraestrutura Rafael Einhardt Fiss, a Diretora do Campus Jaguarão Ana Cristina da Silva Rodrigues e a Coordenadora Administrativa do Campus Jaguarão Lorena Gonzalez Telis. Também esteve presente durante a visita o Prefeito de Jaguarão, Favio Telis.

Foram vistoriadas as instalações do Centro de Interpretação do Pampa, cuja execução foi paralisada em meados de 2015. Atualmente, estão sendo estudadas alternativas para a conclusão da obra.

A seguir, as equipes da Reitoria e Proplan, acompanhadas da Direção do Campus visitaram as instalações do Campus Jaguarão, incluindo os Prédios Acadêmico I e Casa do Estudante.

Foto: Rafael Fiss / PROPLAN
Foto: Rafael Fiss / PROPLAN
Foto: Rafael Fiss / PROPLAN
Foto: Rafael Fiss / PROPLAN

Unipampa convida servidores para participar da pesquisa “Valores do Serviço Público Federal”

A Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), coordena um projeto que irá escolher os Valores do Serviço Público Federal. A escolha será realizada por meio de uma votação para que os próprios servidores federais de todo o Brasil escolham quais valores irão orientar e balizar a cultura da Administração Pública.

A iniciativa busca compreender os conceitos dos valores existentes na Administração Pública para refletir sobre o uso de tais valores no desenvolvimento pessoal, nas rotinas de trabalho, nas competências comuns e no clima organizacional. A partir das escolhas, serão desenvolvidas ações de promoção de tais valores.

A pesquisa é eletrônica e deve ser respondida até 23 de outubro, por meio de link recebido pelo e-mail institucional do servidor. Na sequência, os valores apontados pelos servidores passarão por processos de seleção e validação, incluindo a participação de representantes do setor privado e da sociedade civil. E, por fim, serão consolidados os Valores do Serviço Público Brasileiro.

Para isso, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) convida todos os seus servidores a participarem da pesquisa, que é simples, rápida e possui apenas dois campos. Cada servidor deve indicar de um a três valores, além de responder a qual órgão/entidade pertence. O resultado será divulgado durante evento alusivo ao Dia Internacional contra a Corrupção, entre os dias 9 e 11 de dezembro.

Participe da pesquisa até dia 23 de outubro.

Para mais informações, acesse Valores do Serviço Público.

Com informações da Controladoria-Geral da União (CGU)

 

PROPLAN organiza estruturação do Comitê de Gestão de Integridade

A temática “Gestão de Integridade” está sendo reestruturada na Universidade Federal do Pampa. Através da Portaria 1781, de 18 de setembro de 2020, foram designados os membros do Comitê de Gestão de Integridade, futura instância consultiva e de apoio. A Unidade de Gestão de Integridade (UGI), que será englobada por estrutura já existente, vinculada à PROPLAN, será responsável pela coordenação, estruturação, execução e monitoramento do Programa de Integridade no âmbito da Universidade Federal do Pampa. A reestruturação observa as disposições da Portaria nº 57, de 04 de janeiro de 2019, da Controladoria-Geral da União (CGU) e ao Decreto 9.203/2017.

Escritório de Processos divulga painel de ações do coronavírus

O Escritório de Processos, pensando na divulgação e publicização de informações à comunidade, elaborou o Painel de ações realizadas pela Unipampa em relação ao Coronavírus. As iniciativas compreendem desde a produção de produtos de limpeza e equipamentos de proteção, para doação a hospitais e comunidade em geral, até projetos e estudos desenvolvidos pela Unipampa e em colaboração com outras instituições.

As ações estão categorizadas de forma padronizada, por campus, sendo possível buscar detalhes das mesmas através das notícias atualizadas no próprio painel. O acesso pode ser através do Repositório de Painéis e do site do Comitê de Monitoramento do Coronavírus.

Unipampa recebe recursos para ações de enfrentamento ao coronavírus

Por Aline Reinhardt da Silveira

A Reitoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu nesta quarta-feira, 15/04, comunicação oficial da coordenadora-geral de Planejamento e Orçamento das IFES/DIFES/SESu/MEC, Stephanie Silva, quanto à abertura da TED 9315 com valor aproximado de R$560 mil em recursos de investimento e R$837 mil em custeio para ações de enfrentamento ao novo coronavírus, causador da Covid-19. Este valor poderá ser corrigido posteriormente, conforme a Unipampa apresentar necessidade.

Segundo o reitor Roberlaine Ribeiro Jorge, “a destinação desse recurso para a Unipampa mostra que exercemos um papel de extrema importância para a comunidade onde atuamos, devido à excelência dos nossos servidores e dos serviços que prestamos”. Ainda segundo o reitor, as pró-reitorias de Administração (Proad) e de Planejamento e Infraestrutura (Proplan) estão elaborando dos Planos de Trabalho e tramitação da TED no SIMEC, para viabilizar o uso destes recursos.

Fonte: ACS Unipampa

Atividades da PROPLAN em regime de Home office

A Universidade Federal do Pampa, em sintonia com as orientações dos Ministérios da Educação e Saúde, tem realizado ações no sentido de prevenir o contágio pelo COVID-19. Desde o dia 17 de março, estão suspensas, por período indeterminado, todas as atividades acadêmicas e administrativas presenciais.

Este período de exceção levou à adequação do trabalho dos servidores, que agora atuam em regime de home office.  A comunicação entre equipes tem sido facilitada por ferramentas como o WhatsApp e Hangout.  As reuniões tanto internas, quanto externas acontecem por meio de plataformas específicas, como a webconferência da Unipampa e o Google meet. O atendimento às demandas das unidades e demais setores segue normalmente via e-mail, nos horários costumeiros.  Assim, a equipe da PROPLAN vem colaborando para a minimização dos efeitos do COVID-19, ao tempo em que continua atuando em prol do adequado funcionamento da Instituição.

 

A Unipampa e o combate ao Coronavírus

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) segue empenhada em contribuir no enfrentamento da Covid-19 (Coronavírus). Cada um dos dez Campi está buscando participar com ações que estejam de acordo com o potencial de cada unidade.

Campus Bagé
No Campus Bagé, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Alimentos estão realizando o processo de produção de sabão líquido. O objetivo é oferecer o produto, um dos mais importantes no combate ao novo vírus, para instituições de saúde do município, através de uma parceria entre a Unipampa e a Secretaria Municipal de Saúde, além de comunidades em situação de vulnerabilidade, e outras instituições e pessoas que necessitem do material para a manutenção da higiene. A equipe prevê a produção de 180 litros de sabão líquido por semana. Até agora, já foram produzidos 50 litros.

Campus Caçapava do Sul
No Campus Caçapava do Sul diversas ações estão sendo feitas para contribuir para o enfrentamento da Pandemia. Os Laboratórios de Química foram disponibilizados para produção de álcool a partir de insumos aprendidos pela Receita Federal. Através do Projeto Reciclar, sabão também está sendo produzido. Máscaras n95 foram doados pela Coordenação do Laboratório de Lavra, Planejamento e Tratamento de Minérios (Latram) para os profissionais da saúde do município, entre outras atividades.

Campus São Gabriel
O docente do Curso de Ciências Biológicas do Campus São Gabriel da Unipampa, Felipe Pinheiro, com o auxílio de estudantes do Laboratório de Paleobiologia, iniciou a produção de máscaras de proteção em impressora 3D, com o objetivo de oferecer mais equipamentos de proteção individual aos profissionais de saúde. As máscaras do tipo face shield protegem todo o rosto, inclusive regiões que não são cobertas por máscaras comuns, como os olhos. A base é feita com plástico ABS que alimenta a impressora e a parte do visor é de acetato transparente. A produção do grupo é contínua, enquanto houver demanda.

Campus Uruguaiana

Unipampa cede respiradores ao Hospital de Santa Casa de Uruguaiana e integra Centro de Operações Especiais do Coronavírus no município

O Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está plenamente engajado nas ações de combate à disseminação do coronavírus e no apoio ao sistema de saúde da cidade para o atendimento aos pacientes com Covid-19. A Universidade cedeu dois ventiladores mecânicos (respiradores) ao Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU), que serão utilizados na unidade de tratamento intensivo que está sendo preparada para receber possíveis pacientes com Covid-19. A Universidade também compõe o Centro de Operações Especiais do Coronavírus (COE-Corona) instalado no Hospital, realiza treinamento com os profissionais da área da saúde e está envolvida na criação de um hospital de campanha que está sendo pensado como medida de prevenção.


Pesquisa da Unipampa mostra projeções da Covid-19 em dez municípios do RS
Desde que a pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil, as universidades públicas têm realizado diversas ações para auxiliar no combate à doença e fornecer à sociedade informações sérias baseadas em pesquisas e fontes confiáveis. A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) tem feito a sua parte e, entre as ações desenvolvidas, divulga, nesta semana, uma pesquisa com as projeções de internações e número de óbitos provocados pela Covid-19 em diferentes cenários nos dez municípios nos quais possui campus: Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.

FONTE: Assessoria de Comunicação Social- ACS Unipampa

Reunião com a Pró-reitoria de Planejamento-PROPLAN UFSM

No dia 12 de março de 2020, representantes da PROPLAN e PROAD Unipampa realizaram visita técnica à Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Foi realizada uma reunião com a PROPLAN UFSM, cuja pauta envolveu questões como reestruturação de orçamento 2020, remodelagem de processos e troca de experiências sobre contratos diversos.

Representaram a Unipampa a Pró-reitora da PROPLAN, Viviane Kanitz Gentil; o Pró-reitor adjunto da PROPLAN, Fabiano Zanini Sobrosa; o Pró-reitor da PROAD, Fernando Munhoz da Silveira e a servidora da Divisão de Terceirizados-PROAD, Laura Maciel.

O Pró-reitor de Planejamento da UFSM, Joeder Campos Soares, declarou que “Ações como essa fortalecem as instituições devido à troca de experiência entre as equipes e dão suporte a melhoria contínua que é necessária na gestão de uma organização. “