PICS (Projeto de Incentivo à Coleta Seletiva) visita ASMAR (Associação de Selecionadores de Material Reciclável) de Bagé

 

No mês de novembro, na quinta-feira 06 e segunda-feira 10 à tarde, a equipe de limpeza da empresa Sulclean visitou o aterro sanitário da Prefeitura Municipal de Bagé, acompanhadas por três servidores e um aluno da Unipampa Campus Bagé.


 

A proposta é conhecer o trabalho realizado pela Associação de Selecionadores de Material Reciclável (ASMAR), para ter consciência da destinação dos resíduos reaproveitáveis produzidos pela comunidade universitária. A maior parte da população desconhece a importância desta associação em sua contribuição para o meio-ambiente, que diz respeito a todo o município.

 

No local, o grupo de visitantes teve a oportunidade de conhecer o trabalho de separação de resíduos recicláveis. Desde a chegada nos caminhões de lixo, eles são classificados em oito tipos. O presidente da ASMAR, Paulo Cezar Silva Rodrigues, recebeu o grupo e contou um pouco da história da associação. Em seguida, mostrou o início da cadeia de trabalho, passando pela esteira, onde os trabalhadores separam o que pode ser aproveitado (material reciclável, como plástico, papel, metal, etc.) e o que será descartado. Cinqüenta e uma pessoas recebem cerca de um salário mínimo por mês com a venda do material, período em que selecionam aproximadamente cento e vinte duas toneladas (122t) de material reciclável, diminuindo a quantidade de resíduos que iria para o aterro. Depois, Uequerlan Ribeiro Hilário, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAM), prosseguiu na apresentação do processo, passando pela prensa que produz os fardos, chegando até o aterro sanitário.


 

Infelizmente, o caminhão da associação ainda está em manutenção, o que compromete o recolhimento regular de resíduos. Conforme noticiado anteriormente, servidores da Reitoria e do Campus Bagé se mobilizaram para ações emergenciais de coleta desde o início de outubro, porém isso não substitui inteiramente o transporte próprio da ASMAR.

http://www.unipampa.edu.br/portal/noticias/3694-2014-10-03-20-15-11
 

Uma visita inicial foi realizada pelos dois técnicos administrativos do Campus que idealizaram o Projeto de Incentivo à Coleta Seletiva (PICS), Vanessa Rosseto e Giovani Andreoli. Foram acompanhados pela representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Bagé (SMAM), Olga Dellano. Um dos objetivos do PICS é trazer o conhecimento das práticas da ASMAR para os professores, alunos, técnicos e terceirizados, buscando conscientizá-los da importância da separação dos resíduos produzidos no Campus, modificando hábitos cotidianos. PICS é uma ação da Comissão Local de Coleta Seletiva Solidária, com o auxílio do Núcleo Universitário de Cultura, Lazer, Esportes e Ofícios.

https://sites.unipampa.edu.br/psicossocial/2014/03/13/pics/
 

Há também um questionário online para a comunidade do Campus Bagé, desenvolvido com a ajuda do estudante Erick Fernandes, do curso de Engenharia de Produção. Quem ainda não respondeu, pode acessá-lo no endereço abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/1Kuz5iIDqIzlK-r_ciAl6Kgj3Qpsxrxg6rnp6oUScr_Y/viewform
 


 

Além destas duas últimas visitas guiadas, nas quais houve mudança na programação de datas com relação ao noticiado anteriormente, planeja-se novas visitas, possivelmente com estudantes.

http://porteiras.unipampa.edu.br/bage/index.php?option=com_content&view=article&id=2276:projeto-de-coleta-seletiva-organiza-visitas-tecnicas&catid=1:noticias-unipampa&Itemid=62
 

Publicado originalmente em http://porteiras.unipampa.edu.br/bage/index.php?option=com_content&view=article&id=2285:pics-projeto-de-incentivo-a-coleta-seletiva-visita-asmar-de-bage&catid=46:avisos