Licenciatura em Letras – Português e Licenciaturas de Língua Portuguesa | Processo Seletivo Unipampa

Licenciatura em Letras – Português e Licenciaturas de Língua Portuguesa

1. Dados do curso no SiSU


▪ Titulação: Licenciado(a) em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa

▪ Código do curso: 123405

▪ Turno: Noturno

▪ Periodicidade: Semestral

▪ Grau: Licenciatura

▪ Integralização: 8 semestres

▪ Total de vagas ofertadas pelo Sisu: 50 Vagas

▪ Este curso possui entrada apenas no 1º Semestre.

Site do curso: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/letrasportugueseliteraturas/

2. Informações adicionais


▪ Curso noturno, mas algumas atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão poderão ser realizadas no turno diurno.

3. Resumo


O Curso de Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa da UNIPAMPA no Campus Bagé tem como principal foco a formação de professores de português e de literaturas de língua portuguesa para a Educação Básica.

Pretende-se formar professores que tenham domínio dos conteúdos básicos (linguísticos, literários, políticos e culturais) do seu objeto de ensino e aprendizagem, que sejam capazes de uma reflexão crítica sobre as diferentes abordagens, métodos e técnicas pedagógicas e que sejam aptos ao desenvolvimento de projetos na sua área e/ou em outras, tendo em vista que a interdisciplinaridade é importante para a articulação dos diversos conhecimentos que fazem parte da formação de um professor de Língua Portuguesa e Literatura e de Língua Portuguesa.

Para o desenvolvimento dessa formação, a UNIPAMPA conta com laboratórios de ensino de línguas, de informática e outros voltados para projetos de ensino, pesquisa e extensão.

4. Área de atuação


Um profissional licenciado em Letras/Português tem um vasto campo de atuação, já que a formação tem como foco o conhecimento da língua portuguesa e de literatura, bem como noções de linguística. O profissional exerce atividades que possuem o idioma como base, como redação, análise e revisão de textos e de documentos. Pode atuar em empresas jornalísticas, editoras, organizações privadas e, também, como autônomo.

Entretanto, o foco da atuação do egresso da Licenciatura em Letras Português é a docência pública ou privada, nas séries finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Educação Profissional.

Clique aqui e confira os cursos da Unipampa no Guia das Profissões