Engenharia Agrícola | Processo Seletivo Unipampa

Engenharia Agrícola

1. Dados do curso no SiSU


▪ Titulação: Bacharel(a) em Engenharia Agrícola

▪ Código do curso: 1103682

▪ Turno: Integral (Matutino e Vespertino)

▪ Regime: Semestral

▪ Grau: Bacharelado

▪ Duração regular: 10 semestres

▪ Total de vagas ofertadas pelo Sisu: 25 Vagas

▪ Este curso possui entrada apenas no 1º Semestre.

Site do curso: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/engenhariaagricola/

2. Informações adicionais


▪ O curso de Engenharia Agrícola é oferecido por convênio entre a Universidade Federal do Pampa Campus Alegrete e o Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete.

▪ O aluno terá atividades acadêmicas em ambas Instituições de ensino, conforme o Projeto Pedagógico do Curso.

3. Resumo


O Engenheiro Agrícola é o profissional que possui uma visão integrada do desenvolvimento da cadeia sistêmica agrícola e que aplica as Ciências Exatas e a Tecnologia à Agricultura, levando em consideração os fatores ambientais, econômicos e sociais. Assim, o Engenheiro Agrícola se vale de uma sólida formação em Física e Matemática para atuar na interface entre a Engenharia e a Agricultura, buscando a solução de problemas nos sistemas produtivos.

O Curso de Engenharia Agrícola, promovido pela UNIPAMPA Campus Alegrete e Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete, é inédito no Brasil pelo fato de ser o primeiro Curso Superior aplicado pela parceria de duas instituições federais. Seu objetivo é atender a demanda de profissionais no setor para com a região da fronteira oeste do Rio Grande do sul, e tornar-se modelo para outros cursos que atuam na área de Ciências Agrárias.

4. Área de atuação


O campo de atuação profissional do engenheiro agrícola é bastante diversificado, compreendendo desde grandes empresas públicas e privadas, empreendimentos próprios ou atuação autônoma. O mercado de trabalho é caracterizado, além da diversidade, por variações relativamente rápidas, atreladas aos períodos de retração e expansão da economia e das políticas para o desenvolvimento da infraestrutura.

Destaca-se a preparação do egresso para atuar em: Empresas agroindustriais; cooperativas agrícolas; órgão governamentais; projeto, fabricação, manutenção e operação de máquinas e equipamentos para agricultura; projeto, execução e fiscalização de instalações no meio rural; projetos de infraestrutura para irrigação e drenagem de áreas para agricultura; projetos de energização para fins rurais; projetos de extensão, pesquisa e desenvolvimento; consultorias e perícias; ensino superior; programas de pós-graduação.

Clique aqui e confira os cursos da Unipampa no Guia das Profissões