Engenharia de Produção | Processo Seletivo Unipampa

Engenharia de Produção

1. Dados do curso no SiSU


▪ Titulação: Bacharel(a) em Engenharia de Produção

▪ Código do curso: 104266

▪ Turno: Noturno

▪ Regime: Semestral

▪ Grau: Bacharelado

▪ Duração regular: 10 semestres

▪ Total de vagas ofertadas pelo Sisu: 50 Vagas

▪ Este curso possui entrada apenas no 1º Semestre.

Site do curso: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/engenhariadeproducao/

2. Informações adicionais


▪ Curso noturno com aulas aos sábados (manhã e/ou tarde).

3. Resumo


A Engenharia de Produção é um amplo ramo que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar e produtividade de uma empresa. Por isso, esse profissional é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores, unindo conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Define a melhor forma de integrar mão-de-obra, equipamentos e matéria-prima e de avançar na qualidade e aumentar a produtividade. Por atuar como elo entre o setor técnico e o administrativo, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria. O especialista em economia empresarial, por exemplo, costuma ser contratado por bancos para montar carteiras de investimentos.

Esse profissional é requisitado, também, por empresas prestadoras de serviços para gerenciar a seleção de pessoal, definir funções e planejar escalas de trabalho.

4. Área de atuação


O mercado globalizado e o crescimento da demanda interna têm obrigado a indústria brasileira a se tornar cada vez mais competitiva. Isso amplia a demanda por engenheiros de produção, que são requisitados por empresas e indústrias de diversos setores. Indústrias de bebidas, cigarros e, principalmente, a automobilística e a eletrônica, procuram esse profissional para atuar no setor de logística, que inclui a distribuição de produtos e o suprimento de compras.

Isso também ocorre cada vez mais em empresas do segmento varejista e na agroindústria, que abre vagas em regiões interioranas. Em serviços, a indústria financeira é a que mais contrata e melhor remunera. Outros dois ramos em evidência são o 16 mercado acionário e o de transporte, com destaque para as concessionárias que administram rodovias.

Clique aqui e confira os cursos da Unipampa no Guia das Profissões