Engenharia Química | Processo Seletivo Unipampa

Engenharia Química

1. Dados do curso no SiSU


▪ Titulação: Bacharel(a) em Engenharia Química

▪ Código do curso: 104268

▪ Turno: Integral (Matutino e Vespertino)

▪ Regime: Semestral

▪ Grau: Bacharelado

▪ Duração regular: 10 semestres

 Total de vagas ofertadas pelo Sisu: 50 Vagas

▪ Este curso possui entrada apenas no 1º Semestre.

Site do curso: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/engenhariaquimica/

2. Resumo


O Curso de Engenharia Química tem por objetivo a formação de profissionais capacitados para pesquisar, analisar, projetar e operar processo onde a matéria sofre alterações de fase, de estado físico, de conteúdo energético ou de composição. Estes processos existem, principalmente, nas indústrias de produtos químicos, de materiais, de alimentos, etc., e no controle da poluição.

O Curso de Engenharia Química da UNIPAMPA tem como objetivo a formação de profissionais com sólidos conhecimentos na área de Engenharia Química para atender as demandas regionais e nacionais das indústrias de processos químicos. Enquanto o Químico trabalha basicamente em laboratórios, na realização de experimentos e análises químicas, desenvolvendo materiais e propondo novas reações para obter produtos químicos, o Engenheiro Químico atua diretamente no desenvolvimento e operação de processos químicos em escala industrial, dimensionando equipamentos e definindo as etapas do processo.

3. Área de atuação


O Engenheiro Químico pode projetar, executar e operar as seguintes unidades industriais: Indústria do Petróleo; Indústria da Petroquímica; Indústria de Fertilizantes/Defensivos Agrícolas; Indústria de Fermentação (álcool, cerveja, lácteos); Indústrias de Alimentos; Indústrias de Celulose e Papel; Indústria Farmacêutica; Indústrias do Açúcar e Álcool; Indústrias de Cerâmica, Cimento e Vidro; Indústrias Nucleares; Indústrias de Perfumes, Aromatizantes e Aditivos Alimentícios; Indústrias de Sabões e Detergentes; Indústrias de Tratamento de Efluentes/Efluentes Industriais; e Vendas Técnicas.

Clique aqui e confira os cursos da Unipampa no Guia das Profissões