Engenharia Civil | Processo Seletivo Unipampa

Engenharia Civil

1. Dados do curso no SiSU


▪ Titulação: Bacharel(a) em Engenharia Civil

▪ Código do curso: 103445

▪ Turno: Integral (Matutino e Vespertino)

▪ Regime: Semestral

▪ Grau: Bacharelado

▪ Duração regular: 10 semestres

▪ Total de vagas ofertadas pelo Sisu: 50 Vagas

▪ Este curso possui entrada apenas no 1º Semestre.

Site do curso: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/engenhariacivil/

2. Resumo


O Curso de Engenharia Civil da UNIPAMPA tem por objetivos específicos formar profissionais qualificados para atuarem no mercado, conscientes da sua responsabilidade profissional e social; capacitar seus egressos para elaborar, coordenar, implantar e operar projetos, fiscalizar e supervisionar as atividades profissionais referentes à construção civil, sistemas estruturais, geotecnia, transportes e hidrotecnia.

Formar um engenheiro comprometido com a realidade do mercado sem, contudo, negligenciar o aspecto científico-tecnológico; fornecer sólidos conhecimentos teóricos e práticos necessários, bem como sistematizar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em laboratórios, projetos, monitorias ou estágios; proporcionar formação humanística e ética, fundamental à integração do profissional à sociedade e ao trabalho multidisciplinar; aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia; oportunizar o desenvolvimento de habilidades para pesquisa; proporcionar a formação de um engenheiro criativo e empreendedor condizente com as necessidades do mercado atual; implementar novas possibilidades práticas para a resolução de problemas tecnológicos regionais, contribuindo para o crescimento econômico da comunidade e fortalecimento das políticas de tecnologia; implementar e apoiar projetos científicos que prezam pela interdisciplinaridade e que apresentam relevância social, regional e técnico-científica; orientar e motivar a criação, apoiar o funcionamento e estimular a expansão de núcleos de desenvolvimento tecnológicos; compartilhar o conhecimento gerado com a comunidade regional, possibilitando a inserção desta na vida acadêmica; gerar novos conhecimentos tecnológicos para a mudança da realidade social e industrial da região.

3. Área de atuação


O Curso de Engenharia Civil da UNIPAMPA possui áreas de atuação profissional que envolvem conhecimentos de Construção Civil, Sistemas Estruturais, Geotecnia, Transportes e Hidrotecnia. Na construção civil, o aluno poderá projetar, executar, recuperar e periciar os edifícios residenciais, comerciais e industriais, devendo o mesmo conhecer o tipo de material e a sua forma de utilização.

Na área de sistemas estruturais o aluno deverá ter a capacidade de definir o esquema resistente da construção, verificar as dimensões necessárias das peças e o nível de segurança da mesma. Em geotecnia, o aluno deverá ter condições de decidir o tipo de fundação, dimensionar e entender os conceitos fundamentais da mecânica dos solos para obras com grande movimentação de terra, como aterros e barragens, examinando a permeabilidade e resistência do solo e do subsolo, a partir de métodos, técnicas e materiais adequados.

Na parte de hidrotecnia, o engenheiro projeta e constrói barragens, faz ainda instalações hidráulicas para produção de energia elétrica, assim como sistemas de irrigação e drenagem. Além disso, ele planeja e constrói redes de captação e distribuição de água e estações de bombeamento de água e de esgotos. No que se refere a transportes, ele projeta, executa e fiscaliza obras de grande porte, como ferrovias, rodovias, pontes, viadutos, portos e aeroportos.

Clique aqui e confira os cursos da Unipampa no Guia das Profissões