Engenharia Mecânica | Processo Seletivo Unipampa

Engenharia Mecânica

1. Dados do curso no SiSU


▪ Titulação: Bacharel(a) em Engenharia Mecânica

▪ Código do curso: 122050

▪ Turno: Integral (Matutino e Vespertino)

▪ Regime: Semestral

▪ Grau: Bacharelado

▪ Duração regular: 10 semestres

▪ Total de vagas ofertadas pelo Sisu: 50 Vagas

▪ Este curso possui entrada apenas no 1º Semestre

Site do curso: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/engenhariamecanica/

2. Resumo


O Engenheiro Mecânico projeta, instala, mantém, otimiza e opera sistemas mecânicos, termodinâmicos, eletromecânicos, de estruturas e elementos de máquinas, desde sua concepção, análise e seleção de materiais, até sua fabricação, controle e manutenção. De forma generalista, atua no desenvolvimento de projetos de sistemas mecânicos e termodinâmicos.

O Curso oferecido pela Universidade Federal do Pampa forma Engenheiro Mecânico generalista, habilitado a projetar e implementar sistemas mecânicos e equipamentos de forma racional e econômica, bem como apresentar soluções inovadoras para os desafios na área de mecânica com atenção às questões ambientais.

Por estar localizado num campus tecnológico, o Curso possui uma matriz com caráter interdisciplinar, aproveitando as interfaces com os outros cursos de graduação do Campus Alegrete nas seguintes áreas: Automação e Controle e Conversão de Energia com a Engenharia Elétrica; Estruturas e Materiais Avançados com a Engenharia Civil; Robótica com a Ciência da Computação e Engenharia Elétrica.

3. Área de atuação


O campo de atuação profissional do Engenheiro Mecânico é bastante diversificado, compreendendo desde grandes empresas públicas e privadas até empreendimentos próprios ou atuar de forma autônoma. O egresso de Engenharia Mecânica da UNIPAMPA poderá atuar nos setores metalmecânico, petroquímico, naval, aeronáutico, de fontes renováveis e conservação de energia, automobilístico, metalúrgico, siderúrgico, têxtil, eletroeletrônico, eletromecânico, de nanotecnologia, de docência e em instituições científicas e de pesquisa, bem como em escritórios de assessoria e consultoria na sua área de formação acadêmica.

Com a constante preocupação ambiental, a área que atua na concepção de novas formas de conversão de energia, planejamento e gestão de sistemas energéticos que não agridam a natureza, tem se tornado um importante pólo de contratação destes profissionais. Outro setor importante que tem destaque no mercado de trabalho é o das montadorasde automóveis.

Clique aqui e confira os cursos da Unipampa no Guia das Profissões