O que é uma AI LLM?
Vídeo bastante claro explica que um modelo de Inteligência Artificial LLM:
- é artificial, mas não é ‘inteligente’ (é um rótulo consolidado pelo uso, como o ‘pé’ da mesa, que não é um pé humano);
- não é uma base ou banco de dados;
- é um modelo matemático que, probabilisticamente (com base em seu treinamento — a chamada “aprendizagem”), busca a combinação de palavras mais adequada para atender ao que foi solicitado.
Para usar AI é necessário:
Testar: sempre teste as possibilidade e limites do modelo de AI. Solicite tarefas sobre temas que você domina bem e veja como são as respostas. Teste diferentes prompts para a mesma tarefa. Compare com o resultado de outros modelos de AI. Desafie o modelo de AI para identificar quando ele começa a se confundir nas respostas.
Desconfiar: Sempre desconfie se o resultado obtido com o modelo de AI está realmente correto ou se não está enviesado. Modelos de AI não são bases de dados. Os modelos respondem de acordo com a sua lógica interna (algoritmo) treinada em diversos tipos de conteúdo (que não necessariamente são de boa qualidade ou corretos) que estavam disponíveis para esse fim.
Avaliar: Avalie o resultado obtido para definir a sua utilidade. Altere o seu prompt (solicitação) para melhorar a resposta. Verifique se o resultado não tem incorreções, viés, erros ou alucinações da AI.
Detalhar: Seja detalhista ao escrever o seu prompt. Não economize em detalhes ou explicações no seu prompt. O resultado da resposta do modelo é dependente da pergunta (prompt). Não confie que o modelo vai entender o que você quer.
Adicionalmente a essas considerações gerais sobre o uso dos modelos de AI é importante considerar:
Idioma: os modelos de AI disponíveis atualmente normalmente têm como seu idioma de trabalho o inglês. E eles foram treinados com conteúdo majoritariamente na língua inglesa. Os modelos que aceitam prompts e respostas em outros idiomas normalmente trabalham em inglês. Ou seja, o prompt é traduzido para o inglês, é processado e a resposta é traduzida do inglês para o idioma solicitado. Não é inusitado que a resposta seja diferente se o prompt e a resposta são em inglês em relação ao prompt e a resposta em outro idioma. E nesse caso, a resposta em inglês tende a ser muito melhor que a resposta no outro idioma. Ou seja, de preferência para o uso do inglês em modelos de AI mesmo que ele seja multilíngue.
Evolução: o desenvolvimento dos modelos de AI, assim como é a sua adoção, é extraordinário. Isso significa que o que foi aprendido anteriormente sobre os modelos não necessariamente continua válido. Existe uma competição acirrada para desenvolver melhores modelos de AI. Atualizações nos modelos existentes e novos modelos podem modificar completamente a decisão sobre o qual é o modelo mais adequado para ser utilizado.
Disponibilizado em 2025-Feb-18
Dicas de terceiros:
Orientação para o design de prompts do Google
University of Oxford`s guidelines to use of generative AI tools to support learning
Queen Mary University of London`s Staff Guide to Generative AI
Atualizado em 09/09/2025
