1ª Star Party – Noite do Eclipse

No dia 27 de setembro de 2015 (domingo), aconteceram dois fenômenos simultâneos, o Eclipse Lunar e a Super Lua, um evento que só acontecerá novamente no ano de 2033, estando a Lua 14% mais próxima da Terra e 30% mais brilhante. O Eclipse, que pode ser observado do Brasil inteiro, é caracterizado pela mudança de cor da Lua, que passa do branco para um tom avermelhado, conhecida como Lua de Sangue. O evento começou por volta das 22:00 e terminou por volta da 01:30.

O Clube de Astronomia da Unipampa de Alegrete realizou a 1ª STAR PARTY – NOITE DO ECLIPSE, uma atividade que aconteceu em lugar afastado da poluição luminosa da cidade e aberta ao público. Pouco mais de 100 pessoas acompanharam a atividade no município de Alegrete, nas dependências da Fundação agropecuária Maronna. Como equipamentos, foram utilizados quatro telescópios para a observação ao céu, sendo um deles totalmente confeccionado (em 2008) por alunos que participaram do Clube de Astronomia. A ação atingiu seus objetivos, compartilhar conhecimento, divulgar o trabalho e atrair o interesse das pessoas pela ciência e tecnologia.

O clube, também, promoveu um concurso de fotografia, avaliando a criatividade e a beleza das fotos tiradas durante o evento. A escolha da melhor foto está em andamento, onde com a ajuda do público, via FACEBOOK, o responsável pela foto com maior número de curtidas receberá como prêmio uma camiseta do Clube de Astronomia da Unipampa de Alegrete.

Em nome de todos os membros do Clube de Astronomia, agradecemos a presença de todos na 1ª Star Party – Noite do Eclipse. Este evento se concretizou com o apoio dos integrantes do projeto e da administração da Fundação Maronna, além do público que se fez presente. Um encontro que nos deixa entusiasmados no propósito de mais eventos como este acontecerem.

Concurso de fotografia 1ª Star Party | Foto: Alisson Silveira
Djonathan Luis Fassbinder