IV CMAFog 2019 Desafia Estudantes

No dia 24 de junho alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior vão lançar seus protótipos de foguetes de garrafa PET. Os melhores lançamentos serão premiados com troféu e medalhas para primeiro lugar, medalha para segundo lugar e menção honrosa para terceiro lugar.

As equipes de Ensino Médio e Fundamental escolhem se quiserem lançar seus foguetes com ar comprimido e água ou a reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio; ou concorrem nas duas categorias competitivas. Já as equipes de Ensino Superior lançam seus foguetes das duas formas.

Para se inscrever nessa tradicional competição os interessados devem acessar o regulamento e as informações no site da IV CMAFOG 2019. A data final da inscrição é 02/06 e no dia 08 do mesmo mês (sábado) as equipes serão reunidas na Unipampa, campus Alegrete, para tirar todas as dúvidas da Competição e receber informações básicas da dinâmica dos foguetes PET.

Um desafio adicional motiva todos os estudantes: QUEBRA DE RECORDE. Caso alguma equipe ultrapasse os melhores lançamentos já feito na história da CMAFOG, recebe uma premiação adicional, além de gravar o nome da equipe no quadro de recordes.

Seleção de bolsistas para o Clube de Astronomia – 2019

O Clube de Astronomia da UNIPAMPA foi contemplado com uma bolsa de iniciação à extensão do edital PROFEXT 2019.  A seleção do bolsista está a cargo do prof. Alessandro Girardi e as inscrições vão até 07/05/2019.

Requisitos para inscrição: aluno de graduação em qualquer curso da UNIPAMPA campus Alegrete com experiência em divulgação científica através da astronomia.

Procedimentos para inscrição: enviar e-mail para alessandro.girardi@unipampa.edu.br com os seguintes dados: nome completo, curso, semestre, histórico escolar, link para o currículo Lattes e descrição das atividades já realizadas na área de astronomia.

Critérios de seleção: serão avaliados a experiência prévia em atividades de difusão da ciência e tecnologia através da astronomia e o histórico escolar.

A divulgação do resultado será no dia 08/05/2019.

Observações Semanais 2019/01

As atividades de Observação Semanal do céu noturno continuam sendo oferecidas pelo Clube de Astronomia da UNIPAMPA campus Alegrete durante o primeiro semestre de 2019.

O Clube divulgará suas atividades por  meio de sua página no Facebook. Lembrando que as atividades são abertas à toda a comunidade, acadêmica ou não. Na noite de 9 de abril (terça), a lua pode ser apreciada.

Grupo de acadêmicos pode observar a lua.

Participação do Clube na Premiação da Turma 4º Ano Escola Dr Lauro Dornelles

As atividades do Clube de Astronomia em parceria com a EEEB Dr. Lauro Dornelles renderam momentos de celebração para alunos do 4º anos do Ensino Fundamental. Durante o primeiro semestre do ano de 2018, com o objetivo de saber mais sobre o Sistema Solar, o planeta Terra e suas iterações com a Lua, a turma dos Anos Iniciais da Educação Básica desta Escola participou de uma atividade expositiva organizada pelo Clube. Tudo isso com o intuito de se preparar para a prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Como resultado, o Clube esteve presente na entrega dos certificados de participação e de uma medalha de prata à turma que encarou o desafio de participar da Olimpíada. A atividade ocorre no dia 20 de dezembro no Salão de Atos da Escola. Agradecemos pela parceria com os profissionais da educação da Escola Dr. Lauro, e esperamos contribuir mais com a construção do conhecimento sobre a Astronomia.

Parabéns ao aluno medalhista! E que a atividade continue empolgando a garotada pelos desafios das ciências.

Equipe Campeã da III CMAFog 2018/2

O dia de lançamento da III CMAFog (3/12) contou com a participação de duas equipes da Escola Estadual Demétrio Ribeiro. Todos competiram na categoria lançamento de foguete com ar comprimido e água. A experiência valeu todos os esforços das equipes e da Comissão Organizadora. Quem levantou o troféu de campeão nessa edição foi a equipe Demétrio Ribeiro.

Equipes premiadas III CMAFog 2018/2. Imagens: Eduarda Schein.
Comissão Organizadora da III CMAFog 2018/2. Equipes premiadas III CMAFog 2018/2. Imagens: Eduarda Schein.

A novidade que foi montada para esta edição da CMAFog foi a estratégia de medição dos foguetes de garrafa PET lançados. Em uma parceria com o Laboratório de Topografia e Geoprocessamento do campus Alegrete da UNIPAMPA, foram utilizados equipamentos de precisão para averiguar as distâncias oficiais de cada lançamento. A prática conferiu agilidade e maior certeza nas medidas coletadas.

Mirando alvo com Estação Total. Foto: Claudio Ernani Jr.
Medindo um foguete. Foto: Claudio Ernani Jr.
Uso do prisma na base de lançamento. Foto: Eduarda Schein.

Todos os dados da III CMAFog podem ser acessados aqui ou no menu ao lado. As fotos evento podem ser conferidas na página do Clube de Astronomia UNIPAMPA/Alegrete.

Competição Municipal Alegretense de Foguetes chega a sua 3ª Edição

Organização III CMAFog 2018/02

Todos aqueles que já lançaram foguetes de garrafa PET, ou os que nunca ouviram falar no assunto, podem encarar esse desafio na III CMAFog, versão 2018/2. O Clube de Astronomia da UNIPAMPA/Alegrete convida alunos do Ensino Superior, Ensino Médio e 9º Ano do Ensino Fundamental para formarem suas equipes de até 3 integrantes. Alunos da Educação Básica precisam se um professor responsável.

As equipes deverão criar um foguete de garrafa PET que será impulsionado por reação química – bicarbonato de sódio e vinagre – ou ar comprimido, conforme o caso. Todos terão contato com desafios físicos para que construam um modelo ideal que seja lançado a maior distância possível. O dia do lançamento é 03/12 (segunda-feira), a partir das 14h no campus Alegrete da UNIPAMPA. Para sanar dúvidas sobre a III CMAFog e a construção dos foguetes, uma reunião com as equipes está agendada para acontecer dia 17/11 (sábado), 14h no Auditório Profa Márcia Cristina Cera do campus.

Na categoria Ensino Médio, os alunos poderão lançar foguete com os dois tipos de combustível, ou apenas um se desejarem. Já na categoria Ensino Superior, as equipes lançam foguetes com os dois tipos de propulsão. As equipes vencedoras receberão um troféu de campeão em sua modalidade; o primeiro e segundo lugares recebem medalhas pelas suas classificações; e o terceiro lugar ganha mensão honrosa pela participação. Todos os alunos e professores inscritos recebem atestados de participação no evento.

UMA NOVIDADE NESTA EDIÇÃO: a equipe que quebrar qualquer um dos recordes já registrados pela CMAFog em competições anteriores receberá premiação especial pelo feito. Os recordes já registrados podem ser consultados por aqui.

Inscreva a sua equipe, leia o regulamento desta edição da Competição e mãos à obra! Boa sorte à todas as equipes.

II Competição de Foguetes Encerra com Seus Compeões de Ensino Médio e Superior

O dia  26 de junho de 2018 foi agitado na Unipampa/Alegrete. Em conjunto com a 10ª Semana Acadêmica (X SACTA),  o Clube de Astronomia CTA/UNIPAMPA promoveu o lançamento dos foguetes de garrafa PET na II CMAFog.

Foram inscritas 14 equipes ao total: 10 do Ensino Médio e 4 do Ensino Superior. As equipes lançaram seus foguetes PET nas modalidades competitivas reação química e ar comprimido com água. Confira tudo sobre a competição aqui.

Os Principais Lançamentos

O lançamento mais distante do dia, com ar comprimido e água, foi da equipe Órion do Colégio Emílio Zuñeda, com uma distância de 182 metros da base de lançamento. Já para a categoria reação química (entre vinagre e bicarbonato) o lançamento mais distante foi da equipe SNASA, da UNIPAMPA/Eng. Elétrica e Eng. Mecânica, com uma distância de 147 metros da base.

OS VENCEDORES

Categoria Ensino Médio Reação Química:
  1. Equipe Órion (Colégio Estadual Emilio Zuñeda)
  2. EZuñeda (Colégio Estadual Emilio Zuñeda)
  3. IFFarRocket (Instituto Farroupilha)
Categoria Ensino Médio Ar Comprimido:
  1. Equipe Órion (Colégio Estadual Emilio Zuñeda)
  2. Foguete Dourado (Colégio Estadual Emilio Zuñeda)
  3. Grupo OVNI (Colégio Estadual Emilio Zuñeda)
Categoria Ensino Superior Ar Comprimido E Reação Química:
  1. SNASA (UNIPAMPA/Eng. Elétrica e Eng. Mecânica)
  2. Telecom (UNIPAMPA/Eng. Telecomunicações)
  3. Aldebaran (UNIPAMPA/Eng. Elétrica)

Seguem imagens dos competidores da II CMAFog 2018/1.  Mais fotos na página do Facebook do Clube de Astronomia CTA/UNIPAMPA.  Agradecemos a participação de todos nas atividades e esperamos que participem das próximas.

 

Lançada II CMAFog 2018/1

Organização CMAFog 2018/1

A Competição Municipal Alegretense de Foguetes de Garrafa PET é um evento promovido pelo Clube de Astronomia CTA/UNIPAMPA para alunos do Ensino Médio e Superior (de qualquer curso/área).

O objetivo da competição é que as equipes, de até 3 alunos, lancem foguetes feitos – por eles próprios – o mais longe possível da base de lançamento. Para isso as equipes precisam se esforçar e aplicar seus conhecimentos de física para a construção de um bom foguete!

As modalidades competitivas da II CMAFog são duas: lançamento com ar comprimido e água; e lançamento com reação química (entre bicarbonato de sódio e vinagre). As equipes de Ensino Médio podem escolher em qual categoria querem competir, podendo competir nas duas. Já os alunos de Ensino Superior competem em categoria única, devendo lançar foguetes com os dois tipos de combustível.

As premiações são: medalhas para primeiro e segundo lugar, troféu de campeão para primeiro lugar e menção honrosa para terceiro lugar. Todos os inscritos recebem atestados de participação.

As inscrições vão até o dia 11/06/2018 e o lançamento dos foguetes ocorre no dia 26/06/2018. Para que todas as dúvidas das equipes sejam sanadas, no dia 16/06/2018 (sábado) acontecerá uma reunião entre a equipe organizadora da competição e todas as equipes. Todas as informações sobre a II CMAFog 2018/01 podem ser encontradas no site: goo.gl/huKH32