Competição Municipal Alegretense de Foguetes chega a sua 3ª Edição

Organização III CMAFog 2018/02

Todos aqueles que já lançaram foguetes de garrafa PET, ou os que nunca ouviram falar no assunto, podem encarar esse desafio na III CMAFog, versão 2018/2. O Clube de Astronomia da UNIPAMPA/Alegrete convida alunos do Ensino Superior, Ensino Médio e 9º Ano do Ensino Fundamental para formarem suas equipes de até 3 integrantes. Alunos da Educação Básica precisam se um professor responsável.

As equipes deverão criar um foguete de garrafa PET que será impulsionado por reação química – bicarbonato de sódio e vinagre – ou ar comprimido, conforme o caso. Todos terão contato com desafios físicos para que construam um modelo ideal que seja lançado a maior distância possível. O dia do lançamento é 03/12 (segunda-feira), a partir das 14h no campus Alegrete da UNIPAMPA. Para sanar dúvidas sobre a III CMAFog e a construção dos foguetes, uma reunião com as equipes está agendada para acontecer dia 17/11 (sábado), 14h no Auditório Profa Márcia Cristina Cera do campus.

Na categoria Ensino Médio, os alunos poderão lançar foguete com os dois tipos de combustível, ou apenas um se desejarem. Já na categoria Ensino Superior, as equipes lançam foguetes com os dois tipos de propulsão. As equipes vencedoras receberão um troféu de campeão em sua modalidade; o primeiro e segundo lugares recebem medalhas pelas suas classificações; e o terceiro lugar ganha mensão honrosa pela participação. Todos os alunos e professores inscritos recebem atestados de participação no evento.

UMA NOVIDADE NESTA EDIÇÃO: a equipe que quebrar qualquer um dos recordes já registrados pela CMAFog em competições anteriores receberá premiação especial pelo feito. Os recordes já registrados podem ser consultados por aqui.

Inscreva a sua equipe, leia o regulamento desta edição da Competição e mãos à obra! Boa sorte à todas as equipes.