Observação à Lua.

Na noite do dia 15 de agosto deste ano, o Clube de Astronomia do Centro de Tecnologia de Alegrete, recebeu alunos do ensino médio da EEEB Lauro Dornelles para uma palestra e observação da Lua. Aproximadamente 40 alunos compareceram ao evento e puderam ampliar seus conhecimentos astronômicos, com ênfase em assuntos ligados à Lua. Uma breve palestra foi ministrada pelo acadêmico de Engenharia Mecânica Marcelo Snovarski Fonseca, junto do coordenador do projeto, o Prof. Dr. Alessandro Girardi.

A palestra foi dividia em uma sequência de tópicos, abordando dados técnicos, hipóteses da origem da Lua, explicações sobre eclipses solares e lunares, e algumas missões do homem na Lua. Também foi apresentado um experimento explicando como é o comportamento orbital da Lua e sua troca de fases. Foram exibidos vídeos com animações para um melhor compreendimento do assunto. No final da palestra, os alunos puderam realizar perguntas e sanar dúvidas referentes ao assunto.  Após as explicações teóricas da palestra, os alunos foram encaminhados ao pátio da instituição para que pudessem observar com o telescópio a Lua e Saturno. Fica o agradecimento à pedagoga Rogéria Guttier, do Núcleo de Desenvolvimento Educacional, que realizou o convite à escola Lauro Dornelles.