Observação da Lua e do Planeta Saturno

Na noite do dia 23 de outubro de 2015, o Clube de Astronomia recebeu alunos do ensino fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Dr. Lauro Dornelles, na instituição de ensino UNIPAMPA, para uma breve palestra e observação com o telescópio direcionado aos astros mencionados na palestra. A atividade contou com aproximadamente 20 pessoas entre alunos, professores e pais, que puderam ampliar seus conhecimentos e curiosidades sobre os assuntos ligados a astronomia. A palestra, ministrada pelos acadêmicos de Engenharia Mecânica, Michele Menezes Custódio e Matheus de Lima Martinez, teve como abordagem as hipóteses da origem da Lua, suas características, distância desta em relação ao Planeta Terra, explicações dos movimentos que ela realiza e suas diferentes fases. Em relação ao Planeta Saturno, foi abordado suas características, seus movimentos e a sua distância em relação à Terra. Durante a palestra os alunos puderam interagir, realizando suas perguntas e questionamentos referentes aos assuntos abordados. Após as teorias, os alunos foram convidados a realizar a observação da Lua e do Planeta Saturno nas dependências da instituição. Agradecemos o interesse e empenho da professora Mára Soriano Trindade em proporcionar aos seus alunos e a nós do Clube este encontro.

Explicação das Fases da Lua | Foto: Mára Soriano Trindade
Observação com Telescópio direcionado ao Planeta Saturno | Foto: Mára Soriano Trindade
Observação com Telescópio direcionado à Lua | Foto: Mára Soriano Trindade