O relógio solar analemático do campus Alegrete da UNIPAMPA foi projetado e construído entre março e agosto de 2016 pelo Clube de Astronomia da UNIPAMPA. Sua composição utiliza cacos de azulejo, os quais formam um mosaico representando os elementos que compõem o relógio. Ao todo, mais de 15.000 pedaços de azulejo foram utilizados na construção.
Um relógio solar analemático é um tipo particular de relógio solar horizontal, no qual o objeto que gera a sombra é vertical e se move de acordo com a época do ano – ou, para ser mais preciso, de acordo com a declinação do sol em um determinado dia. Ele é composto por uma grande elipse (linha das horas) e uma linha reta no centro (linha das datas). O tempo é lido no ponto em que a sombra do gnômon, posicionado sobre a linha das datas, atravessa a linha das horas. Se o relógio tiver um tamanho suficiente, o gnômon pode ser a própria pessoa que está utilizando o relógio, bastando ela estar posicionada no ponto relativo à data. O encontro da sua sombra com a linha das horas determinará o horário. Isto permite uma interação do usuário com o equipamento, tornando a experiência mais intensa e divertida. Devido ao seu formato elegante, relógios solares analemáticos são também elementos de arte que podem enfeitar jardins ou praças, proporcionando uma mistura rica entre beleza, astronomia e matemática.
Características técnicas do relógio
Eixo maior da elipse: 4m
Eixo menor da elipse: 2m
Tamanho da base: 5m x 3m
Latitude: 29,78º Sul
Longitude: 55,79º Oeste
Os cálculos para a determinação das dimensões do relógio dependem das coordenadas geográficas do ponto onde ele está localizado. A posição das marcações das horas e das datas dependem também do ângulo de declinação do Sol, o qual varia ao longo do ano.
Utilização
Um relógio solar, além de chamar a atenção pela sua beleza e singularidade, permite a realização de diversas atividades educacionais tendo ele como foco central ou como inspiração. Além da visitação ao relógio por curiosos ou por alunos de escolas de ensino básico ou médio, podem ser executadas com ele outras atividades de extensão com o objetivo de despertar o interesse pela ciência em jovens e crianças a partir de experiências práticas.
Equipe executora
O relógio foi completamente construído pelos membros do Clube de Astronomia e por voluntários que destinaram uma parte do seu tempo para auxiliar na colagem dos azulejos:
Marcelo Snovarski Fonseca
Michele Menezes Custódio
Luis Guilherme Pinheiro
Giulliano Lyra Paz
Thiago Paim Escarrone
Alessandro Girardi
Rafael Alves Courtes
Wiliam Pires Pizzuti
Eysler Queiroz de Soza
Matheus de Lima Martinez
Clésio Pereira Custódio
Gian Lyra Paz
Greice Girardi
Agradecimento especial à Cacos de Vida Mosaicos pelas valiosas dicas sobre a construção de mosaicos de azulejo.
Fotos da construção