Apresentação | Laboratório de Genômica Embrionária e Reprodução Molecular

Apresentação

Situado na Universidade Federal do Pampa, na cidade de Uruguaiana – RS, o laboratório de Genômica  Embrionária e Reprodução Molecular, localiza-se no campus, juntamente com o laboratório de Virologia, na casinha de número dois. O laboratório, recentemente construído, foi inaugurado em 2012.

É composto de variados equipamentos que se encontram à disposição da comunidade acadêmica. Em especial, aos alunos de Genética e Embriologia que realizam suas aulas práticas no mesmo. Realizando procedimentos básicos das disciplinas, como a observação de materiais biológicos com lupas e microscópios eletrônicos.

O laboratório de Genômica  Embrionária e Reprodução Molecular, está sob responsabilidade dos professores adjuntos Fernando Mesquita que ministra as aulas de Embriologia e Histologia Animal I e II; e, do professor Mateus Sudano, responsável pelo conteúdo de Embriologia Animal e, pelas disciplinas de Genética e Melhoramento Animal.

Além das atividades de conteúdo fixo da grade curricular do curso de Medicina Veterinária, os professores realizam, juntamente a alunos bolsistas e voluntários, projetos de pesquisa e ensino. Voltados principalmente para as áreas de reprodução animal, ligadas à embriologia e biologia molecular.

Os docentes e os alunos integrantes do laboratório, também realizam semanalmente seminários e discussões sobre reprodução e os aspectos ligados ao tema como: fisiologia, embriologia, patologias e novidades ligadas às pesquisas e estudos da área. Destes encontros surgiu o grupo de estudos denominado GERM (Grupo de Genômica Embrionária e Biologia Molecular) que atraí a atenção e curiosidade de discentes de diferentes semestres do curso.

 

 Localização do Laboratório no campus.Sem título2