Efeitos do Ambiente Endócrino Peri-Ovulatório na Expressão Gênica e Protéica do Endométrio Bovino no Dia 7 Pós-Estro | Laboratório de Genômica Embrionária e Reprodução Molecular

Efeitos do Ambiente Endócrino Peri-Ovulatório na Expressão Gênica e Protéica do Endométrio Bovino no Dia 7 Pós-Estro

Efeitos do Ambiente Endócrino Peri-Ovulatório na Expressão Gênica e Protéica do Endométrio Bovino no Dia 7 Pós-Estro

Descrição: O entendimento dos mecanismos moleculares que controlam os processos da fisiologia reprodutiva é fundamental para a manipulação estratégica desses processos com vistas a sua utilização a campo. Maiores concentrações de progesterona (P4) medidas no dia 7 pós-inseminação artificial (IA) levaram a uma maior probabilidade de concepção medida no dia 28 pós-estro. Sabe-se que uma maior produção de P4 pós-estro está associada a uma maior produção de estradiol (E2) pelo folículo dominante pré-ovulatório no proestro. Assim sugere-se que há influência do ambiente endócrino peri-ovulatório no desenvolvimento embrionário inicial. Ambos E2 e P4 modulam a expressão de genes do endométrio, mas não se sabe quais desses genes estão associados com benefícios à gestação inicial em bovinos. O objetivo é investigar os efeitos do ambiente endócrino durante o período peri-ovulatório do ciclo estral na expressão gênica e protéica do endométrio bovino no dia 7 pós-estro. Espera-se identificar grupos de genes envolvidos em funções embriotróficas. Para tanto, animais serão estimulados a ovularem folículos menores ou maiores, que resultarão em CLs e produção de E2 e P4 menores ou maiores, respectivamente, no período peri-ovulatório. As diferenças na expressão gênica global entre os grupos serão analisadas por microarranjos de DNA bovino, os transcritos expressos diferencialmente serão agrupados de acordo com a relevância à gestação inicial e sua concentração confirmada por PCR quantitativo em tempo real. A quantificação e localização tecidual dos produtos protéicos dos transcritos selecionados será realizada por western blotting e imunohistoquímica. Espera-se encontrar genes cuja expressão seja modulada pela P4 e que possam ajudar a explicar o efeito desse esteroide nos processos iniciais da gestação em bovinos.

Integrantes: Liziane dos Santos Jardim; Guilherme Pfeiffer da Silva; Phellipe Roges. Orientador: Professor Fernando Mesquita. Co- Orientador: Professor Mateus Sudano.