Etapa 1 – Obter aprovação do protocolo na Comissão de Ética de Uso Animal (CEUA) da UNIPAMPA. Para maiores informações da CEUA/UNIPAMPA, procure no site https://sites.unipampa.edu.br/ceua ou entre em contato pelo e-mail ceua@unipampa.edu.br
Etapa 2 – O pesquisador deve apresentar ao Responsável Técnico (RT) do BIOPAMPA: Carta de Aprovação obtida da CEUA, de protocolo vigente; Termo de Responsabilidade e Cronograma de Procedimentos. Veja esses dois últimos documentos na página “documentos” do Site do BIOPAMPA. Enviar documentos para o e-mail bioterio.uruguaiana@unipampa.edu.br com cópia para marcelopozzo@unipampa.edu.br
Etapa 3 – Todos os documentos enviados ao RT do BIOPAMPA serão analisados, em um prazo máximo de 7 dias será respondido o e-mail informando as disponibilidades. Na análise o RT verifica a disponibilidade de animais e os espaços solicitados.
Etapa 4 – Enquanto os animais são produzidos o pesquisador deve providenciar a maravalha e a ração para manter os animais a partir da data de desmame. Os quantitativos podem ser obtidas por meio de orientações do Responsável Técnico do BIOPAMPA.
Etapa 5 – As entregas de ração e maravalha devem iniciar a partir do dia do desmame dos animais, porém um cronograma de entregas com os quantitativos devem ser combinados com o RT.
Etapa 6 – A manutenção das gaiolas a partir do inicio dos procedimentos: O RT decidirá junto ao pesquisador as necessidades especiais para o grupo de animais alojados.