O corpo docente e técnico da Unipampa desenvolve 99 projetos, entre 2022 a 2024, voltados às escolas da região de abrangência.
Dentre estes, 32 são cursos de curta e média duração ofertados a professores da rede de educação básica. Apresentamos abaixo os nomes dos referidos cursos, destacando que dentre estes cursos, muitos foram ofertados mais de uma vez em diferentes anos, entre 2022 a 2024.
Segue a lista de projetos
A fotografia para a Educação Básica I
Abordagem Pedagógica da Educação Física na Educação Infantil: Refletindo sobre uma Proposta de Formação Continuada de Professores na Rede Municipal de Ensino de Arroio Grande – RS
A atuação da supervisão no cotidiano da escola pós-pandemia- desafios das aprendizagens e da avaliação
A Metodologia da Problematização como estratégia pedagógica no Desenvolvimento Profissional Docente em ensino de ciências na pré-escola
A UNIPAMPA como possibilidade de futuro para as juventudes do Ensino Médio Público: Ações Escolas-Universidade em Uruguaiana
Aprendendo na prática: da escola para universidade
Cooperação universidade-escola na construção dos saberes em Ciências da Natureza aos estudantes da Educação Básica.
Conhecimentos e práticas antirracistas nas tecituras entre universidade e educação básica
Curso de Formação Projeto Mulheres nas Engenharias: A Práxis Pedagógica em Energia e Meio Ambiente para Educação Básica – 2a. Edição
Currículo como território: práticas escolares e a BNCC
Diálogos essenciais entre a escola e a universidade: o estágio supervisionado na licenciatura em Ciências da Natureza EAD
Do mapeamento do espanhol à extensão: diálogo desde y con las fronteras voltados à formação de professores
Educação Financeira para professores da rede básica de ensino: um diálogo necessário
Escola da terra: Educação do Campo em Movimento
Escola e Democracia: Formação de Gestores de Escolas Públicas
Estudo do corpo humano empregando recursos anatômicos alternativos: uma proposta para educação básica
Formação continuada de professores no ambiente escolar para o desenvolvimento da Metodologia de Experimentação Investigativa no Ensino de Ciências na Educação Básica
Formação continuada para professores: leitura e escrita na educação básica
Formação de professores inclusiva e anticapacitista
Fortalecimento dos Direitos Humanos na Educação Básica Rural e Urbana: Capacitação de Professores
Formação continuada de professores polivalentes para a promoção da alfabetização científica nos anos iniciais
Formação continuada de professores: os desejos pedagógicos na condução do fluir tecnológico no ensino de ciências
História, Cultura, Memória e Patrimônio na Formação Continuada de Professores da Educação Básica
O uso de materiais didático- pedagógico no ensino de Ciências da Natureza e Matemática para escolas do Ensino Fundamental
Plenárias online: A formação inicial de professores na Unipampa no âmbito do FORLIC 2022 – 2023
Projeto de Educação patrimonial para as comunidades escolares de São Borja-RS
Projeto Educação e Memória digital da Escola
Rede SACCI – Formação de Professores em Ciências e Tecnologias
Universidade vai à Escola: uma experiência de professores universitários em cursos populares
Mineração na escola
Mulheres: a História que temos, a Escola que queremos Curso de formação de Articuladoras de Práticas Pedagógicas que valorizem mulheres e meninas no sentido da implementação da Lei 15.484/2020 de autoria da Deputada Estadual Sofia Cavedon.
Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem no Ensino Superior e na Educação Básica: Ciclo de Oficinas