Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa do Grupo

 

1. Aplicações da Educomunicação:

A linha de pesquisa “Aplicações da Educomunicação” tem como objetivo investigar e promover práticas inovadoras que unem os campos da Educação e da Comunicação, visando potencializar o processo de aprendizado e a disseminação do conhecimento em diversos contextos educacionais e sociais.

Principais Áreas de Foco:

  1. Educação Formal e Não Formal: Esta linha de pesquisa aborda tanto ambientes educacionais formais, como escolas e universidades, quanto contextos não formais, como museus, organizações da sociedade civil e meios de comunicação. Busca-se compreender como a educomunicação pode ser aplicada de maneira eficaz em diferentes cenários para melhorar a qualidade da educação e do engajamento do público.
  2. Tecnologias Educacionais: Explora-se o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) e mídias digitais como ferramentas essenciais para a criação de ambientes educacionais enriquecedores. Isso inclui o desenvolvimento de recursos digitais interativos, ambientes virtuais de aprendizado e estratégias de ensino online que incorporam princípios da educomunicação.
  3. Produção de Conteúdo Educomunicativo: Investiga-se a produção e distribuição de conteúdo educativo inovador, como vídeos educacionais, podcasts, jogos educacionais e mídia social, com o objetivo de tornar a aprendizagem mais acessível, envolvente e significativa para os estudantes de todas as idades.
  4. Engajamento da Comunidade: A pesquisa explora como a educomunicação pode ser usada para envolver ativamente a comunidade em questões educacionais, promovendo a participação cidadã, a conscientização social e o diálogo construtivo entre diferentes grupos.
  5. Avaliação e Impacto: Analisa-se o impacto das práticas de educomunicação na aprendizagem, na comunicação entre os atores educacionais e na sociedade em geral. Isso inclui a avaliação de programas e projetos educomunicativos e a medição de resultados educacionais e sociais.
  6. Formação de Educadores e Profissionais: Investiga-se a capacitação de educadores e profissionais da comunicação para aplicar eficazmente os princípios da educomunicação em suas práticas pedagógicas e de comunicação.

A linha de pesquisa “Aplicações da Educomunicação” busca, assim, fornecer insights valiosos e soluções práticas para melhorar a educação, a comunicação e o envolvimento da comunidade, promovendo uma sociedade mais informada, participativa e conectada. Por meio de estudos interdisciplinares e práticas inovadoras, essa pesquisa contribui para moldar o futuro da educação e da comunicação.

 

2. Metodologias Ativas:

A linha de pesquisa “Metodologias Ativas” concentra-se na investigação, desenvolvimento e aplicação de abordagens pedagógicas inovadoras que incentivam a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizado. Essas metodologias buscam ir além da tradicional transmissão de conhecimento, promovendo a construção ativa do conhecimento, o desenvolvimento de habilidades críticas e a motivação intrínseca dos aprendizes.

Principais Áreas de Foco:

  1. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): Esta linha de pesquisa explora a implementação da ABP, na qual os estudantes são desafiados com problemas complexos e realistas para solucionar, promovendo o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e colaboração.
  2. Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPr): Investigamos como a ABPr pode ser aplicada em diversos contextos educacionais, incentivando os estudantes a trabalhar em projetos que abordem questões do mundo real, estimulando a criatividade, a autonomia e a aplicação prática do conhecimento.
  3. Flipped Classroom (Sala de Aula Invertida): Esta abordagem pesquisa como inverter a tradicional dinâmica de sala de aula, com os estudantes estudando os materiais antes das aulas e usando o tempo de aula para atividades interativas, discussões e resolução de problemas.
  4. Aprendizagem Colaborativa: Investigamos como as metodologias ativas podem promover a colaboração entre os estudantes, estimulando o aprendizado cooperativo, a troca de conhecimento e a construção de habilidades interpessoais.
  5. Gamificação Educacional: Pesquisamos a integração de elementos de jogos (gamificação) no processo de ensino-aprendizagem, com foco na motivação, no engajamento e no desenvolvimento de habilidades através de experiências lúdicas.
  6. Avaliação Formativa: Esta linha de pesquisa explora como as metodologias ativas podem ser usadas para implementar avaliações formativas, permitindo aos estudantes receber feedback contínuo e ajustar seu progresso de aprendizado.
  7. Tecnologia na Educação Ativa: Investigamos o papel das tecnologias educacionais, como plataformas de ensino online, realidade virtual e inteligência artificial, na promoção de metodologias ativas.

A linha de pesquisa “Metodologias Ativas” visa enriquecer a experiência educacional, tornando-a mais dinâmica, significativa e centrada no estudante. Ao investigar essas abordagens pedagógicas inovadoras, buscamos não apenas entender como elas funcionam, mas também como podem ser adaptadas e otimizadas para diversos contextos de ensino, promovendo um aprendizado mais profundo e duradouro.

 

3. Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação:

A linha de pesquisa “Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação” se dedica à investigação e exploração das maneiras pelas quais as tecnologias digitais estão transformando os processos de ensino e aprendizado. Essa linha abrange uma ampla variedade de tecnologias, desde dispositivos móveis e aplicativos até plataformas de ensino online e soluções de realidade virtual. O objetivo central é entender como essas tecnologias podem ser eficazmente integradas na educação para melhorar a qualidade da instrução, promover a inclusão e preparar os estudantes para um mundo cada vez mais digital.

Principais Áreas de Foco:

  1. Tecnologias de Aprendizado Online: Esta área concentra-se na pesquisa de plataformas e ambientes de ensino online, incluindo sistemas de gerenciamento de aprendizado, cursos online massivos (MOOCs), videoaulas e webinars. Explora-se como essas tecnologias podem ser usadas para criar experiências de aprendizado envolventes e acessíveis.
  2. Inclusão Digital e Aprendizado Inclusivo: Investiga-se como as tecnologias digitais podem ser aplicadas de forma a garantir que todos os estudantes, independentemente de suas habilidades, contextos socioeconômicos ou necessidades especiais, tenham acesso igualitário à educação de qualidade.
  3. Realidade Virtual e Aumentada na Educação: Esta área explora o uso de tecnologias de realidade virtual (VR) e aumentada (AR) para criar ambientes de aprendizado imersivos, simulando experiências do mundo real e tornando o aprendizado mais interativo e dinâmico.
  4. Personalização do Aprendizado: Investiga-se como as tecnologias digitais podem ser utilizadas para adaptar o conteúdo e o ritmo de aprendizado às necessidades individuais de cada estudante, proporcionando um ensino mais personalizado.
  5. Avaliação e Analytics Educacionais: Explora-se o uso de tecnologias para coletar dados e avaliar o progresso dos estudantes, com o objetivo de melhorar a tomada de decisões educacionais e o desenvolvimento de estratégias de ensino mais eficazes.
  6. Desenvolvimento de Recursos Digitais Educativos: Pesquisa-se a criação e a avaliação de aplicativos, jogos educacionais, simuladores e outros recursos digitais que complementam o ensino tradicional e estimulam o engajamento dos estudantes.
  7. Formação de Educadores em Tecnologia: Esta área investiga como preparar professores e educadores para a integração eficaz das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas, visando a capacitação dos docentes na era digital.

A linha de pesquisa “Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação” busca não apenas entender o impacto dessas tecnologias na educação, mas também orientar práticas eficazes e promover a inovação educacional. Ao abraçar o potencial das tecnologias digitais, essa linha tem como objetivo enriquecer a experiência de aprendizado, preparar os estudantes para os desafios do século XXI e promover a pesquisa contínua na interseção entre a tecnologia e a educação.