Depoimentos

“Foi um ano de muita aprendizagem e muito trabalho. As aulas eram bem extensas, mas muito divertidas e produtivas.”

Vanessa Neumann Alaniz
Licenciatura em Pedagogia e Especialização em Gestão da Educação Básica (2015)

Campus Jaguarão


“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” Paulo Freire


Aline Moura Domingues Marsico
Licenciatura em Letras – Português/Espanhol e suas Respectivas Literaturas (2015) e Especialização Tecnologias Digitais e Educação (2016)

Campus Jaguarão


“Eu estou extremamente satisfeita com a minha formação. Essa Universidade está entre as melhores do Brasil. Recomendo que quem ainda não se decidiu com o que fazer, sugiro um curso de licenciatura! A Universidade te prepara e capacita para o mercado de trabalho. Super recomendo a Unipampa!!”


Luciane Cezar Lopes
Licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa (2021)

Campus Bagé

 


“Bons tempos da graduação. Sinto muita falta das atividades extracurriculares e cursos de extensão, davam uma arejada legal na cabeça.”

Felipe Ramos Lima
Licenciatura em Física (2017)

Campus Bagé


“O curso de Serviço Social, foi tornar um sonho em realidade. pois para uma mulher de 44 anos, mãe de três filhos voltar a estudar e ter o apoio da família é uma grande realização pessoal, e, à Unipampa gratidão e respeito  por todos os profissionais que fazem parte desta instituição.”

Carmem Lazarete Lencini Javares
Serviço Social (2016)

Campus São Borja


“Eu só tenho a agradecer a Unipampa! O Mestrado Profissional em Educação foi extremamente importante para minha formação pessoal, profissional e acadêmica. Eu sou Unipampa Campus Jaguarão!”


Silvia Rozane de Souza Avila de Souza
Mestrado Profissional em Educação (2016)

Campus Jaguarão


“Minha eterna gratidão a Unipampa pela oportunidade de me tornar uma educadora com uma formação completa e contextualizada.”


Pâmela Oliveira de Castro
Especialização em Educação e Diversidade Cultural (2019) e Mestrado Profissional em Ensino de Línguas (2022)

Campus Bagé

 


“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”
Paulo Freire


Taiana F. Martins Severo
Especialização em Neurociência Aplicada à Educação (2017)

Campus Uruguaiana


“Sou muito grata por ter tido a oportunidade de me inserir na Unipampa. Lá além de todo aprendizado científico que tive, conheci pessoas maravilhosas e generosas. Fiz amigos, pude conhecer professores de excelência e concluir o curso sentindo aquele sentimento de dever cumprido. Obrigada a todos que fazem essa instituição ser o que é! Ensino gratuito e de qualidade imensa!!”

Stella Bonorino Pazetto
Agronomia (2020)

Campus Itaqui

 


“Gratidão à Unipampa por todos os conhecimentos e experiências recebidas durante os 4 anos de muitos aprendizados.”


Guilherme Moreira de Melo
Licenciatura em Música (2018)

Campus Bagé

 


“A Unipampa faz parte de um capítulo da minha vida que foi decisivo para onde estou agora. Nessa instituição tive aprendizados e experiências que refletem a importância da educação pública de qualidade para a formação de uma sociedade mais justa. O envolvimento com o ensino, a pesquisa, a extensão e o movimento estudantil foram essenciais  para meu crescimento pessoal e intelectual. Muito agradecida e orgulhosa em ser uma egressa da Unipampa.”

Fernanda dos Santos Trindade
Administração (2016)

Campus Santana do Livramento


“A Unipampa me trouxe muito mais que uma boa formação acadêmica, mas amigos que levarei para o resto da vida.
A educação abre portas que jamais ninguém poderá fechá-las.”


Lorena Garces Silva
Licenciatura em Ciências da Natureza (2018)

Campus Dom Pedrito

 


“Foi muito importante para mim ter estudado na Unipampa, aprendi muito com os colegas e professores, obtive muito conhecimento tenho certeza que será de grande importância na minha profissão. Muito boa universidade com professores excelentes.”


Eliane Ferreira Jacobsen
Especialização em Gestão e Educação Ambiental (2021)

Campus Caçapava do Sul

 


“A Unipampa me abriu portas e colaborou muito para meu crescimento educacional, profissional e humana. Sou muito grata e honrada por ter tido a oportunidade de fazer parte instituição. Terei um eterno carinho por todos que fazem parte da minha trajetória dentro dela.”


Andressa Silva Rodrigues
Relações Públicas (2021)

Campus São Borja

 


“Gratidão por tudo que a Unipampa me proporcionou.”


Onorio Isaias de Moura
Relações Públicas (2017)

Campus São Borja

 


“A graduação foi um momento que com certeza vai ficar marcado na minha trajetória. Lembrarei com muito carinho de meus/minhas colegas e professores/as! Também fica um carinho imenso pela Unipampa, uma instituição que, além de formar profissionais incríveis, resgata sonhos para nossa região e isso é inestimável!!!”

Emilson Braga Santana
Licenciatura em Ciências da Natureza (2021)

Campus Uruguaiana


“Instituição que oferece ensino de qualidade, com excelentes profissionais, colaborando para o desenvolvimento e o progresso das comunidades em todos os campi.”

Ida Ourica dos Santos Larruscain
Mestrado em Educação (2015)

Campus Jaguarão


“Uma das melhores épocas da minha vida!! Conheci colegas e docentes que levarei para o resto da vida! Espero um dia retornar para me especializar na área de humanas e seguir escrevendo outro capítulo das experiências maravilhosas que vivi.
Saudade e gratidão são os sentimentos que me definem em relação à Universidade Federal do Pampa!!”


Janine dos Santos Pinto
Tecnologia em Gestão Pública (2021)

Campus Santana do Livramento

 


“O curso de Mineração abriu varias portas de conhecimento e de oportunidades na minha vida. Mas o grande desafio é a sociedade que não vê a universidade federal com bons olhos, as universidades federais funcionam como trampolim para as pessoas de baixa renda que não tem condições de pagar uma universidade particular.”


João Propício Dutra Rodrigues
Tecnologia em Mineração (2019)

Campus Caçapava do Sul

 


“Muito feliz e realizada por ter feito parte do curso de Letras – Português EaD!”


Silvia Silva da Silva
Licenciatura em Letras – Português EaD (2021)

Campus Jaguarão

 


“Agradeço imensamente a formação obtida nesta IES e pretendo retornar para continuar na minha área de atuação.”

Rachel Gonçalves Rocha
Mestrado em Educação (2020)

Campus Jaguarão


“Diferente do que muitos dizem, a Unipampa forma excelentes profissionais e graças a ela hoje eu tenho a minha formação, e um ótimo emprego. Torço que a Unipampa cresça mais, coloque excelentes profissionais no mercado e seja uma das melhores do estado. Fica aqui o meu agradecimento por tudo que me proporcionou, pelas pessoas que conheci, pelos ótimos professores que fui aluno e pelo tempo dedicado ao curso. Abraços”


Alisson Brito Nascimento
Agronomia (2019)

Campus Itaqui

 


“A Unipampa dispõe de um excelente corpo docente, profissionais bem preparados e comprometidos com a Instituição e os alunos. Também, conta com um programa curricular e uma formação completa, atualizada, de acordo com os avanços da ciência moderna, cidadã e humana. Dispõe de bibliotecas com acervos ótimos,  novos, e espaços para estudos e trocas de saberes. A universidade me mostrou que é possível transpor os muros da minha realidade, assim como impactar na realidade de quem está a nossa volta, traçando caminhos novos possíveis.”


Jéssica Biltches Costa
Licenciatura em Letras – Português e Espanhol (2018)

Campus Jaguarão

 


“Muita gratidão e respeito a esta instituição que veio alavancar o progresso em uma região que estava carente de um ensino público gratuito e qualificado.”


Edgar Germano Cesar Gundlach
Administração (2018)

Campus Santana do Livramento

 


“Foi muito bom ter concluído o Curso de Educação do Campo , nesta instituição pois me oportunizou muitos aprendizados com relação a educação que trouxe comigo para a vida. Realmente é uma Universidade para todos. Uma excelente Universidade.”

Maria Loiraci Antunes Paz
Licenciatura em Educação do Campo (2018)

Campus Dom Pedrito


“Sinto muito gratidão quando falo da UNIPAMPA, pois além de realizar meu sonho de me tornar Médica Veterinária também fiz muito amigos e lembranças incríveis que vou levar por toda minha vida. Ademais, a UNIPAMPA é uma instituição pública e de qualidade que exerce um papel fundamental na melhoria de vida da sociedade da região Oeste do Rio Grande do Sul por meio do ensino, pesquisa e extensão.”


Jade Pellenz
Medicina Veterinário (2020)

Campus Uruguaiana

 


“Ter realizado o Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa contribuiu decisivamente na minha formação e carreira profissional, uma vez que além dos novos conhecimentos práticos e teóricos adquiridos no curso, tive um ganho salarial significativo com esta qualificação. Além disso o Curso abriu as portas para pensar outras possibilidades de trabalho levando em consideração o ambiente da Indústria Criativa. Sigo trabalhando na minha formação profissional realizando um MBA e pretendo no futuro, além do meu trabalho regular, adentrar na área de consultoria especializada, uma ideia que não tinha antes do Mestrado.”


Elisandro Abreu Coelho
 Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa (2019)

Campus São Borja

 


“O ingresso na graduação em Gestão Publica foi a materialização de um sonho, atingir o conhecimento de como os processos “devem” ser executados e o contraste com a realidade foi um amadurecimento representativo. Tanto que não parei mais, dando sequência a Especialização e no Mestrado em Administração. Devo muito à UNIPAMPA, como profissional, cidadã e como discente, uma vez que ainda estou na caminhada do aprendizado em outro PPG.”


Rosemeri da Silva Madrid
Gestão Pública; Especialização em Desenvolvimento em Regiões de Fronteira e Mestrado em Administração (2019)

Campus Santana do Livramento

 


“Sou grata por ter estudado em uma Universidade Pública de extrema qualidade e, apesar da Unipampa ser relativamente nova, sempre foi composta por ótimos laboratórios e um corpo docente de altíssimo nível ! Uma experiência que levarei para o resto da vida, professores que se tornaram grandes amigos e exemplos para se inspirar.”


Michele Goulart dos Santos

Ciências Biológicas (2019)
Campus São Gabriel

 


“Somente tenho a agradecer ao nosso Campus Uruguaiana, por todos esses anos de caminhada por ter feito parte da minha história, por ter feito muitos amigos aos professores maravilhosos, técnico, terceirizados e em especial ao professor Luís Flávio Souza de Oliveira por ter feito parte da minha vida e sempre me incentivou a nunca desistir dos meus sonhos sempre estará em meu coração e a todos que fazem parte dessa instituição parabéns pelo carinho atenção que tem com os alunos.”


Elizandra Gomes Schmitt

Farmácia (2021)
Campus Uruguaiana

 


“O período em que estudei na Unipampa, foi de muito aprendizado e enriquecimento intelectual e pessoal. Sou grata aos admiráveis professores com os quais convivi.”


Ana Lúcia Domingues dos Santos

Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa (2018) e Especialização em Educação e Diversidade Cultural (2019)
Campus Bagé

 


“O diferencial que o curso de pós graduação fez para meu currículo, foi imprescindível para minha qualificação profissional e concorrer as vagas. A Unipampa proporcionou essa amplitude devido ao incorporar a missão de ser uma universidade pública, plural que atende as especificidades sociais.”


Marizeth Pinto Copceski

Especialização em Gestão Pública Municipal – UAB (2018)
Campus Itaqui 

 


“Concluir o curso de graduação em Agronomia na UNIPAMPA, campus Itaqui foi um desafio muito grande para mim. Ultrapassei muitas barreiras e tabus. Adquiri muito conhecimento e vivi experiências importantes para meu crescimento, conhecimento e que estão me ajudando a contribuir para a melhoria de atividades agrícolas que impactam na produção de alimentos para as pessoas e para os animais. Recomendo demais o curso de Agronomia.”

Cassiana Silva Ferraz da Cruz
Agronomia (2021)
Campus Itaqui 


“A Universidade pra mim foi um marco na minha vida, me fez crescer como pessoa e me permitiu uma formação a nível superior que eu já não imaginava possível.”

Claudia Vanuza Etchegaray Gonçalves
Licenciatura em Matemática (2020)
Campus Bagé


“Ótimo curso, maravilhosa pós-graduação, ótimos professores. Hoje estou trabalhando na minha faculdade, fazendo o que gosto nunca trabalho, só pelo mestrado em Ciências Humanas. Abraço.”

Joana Cibele Dornelles Mendes
Licenciatura em Ciências Humanas (2018) e Pós-Graduação em Políticas de Atenção a Crianças e Adolescentes em Situação de Violência (2020)

Campus São Borja

 


“A Unipampa oportuniza uma nova visão de mundo e de realidades. Acima do crescimento profissional, vem o crescimento pessoal através do contato com muitas culturas diferentes, de outras cidades, estados e até países.
Além disso, o curso de Publicidade da Unipampa é reconhecido no Rio Grande do Sul, como sendo de excelência. Os professores são extremamente qualificados e comprometidos com a aprendizagem dos estudantes. Saudades João Antonio, Camila, Marcelo, Juliana, Sávio, Maurício, Denise, Denise Terezinha, Renata, Merli, Lívia, Fernanda, Gabriel, Fernando, Walter, Sara. <3″


Tanara Gauna Cargnelutti

Publicidade e Propaganda (2018)
Campus São Borja

 


“Em seu Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023, a UNIPAMPA afirma que o seu compromisso maior é o de “formar sujeitos construtores de sua própria história.” Essa frase nunca saiu da minha cabeça e representa toda a vivência que tive na Universidade.
Afinal, foi no campus Sant’Ana do Livramento que fui apresentada a um universo plural, diverso e enriquecedor.
Obrigada, Universidade Federal do Pampa, por ter transformado a vida de tantas pessoas!”


Thaísa Bravo-valenzuela e Silva

Relações Internacionais (2015)
Campus Santana do Livramento

 


“Sou extremamente grata à UNIPAMPA, Campus Dom Pedrito – RS por todos os ensinamentos a mim passados durante esses cinco anos de graduação em Zootecnia. Me formei em julho de 2021, e graças ao apoio e incentivo dos meus mestres, professores, tecnicos e funcionários, prestei seleção para a Pós Graduação em Zootecnia (PPGZ) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para Produção Animal / Ovinocultura e fui aprovada em primeiro lugar em setembro do mesmo ano. Obrigada UNIPAMPA, orgulho em ter feito parte da tua história!”


Diúlia Zolin Galvani
Zootecnia (2021)
Campus Dom Pedrito

 


“Foi um momento incrível .
Toda minha trajetória acadêmica desde o primeiro dia de aula foi tentando articular os vários saberes .
Participei durante toda minha formação com o projetos que trabalhava a valorização do estudante (do acesso a permanência).
Acredito que a Unipampa mudou minha vida pelo o fato de ser o terceiro indivíduo da minha família que tem a possibilidade de ter concluído um curso superior …
Fica aqui minha gratidão pelos os momentos que passei e que ainda pretendo passar na Universidade Federal do Pampa”

Alison Fernando Jeronymo Eduardo
Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (2021)

Campus Itaqui


“A Unipampa me forneceu uma grande experiência educacional e de vida, garantindo sua função com a comunidade de ofertar ensino gratuito e de qualidade. Neste sentido, é notável a sua importância no contexto social pois a mesma proporciona o acesso a universidade para jovens que buscam uma oportunidade de mudar de vida.”

Lucas Mateus Beling
Geologia (2021)

Campus Caçapava do Sul


“Tenho verdadeira gratidão pela UNIPAMPA. Vivi e amadureci muito durante a graduação. Agradeço aos professores e colaboradores que participaram da minha formação de forma a agregar para a minha vida pessoal e profissional.”


Tais Flores de Oliveira
Fisioterapia (2019)
Campus Uruguaiana

 


“Tenho muito amor pela Unipampa, pois aqui realizei meu sonho da graduação. Espero voltar em breve para continuar minha formação!”


Lisiane Nazario Teixeira

Licenciatura em Educação do Campo (2021)
Campus Dom Pedrito

 


“A UNIPAMPA foi um marco para meu crescimento pessoal e profissional. Gostaria de agradecer imensamente aos professores do curso por todo aprendizado e lições, em especial, à Ana Luísa que se tornou uma referência de pessoa para mim.
Se alguém for ler isso, deixo minha dica para vida: não leve a vida tão a sério. Seja comprometido e responsável com o que almeja, mas nunca deixe de aproveitar os momentos.
Aos alunos: adquirir conhecimento específico é importante; caráter, ética e empatia são fundamentais.”


Ibrahim Amir Dib

Ciências Econômicas (2017)
Campus Santana do Livramento

 


“Viva ao ensino público, de qualidade, gratuito e de acesso a todos, que  a democracia sempre tenha lugar nesse país. Que as minorias tenham voz e vez. Que a justiça seja sempre alcançada por todos que a buscam e que o Direito seja cada vez mais uma ferramenta para o justo social !!!”

Fabiana Martins de Castro
Direito (2021)
Campus Santana do Livramento


“Esta Instituição fez e fará sempre toda a diferença na minha vida. Através dela aprendi a olhar o dia adia, a cidade, o mundo de outra fora. A ampliação do conhecimento e o despertar para uma realidade que nos é distorcida quando não temos, ou não sabemos o significado fundamentado das coisas.”

Deisi Cristina Gomes da Rosa
Ciências Econômicas (2019)
Campus Santana do Livramento


“Sou grata a Universidade Federal do Pampa pela oportunidade de cursar uma graduação e de ter conquistado não só um certificado, mas também uma experiência de vida! Além de acrescentar em meu currículo a somatória de conhecimentos que utilizo no âmbito profissional, ainda que eu não esteja atuando diretamente na área de formação.”

Denise dos Santos Ferreira da Silva
Licenciatura em Letras (2018)
Campus Bagé


“Cursar zootecnia na UNIPAMPA foi algo maravilhoso que me aconteceu na vida. Além da formação técnica eu me desenvolvi como pessoa. Tive excelentes professores, que além de doutores são humanos e criam um ambiente agradável e sadio para o nosso desenvolvimento. Participei de grupo de iniciação cientifica, Empresa Junior, PET e Diretório Acadêmico. Fiz o meu estagio obrigatório na Embrapa e atualmente faço mestrado no PPGZO da UTFPR. Enfim, Vivi a universidade e hoje guardo ela num cantinho especial das minhas boas lembranças. Obrigado Unipampa.”


Leandro Carvalho Braga

Zootecnia (2021)
Campus Dom Pedrito

 


“A Universidade Federal do Pampa mudou a minha vida. Talvez essa fala seja comum entre muitos universitários, mas eu digo com muito orgulho. Sou natural da periferia do litoral de São Paulo e conclui minha graduação e mestrado na Unipampa, sendo que em ambas modalidade fui o primeiro da família a formar.
A Unipampa é uma oportunidade única para quem quer vivenciar ensino, pesquisa e extensão de qualidade e crescer enquanto ser humano e profissional.”


Ewerton da Silva Ferreira

Licenciatura em Ciências Humanas (2018) e Mestrado Profissional em Políticas Públicas (2021)
Campus São Borja

 


“Na Unipampa, foi o lugar onde realizei o meu sonho de cursar uma faculdade.
Diante disso, foi essencial para o meu crescimento pessoal e profissional. Independente dos obstáculos encontrados no caminho. “Jamais devemos desistir dos nossos sonhos”. Obrigada por tudo, Universidade Federal do Pampa – Campus Itaqui.”


Jordana Trindade Paz

Ciência e Tecnologia de Alimentos (2021)
Campus Itaqui

 


Quer ver o seu depoimento aqui? Clique aqui e envie agora o seu!