O Grupo | Grupo de Estudos em Informática na Educação

O Grupo

Histórico

O programa de extensão GEInfoEdu – Grupo de Estudos em Informática na Educação, registrado inicialmente como projeto de ensino no Campus Alegrete da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, teve início efetivo em janeiro de 2010, a partir da realização do projeto de extensão Gurizada.net. Voltado à inclusão digital de adolescentes, esse projeto aproximou a Universidade ao Centro de Referência em Inclusão Digital – CRID, parceiro do grupo desde então.

Uma série de desafios motivou a constituição do grupo, entre eles:

a necessidade de apropriação de recursos da informática por comunidades escolares, a promoção da educação inclusiva, a educação a distância como mais uma modalidade de apoio ao ensino e à aprendizagem, entre outros. (MONTENEGRO et al, 2010)

O caráter extensionista de suas atividades, evidenciado pela elaboração e execução de projetos de extensão – inclusive com fomento externo (ex.: PROEXT 2010 – MEC/SESu, PROEXT 2011 – MEC/SESu, Programa Novos Talentos – DEB/CAPES), levou a seu registro como Programa de Extensão em 2015.

Objetivos

Contribuir ao uso significativo da informática em contextos educacionais, pelo desenvolvimento de ações e projetos de ensino, pesquisa e extensão. São objetivos específicos:

• Promover a interação dialógica Universidade-Escola;
  • Contribuir à qualificação da Educação Básica;
  • Compreender o contexto de uso de recursos da informática na educação em seus diferentes níveis, etapas e modalidades
  • Contribuir à formação humanista, generalista, interdisciplinar e interprofissional de estudantes universitários;
  • Incentivar o desenvolvimento de pesquisa acadêmica em Computação voltada ao cenário educacional.