Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa do Grupo

1. Farmacoinformática:

A Farmacoinformática é uma linha de pesquisa interdisciplinar que combina princípios da farmacologia e da informática para melhorar a descoberta, desenvolvimento e uso de medicamentos. Ela se concentra na aplicação de métodos computacionais e análises de dados para acelerar o processo de pesquisa farmacêutica, otimizar o design de fármacos e entender melhor os mecanismos de ação dos medicamentos. Essa linha de pesquisa envolve a modelagem de interações entre moléculas, simulação de processos biológicos, análise de grandes conjuntos de dados genômicos e proteômicos, além de contribuir para a identificação de novos alvos terapêuticos e a personalização da medicina com base nas características genéticas dos pacientes. Em última análise, a Farmacoinformática busca melhorar a eficácia, segurança e eficiência dos tratamentos farmacêuticos, promovendo avanços significativos na área da saúde.

2. Imunotoxicologia/Imunofarmacologia:

A Imunotoxicologia/Imunofarmacologia é uma linha de pesquisa que se concentra na investigação dos efeitos dos agentes químicos, incluindo medicamentos e substâncias químicas ambientais, sobre o sistema imunológico do organismo. Ela explora como esses agentes interagem com as células e moléculas do sistema imunológico, bem como como essas interações podem afetar a saúde e a resposta imunológica do indivíduo. Essa linha de pesquisa desempenha um papel crucial na avaliação da segurança de medicamentos, produtos químicos industriais e poluentes ambientais, ajudando a identificar potenciais riscos para a saúde relacionados a essas substâncias. Além disso, a Imunotoxicologia/Imunofarmacologia também contribui para o desenvolvimento de novas terapias imunomoduladoras e medicamentos que visam modular o sistema imunológico para tratar doenças autoimunes, alergias, câncer e outras condições relacionadas à resposta imunológica. Os pesquisadores nessa área utilizam uma variedade de métodos e abordagens para entender as complexas interações entre substâncias químicas e o sistema imunológico. Em última análise, a Imunotoxicologia/Imunofarmacologia desempenha um papel fundamental na proteção da saúde pública, garantindo que os produtos químicos e medicamentos sejam seguros e eficazes para uso humano.

3. Network Pharmacology & Interatômica:

A Network Pharmacology & Interactomics é uma linha de pesquisa interdisciplinar que se concentra na análise e compreensão das complexas redes de interações entre moléculas biológicas, como proteínas, genes, metabólitos e outras moléculas relevantes para processos biológicos e patológicos. Essa área de estudo é altamente integrativa e utiliza uma combinação de técnicas de bioinformática, biologia de sistemas, química computacional e modelagem molecular para mapear e analisar as interações moleculares em sistemas biológicos. Essa linha de pesquisa é altamente relevante para a descoberta de medicamentos, a medicina de precisão e a compreensão mais profunda de doenças complexas. Ela envolve a análise de grandes conjuntos de dados biológicos, a construção de modelos computacionais de redes moleculares e a aplicação de técnicas avançadas de análise de dados para extrair informações valiosas sobre a biologia e a saúde humanas. A Network Pharmacology & Interactomics desempenha um papel fundamental na aceleração da pesquisa biomédica e no desenvolvimento de terapias mais eficazes e direcionadas.