Título da linha: Concretos e Argamassas especiais
Objetivos: Estudar concretos/compósitos (com fibras, adições minerais, aditivos químicos, concretos permeáveis, concretos com resíduos) em relação ao desempenho mecânico e de durabilidade. Estudar o desempenho (fresco e endurecido) de argamassas (aditivadas, estabilizadas, com adições e materiais alternativos) de assentamento e revestimento de paredes de vedação e estrutural.
Palavras-chave: concreto, argamassa, construção civil.
Título da linha: Self-healing de concretos e argamassas
Objetivos: Estudar o fenômeno de autocicatrização dos materiais através de aditivos estabilizantes, bactérias e adições. Avaliar como cada material atua na durabilidade e no fechamento de fissuras em materiais cimentícios.
Palavras-chave: autocicatrização, self-healing, fissuração, materiais cimentícios.
Título da linha: Cimentos alternativos e geopolímeros
Objetivos: Estudar e desenvolver cimentos alternativos eco-eficientes, com a utilização de pozolanas e adições minerais a base de sílica, juntamente com agentes alcalinos.
Palavras-chave: materiais cimentícios, cimentos alternativos, geopolímeros, cimentos álcali-ativados.
Título da linha: Alvenaria estrutural
Objetivos: Avaliar o comportamento de elementos de alvenaria estrutural e estudar o conjunto através da aplicação de materiais alternativos que contribuam no aumento do desempenho, bem como técnicas de reforço e monitoramento.
Palavras-chave: alvenaria estrutural, construção civil, blocos cerâmicos, blocos de concreto.
Título da linha: Patologia das construções
Objetivos: Avaliar o estado de degradação de obras de arte, estruturas e elementos de construção através do uso de técnicas de inspeção, termografia e drones. Diagnosticar e propor soluções para manifestações patológicas diversas que acometem as construções.
Palavras-chave: manifestações patológicas, engenharia diagnóstica, inspeção predial, degradação de estruturas.
Título da linha: Reaproveitamento de resíduos
Objetivos: Estudar a utilização de resíduos (construção e demolição, rejeitos minerais e industriais, etc.) na fabricação de elementos de construção, visando contribuir com a diminuição da poluição ambiental.
Palavras-chave: resíduos, construção, reciclagem, reutilização, poluição.
Título da linha: Sustentabilidade e análise de ciclo de vida
Objetivos: Estudar a análise de ciclo de vida (ACV) de materiais de construção, visando verificar os impactos ambientais gerados nas diferentes etapas, a fim de propor alternativas que auxiliem na mitigação dos problemas negativos que impactam sua cadeia de concepção/produção, uso, fim de vida e eventual reaproveitamento.
Palavras-chave: impacto ambiental, construção, ciclo de vida.
Título da linha: Ensaios não destrutivos
Objetivos: Estudar diferentes técnicas não destrutivas e como as mesmas impactam na avaliação dos materiais em comparação às técnicas destrutivas, a fim de contribuir na inspeção de estruturas e elementos de construção.
Palavras-chave: monitoramento de estruturas, técnicas de inspeção, resistência mecânica, desempenho, durabilidade.
Título da linha: Sensores IoT para concretos
Objetivos: Estudar o comportamento de concretos (convencionais, permeáveis, com resíduos, fibras, etc.) através de sensores, no intuito de desenvolver/estudar técnicas que prevejam o comportamento/desempenho dos materiais e, através da Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), possibilitar o monitoramento contínuo de estruturas e elementos de construção a baixo custo.
Palavras-chave: concretos inteligentes, sensores, temperatura, umidade, monitoramento.