Projetos de Pesquisa

Internos:


Título: Avaliação da autocicatrização de misturas cimentícias com e sem a incorporação de aditivos cristalizantes
Coordenador: Simone D. Venquiaruto
Vigência: De 15/10/2022 a 15/10/2024

Resumo:
A pesquisa busca avaliar as propriedades mecânicas e de durabilidade de misturas cimentícias (concretos e argamassas) produzidas com distintos cimentos Portland frente ao fenômeno da autocicatrização. Em alguns traços serão incorporados aditivos cristalizantes, e outros permanecerão sem aditivos cristalizantes, para servirem como referência. Após a produção dos concretos, em diferentes idades serão induzidas microfissuras nos corpos de prova. As microfissuras poderão ser geradas por carregamento mecânico ou por reação química (reação álcali-agregado). Parte das amostras permanecerão intactas (sem microfissuras), para servirem como referência. Após a indução do dano (microfissuras), as amostras serão submetidas a diferentes tipos de cura, visando promover diferentes condições para a ocorrência da autocicatrização. Após o período de cura dos concretos, propriedades mecânicas e de durabilidade serão avaliadas em diferentes idades. Como resultados esperados, busca- se uma recuperação parcial das microfissuras pela ação dos aditivos cristalizantes, o que refletirá na manutenção ou na melhoria das propriedades avaliadas.

Situação: Em andamento


Título: Avaliação do estado de conservação de edificações por meio de inspeções visuais e mapas de danos
Coordenador: Simone D. Venquiaruto
Vigência: De 15/10/2022 a 15/10/2024

Resumo:
O objetivo deste trabalho consiste em quantificar, através das fichas de controle e inspeções visuais as manifestações patológicas de edificações brasileiras relevantes para uma determinada cidade e/ou região. A metodologia está dividida em quatro etapas: seleção das edificações, levantamento de informações técnicas (projetos, desenhos, orientação de fachadas, etc.), vistoria e mapeamento de danos. Complementarmente, para algumas edificações poderá ser realizada a coleta de parte do revestimento argamassado ou de assentamento para a reconstituição dos traços em laboratório. O levantamento dos danos apontará as reais condições físicas das fachadas e do interior das edificações e poderá servir como material de consulta para os órgãos governamentais e/ou iniciativa privada, no caso da necessidade de uma futura intervenção visando a sua restauração.

Situação: Em andamento


Título: Tecnologia de Concretos e Compósitos Especiais: Desenvolvimento e Monitoramento
Vigência: De 01/04/2022 a 31/03/2025

Resumo:
O avanço considerável no segmento da construção civil, compreendido entre o final do século XIX e os dias atuais, foi distinto, principalmente, pela introdução e consolidação do cimento Portland como aglomerante básico na fabricação de concretos e argamassas, permitindo a moldagem de estruturas diversas. A indústria, concomitantemente, ampliou e aprimorou, ao longo dos anos, a diversidade de produtos relacionados ao cimento, aço e o desenvolvimento de aditivos para concreto e argamassas. Apesar do avanço tecnológico crescente na construção civil, a falta de durabilidade das estruturas de concreto, tanto em edificações como pavimentação, tem sido constatada com acentuada assiduidade e proporção. Em geral, os danos manifestantes em estruturas de concreto são oriundos do comportamento estrutural (interação entre elementos), da reatividade entre componentes do concreto e ação de agentes agressivos. Além disso, os erros de projeto e execução aliados a condições de  exposição desfavoráveis contribuem para o desenvolvimento de sérios problemas de deterioração do concreto. Dessa forma, muitas possibilidades ainda necessitam ser investigadas, diante dos avanços na tecnologia do concreto, que permitem produzir, avaliar e monitorar diferentes tipos de concretos. Tal demanda é fundamental para que se possam atender os requisitos técnicos e sociais atualmente vigentes no país, referentes à produção habitacional, que envolvem garantia da vida útil e desempenho, sustentabilidade e economicidade.

Situação: Em andamento


Título: Concreto permeável aplicado à pavimentação
Coordenador: Fernanda Bianchi P. da Costa
Vigência: De 08/09/2021 a 01/09/2024

Resumo:
As demandas de urbanização trazem consigo a problemática de impermeabilização do solo e a contaminação dos corpos hídricos em virtude das grandes enxurradas. O sistema de drenagem urbana em grandes cidades, mesmo quando sua capacidade é aumentada pelo poder público como forma de mitigar o problema, não contribui para uma gestão eficaz das enchentes. Assim, o grande desafio urbano atual consiste em equilibrar as demandas de desenvolvimento com as questões de sustentabilidade, sob um ponto de vista econômico, social e ecológico. Nesse sentido, o concreto permeável é um material com potencial para ser utilizado no gerenciamento de águas pluviais, uma vez que permite a percolação da água através de seus macroporos interconectados. No entanto, devido a uma série combinada de fatores, incluindo a baixa resistência mecânica, as aplicações do concreto permeável restringem-se ao uso em calçadas, estacionamentos, quadras de recreação e sub-bases para pavimentos convencionais. A implementação de pavimentos de concreto permeável, em vários países (especialmente países emergentes) continua limitada devido à carência de estudos de dosagem e procedimentos técnicos relacionados à preparação do material, método de compactação, testes e, ainda, práticas de construção. Frente às lacunas apontadas, este projeto tem como foco o desenvolvimento de misturas de concreto permeável visando a ampliação da sua aplicação como revestimento para pavimentos de tráfego leve a médio.

Situação: Em andamento


 

Externos:


Título: Rumo à Era dos Concretos Inteligentes
Edital: EDITAL FAPERGS 10/2021 – AUXÍLIO RECÉM-DOUTOR ou RECÉM-CONTRATADO – ARD/ARC
Vigência: De 21.05.2022 a 01.06.2024

Resumo:
O desempenho estrutural do concreto e as técnicas de monitoramento estão sendo ativamente exploradas pela comunidade de pesquisa para avançar o atual estado da prática no gerenciamento estrutural. A Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) é uma tecnologia que permite que dispositivos com baixo consumo energético possam estabelecer intercomunicações para a troca constante de dados obtidos através de sensores. A partir da coleta distribuída e em tempo real de informações de monitoramento, é possível obter maior visibilidade do estado da infraestrutura e identificar um conjunto maior de problemas — especialmente aqueles com curta duração como, por exemplo, o atingimento da resistência de concretos em idades iniciais e a verificação do entupimento de pavimentos permeáveis após enxurradas. Estudos recentes trouxeram a primeira tentativa no campo da automação para a previsão da resistência à compressão do concreto em idade precoce usando sensores IoT. Entretanto, pouco ainda foi feito para coordenar o processo de coleta de informações usando essa tecnologia na indústria da construção civil. Isto é particularmente desafiador considerando a necessidade de adaptação de modelos existentes para obter as informações necessárias. Por exemplo, os sensores de temperatura, através dos modelos de maturidade existentes, devem prever a resistência à compressão de concretos em diferentes situações (materiais e condições de cura). Por outro lado, sensores de umidade e vazão, devem reportar as condições de um pavimento permeável (cuja distribuição de porosidade e permeabilidade podem ser extremamente variável) quanto a sua funcionalidade em diferentes locais. Neste projeto, pretende-se investigar, projetar estruturas para monitoramento (de concreto convencional e permeável), modelar analiticamente o comportamento dos materiais e desenvolver software capaz de coletar e agregar os dados transmitidos pelos sensores em tempo real. Dessa forma, o objetivo principal consiste em fornecer informações de monitoramento em qualquer lugar e dispositivo móvel, usando sensores IoT, para prever manifestações patológicas em elementos de concreto. Esperamos que resultados obtidos possam contribuir com esforços de pesquisa relacionados nos próximos anos. O projeto tem duração prevista de dois anos e é orçado em R$ 29.933,35. O orçamento e o tema de assunto são compatíveis com o histórico da proponente – recém doutora, com histórico de pesquisas na área de concretos.

Situação: Em andamento

Parcerias do projeto ARD:

Optimization Systems Lab Optimization Systems Lab | UNIPAMPA

Apresentação do PowerPointLaboratório de Ensaios e Modelos Estruturais – LEME | UFRGS