Serviços digitais com economia e praticidade – parte I

Uma série de funcionalidades digitais está em oferta para uso da comunidade universitária, resultado do trabalho do Núcleo de Tecnologia de Informação e Comunicação (NTIC) da Reitoria. Mas alguns desses serviços ainda são pouco utilizados. Como se trata de diversos serviços, o Informativo UNIPAMPA vai dividir a apresentação do leque de ferramentas ofertadas na instituição em três textos. Nesta edição, estão em foco o Sistema de Chamados, o Sistema de Gestão de Certificados Eletrônicos (SGCE) e o uso de alias institucional de e-mails para alunos.

O diretor do NTIC, professor Leonardo Bidese de Pinho, afirma que o uso desses serviços pela comunidade é essencial para a melhoria da qualidade do trabalho desenvolvido pelo setor. O feedback sobre os serviços favorece os ajustes na programação e nos processos de cada ferramenta. No caso do Sistema de Chamados, de pedidos de suporte técnico a agendamento de webconferências, os solicitantes podem acompanhar o atendimento, dar novas informações e manter um registro da demanda.

– Um primeiro ponto, no que se refere ao Sistema de Chamados, é a melhoria na sistemática de trabalho e o ajuste da qualidade dos serviços prestados – exemplifica o diretor.

Além do registro e da melhoria dos processos de trabalho, alguns dos serviços trazem economia de recursos e versatilidade. É o caso do SGCE, que serve para criar, gerir e validar certificados eletrônicos. Além de ter sido usado em diversos eventos da instituição, o sistema também é utilizado para outros fins nos quais seja necessário gerar documentação validável da participação. Na edição 2012 do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, relata o diretor Leonardo Pinho, o SGCE foi usado para a geração de cerca de 8 mil certificados de diferentes categorias e atividades realizadas no evento.

Em relação ao uso do alias institucional, o diretor comenta que essa expansão do serviço já prestado aos servidores da Universidade é uma demanda generalizada dos alunos das Instituições Federais de Ensino Superior. No caso da Universidade, que utiliza um alias para conferir o caráter institucional aos e-mails pessoais, a ideia é atender a esse pedido e oferecer aos alunos a possibilidade de identificarem suas mensagens de cunho acadêmico com a sua vinculação institucional. É um serviço ainda pouco usado: apenas 249 estudantes já criaram seus alias institucionais.

Conheça alguns dos principais serviços:

Sistema de Chamados – é um sistema de registro e monitoramento de demandas de tecnologia da informação e comunicação.

Vantagens – permite que o solicitante registre o pedido no sistema e acompanhe o atendimento. A demanda permanece no sistema e fica o registro do tempo que o atendimento levou. Além disso, unifica as demandas de um mesmo tipo para visualização pelo setor, evitando perda de uma demanda na caixa de e-mails. Além das demandas da área de TI, também é possível enviar sugestões de pauta para a Assessoria de Comunicação Social pelo sistema, através de uma instância específica para o setor.

Histórico – O Sistema de Chamados foi oficialmente lançado pelo NTIC em julho de 2010, após um estudo realizado para escolher o serviço de monitoramento de pedidos que melhor atendesse as necessidades. Em junho de 2012, a Assessoria de Comunicação Social recebeu uma instância específica para o registro de sugestões de pauta, envio de anexos e acompanhamento de atendimentos para comunicação social.

Como funciona – O solicitante, que pode ser aluno, professor ou técnico, pode acessar o sistema de chamados usando o seu login institucional. O Sistema está acessível pelo link https://chamados.unipampa.edu.br/index.php. Ao clicar em “abrir chamado”, abre-se uma tela com o formulário online de informações, no qual o solicitante pode escolher a área principal (correspondente ao setor), área responsável (subsetor que realiza o atendimento) e preencher os demais campos com as informações necessárias para que o setor possa identificar a melhor forma de atender o pedido.

 

E-mails com alias institucional para alunos – é uma extensão do serviço já disponível para servidores docentes e técnico-administrativos. Consiste em uma identificação do remetente como integrante da comunidade da UNIPAMPA.

Vantagens: ao permitir que o aluno envie e-mails com um alias institucional, esse serviço favorece a identificação da pessoa como integrante da comunidade universitária nos contatos por e-mail com pessoas dessa mesma comunidade e com a comunidade externa.

Histórico: A aprovação deste serviço pelo Conselho Gestor de Tecnologias de Informação e Comunicação (CGTIC) ocorreu em 3 de dezembro de 2012 e foi o resultado de demanda apresentada pela categoria discente à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC).

Como funciona: Com uma pequena configuração, os alunos podem enviar e receber e-mails com a identificação institucional.  O alias do e-mail pode ser escolhido pelo aluno, desde que obedeça ao formato alias escolhido@alunos.unipampa.edu.br e seja aprovado pelo NTIC. O link para o tutorial de solicitação e instalação do alias institucional http://www.unipampa.edu.br/portal/documentos/doc_download/1884-tutorial-para-solicitacao-e-uso-de-alias-institucional. O serviço funciona com o Gmail e com outros provedores de serviço de webmail que ofereçam suporte para gerenciamento de contas externas. O alias institucional pode ser pedido pelo site do Painel de Serviços, em https://webservice.unipampa.edu.br/painel_servicos/

 

Sistema de Gestão de Certificados Eletrônicos (SGCE) – serviço pelo qual se pode criar e validar certificados eletrônicos para eventos, cursos e atividades que requeiram comprovação por certificados, sem uso de papel e com praticidade.

Vantagens: é um sistema com interface simples que facilita a gestão de participantes, a atribuição de funções dos participantes em um evento ou curso (participante, palestrante, organizador, etc.) e a validação do certificado via web, além de praticamente eliminar o custo com impressão e papel e com o envio de versões físicas pelos Correios.

Histórico: O SGCE foi desenvolvido durante o ano de 2010, e teve seu primeiro teste na oitava edição da Escola Regional de Redes de Computadores (ERRC 2010), e foi liberado para emprego efetivo em eventos da UNIPAMPA em janeiro de 2011.

Como funciona: o interessado em usar o sistema deve solicitar o acesso ao NTIC pelo site do SGCE, em http://ntic.unipampa.edu.br/sgce/. Com a liberação do acesso, o organizador do evento ou curso pode acessar o sistema e começar a configurar o certificado, organizar a lista de participantes e gerenciar o envio dos documentos. É possível editar alguns campos do layout básico do certificado, para incluir elementos da identidade visual, e inserir dados e atribuições dos participantes. Com as configurações definidas e a lista de e-mails dos participantes completa, basta seguir o planejamento do evento ou curso e emitir os certificados por e-mail aos participantes no momento desejado.