Um meio pelo qual a universidade expressa o que sua comunidade acadêmica quer construir para o futuro. Assim podemos definir o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), um documento do qual devem constar as metas que a universidade pretende atingir nos próximos cinco anos e as iniciativas a adotar para o êxito da tarefa. Desde 2004, quando foi criado o Sistema de Avaliação Superior (SINAES), o Ministério da Educação (MEC) definiu a obrigatoriedade da elaboração e apresentação do PDI por parte das instituições de ensino superior públicas e particulares do país.
O Artigo 16 do decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, estabelece os elementos mínimos que devem estar dispostos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), como o Projeto Pedagógico Institucional, o perfil do corpo docente da instituição, a descrição da infraestrutura física e das instalações acadêmicas e o plano de atendimento às pessoas com necessidades educacionais especiais ou com mobilidade reduzida, por exemplo. Ao todo, existem dez elementos que devem ser seguidos para a elaboração deste documento político-institucional. O decreto nº 5.773/2006 pode ser conferido, na íntegra, através deste link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5773.htm
A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) vive a fase de redação da segunda versão do texto preliminar de seu PDI, que será válido de 2014 a 2018. A elaboração do Plano já passou por diversas etapas anteriores, desde o lançamento da campanha de conscientização e da produção do primeiro modelo de texto, até a discussão dos conteúdos nos campi e no âmbito da Reitoria. A montagem do PDI conta com a participação de alunos, docentes e técnicos administrativos por meio das reuniões presenciais, ocorridas nos dez campi da UNIPAMPA; e pela discussão fomentada no módulo virtual no ambiente Moodle, encerrada provisoriamente no dia 30 de setembro.
Todas as contribuições coletadas até o momento serão analisadas pela equipe responsável pelo PDI. O intuito da comissão é organizar um release completo e verificar os pontos destacados entre os campi para, a partir daí, considerar a inserção das demandas mais frequentes nas novas versões do documento.
Revisão e envio para apreciação
A produção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) contará ainda com a colaboração de comissões de representação dos campi e da Reitoria. Essas comissões, também denominadas equipes revisoras, serão compostas por três membros (um discente, um docente e um técnico) e serão escolhidas a partir de critérios estabelecidos em cada unidade da Universidade. De acordo com a professora Carolina Freddo Fleck, membro da equipe responsável pelo PDI, as comissões de representação terão papel importante para a construção do documento final, que será enviado ao CONSUNI.
– Os integrantes da equipe revisora receberão a segunda versão preliminar do PDI com dias de antecedência ao encontro presencial. A intenção é que analisem o documento já nos campi e no dia da reunião levem sugestões de revisão, na forma de emendas aditivas, supressivas e modificativas – explica.
Ainda segundo a professora, todas as análises a serem feitas colaborarão para a redação do planejamento estratégico, que comporá o PDI. O planejamento estará disponível no Moodle e aberto a sugestões da comunidade acadêmica. No início de novembro, será novamente possível contribuir por meio do módulo virtual, que se encontra fechado enquanto as sugestões da primeira fase são apreciadas. Os usuários que acessarem o sistema virtual após sua reabertura poderão também verificar a nova versão do PDI e cooperar novamente com suas opiniões.
O cronograma de execução do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – prevê a elaboração do texto final para o mês de novembro e o encaminhamento e discussão no Conselho Universitário (CONSUNI) para dezembro. Mais informações sobre o PDI podem ser obtidas no site do Plano – https://sites.unipampa.edu.br/pdi/ – ou através da página no Facebook – https://www.facebook.com/UnipampaPdi20142018?ref=hl.