Plano de Desenvolvimento Institucional

Unipampa convida comunidade acadêmica para elaborar Plano de Desenvolvimento Institucional 2025-2029

Por Emanuelle Tronco Bueno

“Com a tua contribuição, nossa Unipampa pode avançar”. A partir deste lema, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) anuncia que está em período de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o quinquênio 2025-2029 e convida toda a comunidade acadêmica para participar deste processo. As reuniões serão realizadas a partir de 1º de abril em formato híbrido: na plataforma Google Meet, nos dez campi e na Reitoria. O PDI é um documento importante para Instituição, pois busca apresentar um caminho a ser seguido, de forma a cumprir a sua missão e alcançar seus objetivos, vislumbrando a realização de sua visão de futuro. Em 21 de dezembro de 2023 a Comissão Geral de Elaboração do PDI realizou reunião que planejou as ações para 2024.

O PDI, portanto, em seu processo de construção, já passou pela primeira fase, de preparação, em que foi constituída a Comissão e, na sequência, estipuladas etapas e datas; a segunda fase, de elaboração, inclui o processo democrático de encontros on-line que serão realizados nos próximos dias.

Segundo a Comissão, este é um “processo raro e importante”, pois o processo de construção deste documento ocorre a cada cinco anos. Além disso, o PDI aborda os principais processos da Universidade, como orçamento, infraestrutura, políticas de ingresso e de permanência, acompanhamento estudantil, ações afirmativas, oferta de novas vagas, dentre outros aspectos. Dessa forma, pode influenciar em qualquer outro processo nos termos das leis e regulamentações.

ENCONTRO ON-LINE NO YOUTUBE

Para explicar de forma transparente o processo, a Universidade promoverá uma transmissão ao vivo no dia 28 de março, às 10h, através do canal no YouTube da Unipampa. Para o encontro, a Comissão Geral de Elaboração do PDI solicita compreensão da comunidade acadêmica, pois serão citadas algumas repercussões do PDI ao longo do tempo na instituição para explicação detalhada. Além disso, na ocasião, será abordado como a origem da atual metodologia de construção do novo documento e o atual momento de elaboração.

REUNIÕES NOS 10 CAMPI E NA REITORIA

1) Campus Itaqui

Data e hora: 1 de abril às 14h

Presencial: Sala 1312

On-line: https://meet.google.com/yyn-rdya-zrp

2) Campus Uruguaiana

Data e hora: 2 de abril às 14h

Presencial: Auditório ou outro local indicado pelo Campus

On-line: https://meet.google.com/gob-qsrk-oob

3) Campus Alegrete

Data e hora: 3 de abril às 14h

Presencial: Auditório

On-line: https://meet.google.com/aax-oqqy-tam

4) Campus Bagé

Data e hora: (será remarcada)

On-line: https://meet.google.com/qes-fxao-xzy

5) Campus Santana do Livramento

Data e hora: 18 de abril às 14h

Presencial: Auditório

On-line: https://meet.google.com/eha-upfs-hcc

6) Campus Dom Pedrito

Data e hora: 19 de abril às 14h

Presencial: Auditório

On-line: https://meet.google.com/gzs-khnn-maw

7) Campus Jaguarão

Data e hora: 24 de abril às 14h

Presencial: Auditório

On-line: https://meet.google.com/nhw-knet-hwu

8) Campus São Gabriel

Data e hora: 26 de abril às 14h

Presencial: Sala 317

On-line: https://meet.google.com/xfd-wmnf-rkn

9) Reitoria

Data e hora: 30 de abril às 9h

Presencial: 2º andar do Prédio da ASM

On-line: https://meet.google.com/dev-qcsh-pvz

10) Campus São Borja

Data e hora: 2 de maio às 14h

Presencial: Auditório do Prédio Administrativo

On-line: https://meet.google.com/uyx-wqis-wpr

11) Campus Caçapava do Sul

Data e hora: 15 de maio às 14h

Presencial: Auditório

On-line: https://meet.google.com/kkc-xirj-xgp

Fonte: Notícia Portal da Unipampa

 

Comissões do PDI realizam reuniões sobre processo de visitas aos campi da Unpampa

Por Sofia Viero Sorgetzt

Foram realizados, nos dias 08 e 11 de março, dois encontros das comissões que trabalham no processo de construção do Novo Plano de Desenvolvimento Instituciona (PDI) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). No total, mais de 60 pessoas participaram das duas reuniões. O objetivo dos encontros foi preparar os membros das comissões para o processo de visita e escuta dos campi.

Para quem quiser saber mais sobre o PDI, será realizada uma live no dia 28, às 10h, na qual serão divulgados os detalhes do processo. A live será aberta a toda a comunidade da Unipampa.

Fonte: Notícia Portal da Unipampa

Comissão Geral de Elaboração do PDI realiza reunião e planeja ações para 2024

A Comissão Geral de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), esteve reunida na manhã da última quinta-feira, 21, com a vice-reitora da Instituição, Francéli Brizolla, e com o integrante da equipe de transição, o futuro pró-reitor de Planejamento e Administração (Proplad), Paulo Fernando Marques Duarte Filho. A reunião teve como finalidade a integração entre os membros da Comissão e o planejamento para o ano de 2024.

Dentre os assuntos abordados estão o acompanhamento dos trabalhos realizados pelas Comissões Temáticas, incluindo o retorno dos trabalhos em 2024; as últimas atualizações da página do PDI (Como Participo?); a participação discente na Comissão Geral; e a realização de eventos que promovam e divulguem este processo nas demais mídias da Universidade. Também foi reconhecido o trabalho da atual gestão para o início e na condução dos trabalhos.

Com informações de Tiago Perez.

Fonte: Notícia Portal da Unipampa

Comissões Temáticas Iniciam Reuniões para Elaboração do PDI 2024-2028

No dia 23 de outubro de 2023, às 14 hrs, aconteceu a primeira de uma série de reuniões das comissões temáticas que trabalharão na construção do PDI 2024-2028 da Unipampa.

As comissões temáticas foram constituídas através da Portaria n.º 1558/2023 a partir de cada um dos eixos temáticos essenciais ao PDI, nos termos do Decreto nº 9.235/17 e da Lei Federal nº10.861/2004.

Os servidores que compõem essas comissões receberam treinamentos nos dias 25 e 29 de setembro para desenvolverem os diagnósticos em um processo que envolve a escuta da comunidade acadêmica, possibilitando a ampla participação.

Para mais informações, visite o site do PDI.

Com informações de Tiago Perez.

Comissão geral de elaboração do PDI reúne-se para debater processos e diagnósticos para a construção do documento

Na manhã de hoje, 21 de setembro, a Comissão geral de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), formada pela Portaria nº 1184, de 24 de julho de 2023, está reunida, debatendo os processos que devem gerar os diferentes tipos de diagnósticos a serem utilizados pela própria comissão. O histórico da construção deste novo PDI encontra-se no processo 23100.015917/2023-81.

Na semana anterior, no dia 14 de setembro, a Comissão Geral Elaboração do PDI também se reuniu para mais um momento preparatório. Na oportunidade, reviu-se de maneira global e sistêmica todo o processo de construção do novo PDI a partir da proposta de capacitação que será realizada com as comissões temáticas formadas por servidores dos campi e da reitoria, no dia 25 de setembro.

Até o último dia 19, as unidades indicaram servidores para participar das comissões temáticas, conforme solicitado por meio dos ofícios 54 e 55/2023/PROPLAN-PR/UNIPAMPA. Até o final do mês de setembro, estima-se o lançamento da campanha de construção do documento, bem como a divulgação do manual com a metodologia e o cronograma.

Dentre alguns princípios para a construção do novo PDI, temos: é participativo, colaborativo, estratégico e institucional, sustentável do ponto de vista financeiro e ambiental, baseado em evidências.

Para mais informações, as pessoas interessadas podem entrar em contato através dos e-mails proplan@unipampa.edu.br e planejamento@unipampa.edu.br.

Plano de Desenvolvimento Institucional

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o documento de planejamento estratégico que reúne as metas e os métodos propostos pela instituição para a sua caminhada nos próximos anos. Ainda, constitui um pré-requisito para diversas etapas da vida de uma Instituição Federal de Ensino Superior – começando com o processo de credenciamento e recredenciamento como Universidade.

Com informações de Lisiane Inchauspe.

Reunião de Alinhamento com Divisão de Planejamento Estratégico: Atividades e Ações do Novo PDI

Na última segunda-feira, dia 21 de agosto, a Pró-Reitora Viviane Gentil realizou uma reunião com a equipe da Divisão de Planejamento Estratégico, para alinhar atividades e ações relacionadas ao novo Plano de Desenvolvimento Institucional da Unipampa, o PDI 2024-2028.

Dentre as ações discutidas na reunião estão: a proposta a ser entregue à Comissão Geral de Elaboração do PDI 2024-2028 de ampliar a participação da comunidade acadêmica na construção e elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional da Unipampa; a maneira de como serão organizadas as comissões temáticas previstas na metodologia; e a proposição de um trabalho para Comissão Geral de construção dos indicadores que comporão o planejamento estratégico.

Outro tópico tratado foi a prestação de contas, onde um conjunto mínimo de informações está sendo definido para compor o Relatório de Gestão. Após a consolidação desses dados, a atenção será voltada à criação visual do relatório.

Com informações de Tiago Perez.

Comissão Geral de Elaboração do PDI 2024-2028 (2025-2029) realiza reuniões quinzenais

Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) começou, a partir deste segundo semestre, a realização de reuniões quinzenais da Comissão Geral de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028. As reuniões serão no formato on-line ou híbrido. No primeiro encontro, que ocorreu em 13 de julho, o reitor, Roberlaine Ribeiro Jorge, ressaltou a importância do PDI para o progresso da Universidade, pois envolve a análise e o planejamento do Projeto Pedagógico Institucional; da Infraestrutura; da Sustentabilidade Ambiental, Social e Econômica; das Ações Afirmativas; da Gestão de Pessoas; entre outros. Em agosto, ocorrem o terceiro e quarto encontro da Comissão.

Até o momento, foram estabelecidas as primeiras diretrizes de trabalho, incluindo a criação de um repositório compartilhado para os materiais de referência relacionados ao PDI. Além disso, a partir da validação da importância da troca de conhecimento e boas práticas, será promovida uma capacitação para a Comissão Geral de Elaboração do PDI. A definição é de que o curso envolverá a análise de benchmarks, uma ferramenta usada para acompanhar processos, produtos ou serviços com outros semelhantes. A ideia é verificar as experiências de outras universidades.

O PDI

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é elaborado para um período de cinco anos, configurando-se como um documento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES) quanto sua filosofia, missão, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver. O PDI em execução na Unipampa é o de 2019-2023.

Fonte: Notícia Portal da Unipampa

Comissão Geral de Elaboração do PDI 2024-2028 (2025-2029) realiza primeira reunião

A primeira reunião da Comissão Geral de Elaboração do PDI 2024-2028 ocorreu no dia 13 de julho e contou com a participação do Reitor, do Vice-reitor e demais membros da equipe. Ambos ressaltaram a importância do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o progresso da Universidade, abrangendo uma ampla gama de tópicos relevantes, como o Projeto Pedagógico Institucional, Infraestrutura, Sustentabilidade Ambiental, Social e Econômica, Ações Afirmativas, Gestão de Pessoas, dentre outros.

Durante o encontro, foram estabelecidas as primeiras diretrizes de trabalho, incluindo a criação de um repositório compartilhado para os materiais de referência relacionados ao PDI. Reconhecendo a importância da troca de conhecimento e boas práticas, foi decidido que a Comissão Geral de Elaboração do PDI passará por um processo de capacitação.

Essa capacitação envolverá a análise de benchmarks e experiências de outras universidades que passaram pelo processo de elaboração do PDI recentemente. Nas próximas reuniões, serão realizadas apresentações de outras instituições, com o intuito de aprimorar o conhecimento dos membros da comissão e fortalecer a qualidade do trabalho a ser desenvolvido.

Com informações de Tiago Perez.

PDI segue para o Consuni

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foi encaminhado para a análise do Conselho Universitário (Consuni). Na última etapa, a comunidade acadêmica poderá se manifestar através das suas representações no Conselho, para propor alterações ou inserções no documento, já construído com apoio e participação de toda Unipampa.

PDI é assunto de reunião nesta quinta-feira

A Comissão Central de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 esteve reunida na manhã desta quinta-feira, 16, a fim de analisar o momento virtual do PDI. Os presentes discutiram a respeito das contribuições realizadas e, diante do número ainda pequeno de contribuições, ajustou-se de que as unidades serão novamente acionadas para que se tenha uma participação ainda maior da comunidade acadêmica. Segundo Leandro Fleck, secretário executivo da Comissão, “a etapa virtual é um momento noqual todos poderão participar efetivamente da construção da Instituição e, sendo assim, toda e qualquer contribuição será bem acolhida”. A etapa virtual estará aberta até a próxima segunda-feira, 20, através do Sistema Moodle.