Esclarecer a comunidade acadêmica a respeito dos serviços e ferramentas proporcionados pelo Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) da Reitoria. Este é o objetivo da série de reportagens intitulada Serviços digitais com economia e praticidade. Na primeira parte, o Sistema de Chamados, o Sistema de Gestão de Certificados Eletrônicos (SGCE) e o uso de alias institucional de e-mails para alunos foram apresentados. Nesta edição, o Informativo UNIPAMPA traz mais detalhes sobre o Sistema de Informação para Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão (SIPPEE) e sobre os serviços de videoconferência e webconferência.
O Sistema de Informação para Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão (SIPPEE) é o responsável pelo registro e pelo processo de submissão e aprovação de projetos e editais – como as cotas de bolsas destinadas aos alunos – direcionados a todos os servidores da UNIPAMPA. Além disso, o SIPPEE é uma ferramenta que auxilia as ações de assistência estudantil – é através dele que se dá a gestão das Bolsas Permanência (PBP) – e que possui outras funções acessórias, como a apresentação de relatórios e a solicitação de certificados.
Segundo o técnico-administrativo e coordenador de Projetos Especiais, Bruno Martinato, o Sistema recebe, em média, 3.500 visitas ao mês e é aprimorado constantemente para atender às demandas da comunidade acadêmica.
– No primeiro semestre de 2013, a Coordenadoria de Projetos Especiais visitou todos os campi da UNIPAMPA para realizar a capacitação dos usuários das Comissões Locais de Ensino, Pesquisa e Extensão, e coletar o feedback deles. É a partir de experiências como essa que analisamos e implementamos melhorias no SIPPEE – explica o coordenador.
Atualmente, o NTIC é o responsável pelo serviço de hospedagem do sistema, que opera no datacenter principal, em Alegrete, junto aos demais serviços institucionais. De acordo com o diretor do NTIC, professor Leonardo Bidese de Pinho, no momento, o Núcleo organiza-se para absorver o desenvolvimento e manutenção do SIPPEE.
– Aguardamos a ampliação de nossa equipe de analistas de tecnologia da informação (ATI). Isso permitirá apoio exclusivo a esse sistema, que é vital para as ações de Pesquisa, Ensino, Extensão e de Assistência Estudantil da UNIPAMPA – declarou o diretor.
A videoconferência permite a transmissão simultânea de áudio e vídeo e o compartilhamento de informações de trabalho. O sistema tem como objetivo facilitar a comunicação entre os campi, e também pode ser uma ferramenta que auxilie o contato da comunidade acadêmica com o público externo à Universidade. Uma de suas principais funcionalidades é proporcionar a realização de treinamentos e cursos voltados aos servidores. Segundo o analista de negócios do NTIC Piero Salaberri, o sistema é bastante procurado.
– O serviço de videoconferência recebe um bom número de solicitações de reserva. Em parte, isso se deve ao fato dele ser estável e não demandar equipamentos, como fones de ouvido e microfone, por parte dos usuários – conclui.
O sistema de webconferência também foi implantado a fim de facilitar a comunicação entre os campi da UNIPAMPA e favorecer o processo de tomada de decisões na Universidade. Basicamente, o serviço consiste em ofertar salas virtuais para aulas, eventos, reuniões e treinamentos de âmbito interno e também para a participação de outras instituições de ensino. É por meio dele que as reuniões do Conselho Superior Universitário (CONSUNI) e as colações de grau são transmitidas, permitindo o acompanhamento desses eventos por mais pessoas.
Para criar uma webconferência é necessário abrir um chamado para a equipe do NTIC ou para o suporte de TIC do campus, responsáveis pelo agendamento dos espaços virtuais. É preciso que o usuário disponha de um computador, fones de ouvido com microfone embutido (não são recomendados outros dispositivos, como autofalantes e microfones abertos), plug-in de Flash Player compatível e webcam (que, neste caso, é opcional). O serviço funciona com o software Adobe Connect, que permite o compartilhamento de áudios e vídeos, downloads e uploads de arquivos, compartilhamento da tela do computador e gravação das conferências. Segundo o analista de tecnologia da informação Allan Pires, a ferramenta conta com um bom número de usuários, mas muitos ainda a desconhecem.
– A webconferência é bastante utilizada, mas acreditamos que muitos membros da comunidade acadêmica não a conhecem, ou ainda não sabem utilizar boa parte dos recursos que o sistema oferece – conclui.
Abaixo, as principais funcionalidades de cada uma dessas ferramentas:
Sistema de Informação para Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão (SIPPEE) – ambiente no qual se pode realizar a submissão e a aprovação de projetos e editais.
Vantagens – Proporciona ao usuário a gestão e controle das Bolsas Permanência (PBP), colaborando, assim, com as questões relacionadas à assistência estudantil. O Sistema ainda concentra as informações e documentos acerca dos editais em andamento, por meio dos quais os servidores podem concorrer a bolsas e outros recursos ofertados pelas pró-reitorias.
Histórico – Inicialmente, o objetivo era apenas atender a demanda de projetos de Extensão. Porém, antes mesmo de sua conclusão, o Sistema foi expandido e absorveu também a função de registro de projetos de Ensino e de Pesquisa.
Como funciona – O acesso é livre para qualquer servidor, docente ou técnico administrativo da Universidade, e é realizado através do login de usuário institucional. Sua manutenção fica a cargo da Coordenadoria de Projetos Especiais, setor ligado ao Gabinete da Reitoria. Para acessar o SIPPEE, basta clicar no link: http://www10.unipampa.edu.br/sippee/
Videoconferência – sistema de transmissão simultânea de áudio e vídeo, através de uma comunicação ponto a ponto entre os equipamentos
Vantagens: Permite compartilhar informações e materiais de trabalho entre a comunidade acadêmica dos campi da UNIPAMPA e também com outras instituições de ensino. Dispensando o emprego de equipamentos como microfones e fones de ouvido, a videoconferência também é usada para treinamentos e cursos destinados aos servidores.
Histórico: A implantação da ferramenta deu-se em agosto de 2009, com o intuito de aproximar os campi, tornando-se uma alternativa em relação às reuniões presenciais e diminuir o tempo e o custo para a tomada de decisões na Universidade.
Como funciona: As requisições de uso de videoconferências devem ser feitas pelo Sistema de Chamados. Basta selecionar as seguintes opções: no tópico Área Principal, escolher a opção Conferência On-line; em Área Responsável, selecionar Videoconferência; e no tópico Problema, eleger a opção Agendamento de Sala RNP. Caso a videoconferência seja entre dois campi, o Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) da unidade requerente fará a reserva de equipamento na hora solicitada. O NTIC disponibiliza, em sua página, alguns manuais que auxiliam o usuário na instalação e manuseio do sistema de videoconferência. Os documentos podem ser acessados neste link: http://ntic.unipampa.edu.br/vconf/manuais/
Webconferência – salas virtuais para aulas, eventos, reuniões e treinamentos.
Vantagens – Possibilita a comunicação entre servidores, docentes e alunos de campi e localidades diferentes, por meio de conexão com a internet.
Histórico – O serviço foi implantado em 2009 pelo Núcleo de Tecnologia de Informação e Comunicação (NTIC), com o intuito de facilitar o contato entre os campi da UNIPAMPA.
Como funciona – É preciso agendamento prévio, feito com a equipe do NTIC ou com o suporte de TIC do campus por meio do Sistema de Chamados. Quanto à estrutura, é preciso um computador com plug-in de Flash Player, headset (fone de ouvido com microfone integrado) e conexão de internet. Assim como no caso da videoconferência, o NTIC disponibiliza manuais e cartilhas sobre a ferramenta e seu funcionamento. Esses arquivos estão disponíveis através do link: http://ntic.unipampa.edu.br/vconf/manuais/