Descrição geral

O Curso de Formação de Projetistas de Circuitos Integrados ofertado pelo programa Inova Semicondutores da Universidade Federal do Pampa surgiu através de uma iniciativa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento do setor de semicondutores no estado e no país.

 

Cronograma

Início do curso: 09 de setembro de 2024

Fim do curso: 07 de março de 2025

 

Vagas

São ofertadas 20 vagas na turma 2024/2 do curso. Destas, 70% (14 vagas) deverão ser preenchidas por participantes que comprovem residência no Estado do Rio Grande do Sul. As demais 30% (6 vagas) serão preenchidas por ampla concorrência, independente do local de residência do candidato. Caso sobrem vagas reservada para residentes no Estado do RS, estas serão preenchidas pelos candidatos em ampla concorrência.

 

Estrutura

O curso possui 22 módulos, compostos por aulas teóricas e atividades práticas de projeto e simulação.

O curso terá 2 horas de aula teórica e 4 horas de aulas de laboratório (exercícios práticos de projeto e simulação) por dia. O último módulo terá duração de 45 dias e será composto pelo projeto completo de um circuito AMS, da especificação à simulação pós-layout. Neste módulo os alunos terão mentoria de profissionais das empresas parceiras.

Serão 240 h de aulas teóricas em sala de aula e 480 h de aulas práticas, totalizando 720 horas.

 

Metodologia

O curso terá aulas teóricas diárias ministradas por professores e atividades práticas em ferramentas de EDA realizadas com suporte de instrutores. Os alunos deverão ter dedicação exclusiva ao curso no período da manhã e da tarde.

Serão realizados projetos intermediários e exercícios propostos pelos professores dos módulos teóricos.
No final do curso deverá ser realizado um projeto final. Os tópicos de projeto final serão definidos em conjunto com as empresas parceiras, com mentoria dos professores do curso e profissionais das empresas.

A avaliação dos alunos em cada módulo seguirá uma nota com escala de 0 a 10, de acordo com a participação do aluno nas atividades propostas e desenvolvidas ao longo dos módulos.
O projeto final apresentado pelos alunos também será avaliado e terá uma nota, que em conjunto com as notas de cada módulo, irá compor a avaliação final do aluno. O aluno será aprovado se atingir uma nota final igual ou superior a 6,0.

 

Objetivos

Ao término do curso de formação os alunos devem estar aptos a:

  • Compreender o correto funcionamento do transistor MOSFET;
  • Compreender as diferentes regiões de operação e modelagem de transistores MOSFET;
  • Modelar, projetar e analisar circuitos eletrônicos básicos (espelhos de corrente, fontes de corrente e referências de tensão);
  • Compreender conceitos de variabilidade de processo, tensão e temperatura e seu impacto na operação de circuitos integrados;
  • Planejar e efetuar simulações de corners de processo e Monte Carlo;
  • Projetar e otimizar amplificadores operacionais e de transcondutância de 1 e 2 estágios;
  • Projetar e caracterizar comparadores CMOS dinâmicos;
  • Avaliar e implementar técnicas de projeto de calibração de offset em comparadores CMOS;
  • Compreender e analisar as principais fontes de ruído em circuitos CMOS;
  • Modelar blocos básicos e sistemas com linguagem VerilogA.
  • Projetar e analisar osciladores em tecnologia CMOS.
  • Especificar, projetar e caracterizar conversores analógico-digitais (Flash, SAR, pipeline, time-interleaved e sigma-delta).
  • Compreender e projetar topologias básicas de conversores digital-analógicos (DACs resistivos, capacitivos, R-2R, current-steeringc DACs segmentados);
  • Conhecer as principais técnicas de leiaute analógico (interdigitação, centroide comum, dummies).
  • Conhecer e obter experiência prática no fluxo de projeto de circuitos digitais.
  • Planejar o floorplanning e layout de circuitos mistos.
  • Conhecer os fundamentos de integração, testabilidade e verificação AMS.

 

Corpo docente

O corpo docente do curso é composto por professores doutores na área de microeletrônica e profissionais experientes atuantes em design houses no Brasil.

Adriano José da Cruz Oliveira (Chipus)
Alessandro Girardi (UNIPAMPA)
Crístian Muller (UNIPAMPA)
Daniel Barcelos (Ensilica)
Everton Ghignatti (Ensilica)
Heider Marconi Madureira (Chipus)
Lucas Compassi Severo (ITA)
Paulo César Comassetto de Aguirre (UNIPAMPA)
Rodrigo Rottava (Chipus)
Sandro Binsfeld Ferreira (UNISINOS)
Sidinei Ghissoni (UNIPAMPA)
William Prodanov (Chipus)

O curso contará ainda com instrutores, os quais deverão auxiliar os professores e dar suporte aos alunos no estudo das ferramentas de EDA e na elaboração dos projetos práticos de blocos analógicos e digitais integrados.

 

Visitas técnicas

Ao longo do período do curso serão ofertadas aos alunos visitas técnicas a empresas da área de eletrônica, microeletrônica e TIC. Também serão visitados ambientes de inovação, como parques
tecnológicos, incubadoras de empresas e agências de inovação. As visitas serão guiadas por docentes ou técnicos da UNIPAMPA e serão realizadas conforme agendamento.

 

Treinamento in-company

Ao longo do curso, cada aluno deve realizar treinamento de 40 horas (5 dias) em uma empresa de microeletrônica parceira do projeto. Neste treinamento ele poderá executar projeto com
mentoria de profissionais da empresa, ter uma vivência prática do funcionamento de uma design house, além de obter uma visão mais completa sobre a indústria global de semicondutores. A
distribuição dos alunos entre as empresas será realizada de acordo com o perfil do aluno e o interesse da empresa. Os alunos serão acompanhados diariamente por um supervisor (funcionário da empresa), o qual terá como função guiar as tarefas a serem realizadas, explicar o funcionamento da empresa, oferecer mentoria nos projetos dos alunos e avaliar as atividades realizadas. Os custos de deslocamento e hospedagem dos alunos para a realização dos treinamentos será coberto pelo curso.

Além disso, cada aluno deve realizar 56 horas de treinamento junto ao PampaTec para ambientar-se ao cotidiano prático do setor empresarial.

 

Capacitação em empreendedorismo e inovação

Será ofertado aos alunos 16 horas de capacitação complementar em empreendedorismo e inovação através do programa Startup Pampa do PampaTec. Esta capacitação visa estimular a criação de novas empresas no setor de semicondutores no Estado do Rio Grande do Sul. Estão incluídas nesta capacitação uma oficina de modelagem de negócios, oficina de pitch para apresentação de negócios e palestras com líderes na área. Tais atividades compõem as etapas de inspiração e ideação do circuito Startup Pampa.

 

Workshop e Job Fair

Na etapa final do curso será realizado um evento aberto à sociedade no modelo de um workshop para a apresentação dos resultados obtidos. Cada aluno apresentará os resultados do seu projeto
final de curso, além de um relato sobre sua experiência durante o curso. Serão convidados também palestrantes externos (professores, pesquisadores, profissionais e membros do
governo) para falar sobre temas técnicos na área de projeto de circuitos integrados de sinais mistos e do mercado de semicondutores, formando uma programação diversa porém concisa
sobre a indústria de semicondutores e a tecnologia do estado da arte de circuitos integrados.

Será promovida uma mesa redonda entre representantes das empresas e dos governos para debater as iniciativas e oportunidades na área de microeletrônica no Estado do Rio Grande do
Sul, no Brasil e no mundo.

Também será promovida, ao final do curso, uma job fair com a participação das empresas da área de microeletrônica instaladas no Estado do Rio Grande do Sul e em outras regiões do país. O objetivo é apresentar e aproximar os alunos do curso a estas empresas. Além disso, o evento será aberto para qualquer pessoa que tenha interesse no tema, divulgando a área junto à sociedade.