FRONTEIRIÇO

A UNIPAMPA lança anualmente processo seletivo específico para ingresso de candidatos de nacionalidade uruguaia e argentina que vivem na região de fronteira, em cursos de graduação. Os editais PSE-Fronteiriço tem por base lega o Decreto 5.105/2004, Decreto 145/2011 e art. 6º, parágrafo único, da Resolução 29/2011.

São ofertadas vagas nos Campi de Jaguarão, para candidatos de Rio Branco/Uruguai; Santana do Livramento, para candidatos de Rivera/Uruguai; Itaqui, para candidatos de Alvear/Argentina; São Borja, para candidatos de São Tomé/Argentina, e Uruguaiana, para candidatos de Paso de Los Libres/Argentina. Os candidatos podem se inscrever desde que comprovem residência nestas localidades fronteiriças. As vagas dos editais anuais são oriundas de desligamentos, transferências e abandonos.

Para participar, o candidato deve apresentar documento especial de fronteiriço (uruguaios), carteira de trânsito vicinal fronteiriço (argentinos) ou protocolo de solicitação do documento expedido pela Polícia Federal, cédula de identidade, certificado ou atestado de conclusão do curso secundário, certidão de nascimento ou casamento, e comprovante de residência. As aulas são ministradas em Língua Portuguesa, cabendo ao aluno o domínio do idioma.

Os editais estão sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e da Comissão de Processo Seletivo Específico para Ingresso de Fronteiriço.