QUEM SOMOS NÓS

A Diretoria de Assuntos Institucionais e Internacionais (DAIINTER) da UNIPAMPA é uma das unidades administrativas vinculadas diretamente à Reitoria, com a responsabilidade institucional por promover as políticas de internacionalização, de mobilidade incoming e outgoing, de acordos internacionais, de idiomas e de relações institucionais.

Apresenta-se como instrumento de articulação, promoção e administração da cooperação da universidade com outras Instituições de Ensino Superior (IES), entes representativos de Estados, como Consulados e Embaixadas, organismos internacionais governamentais e não -governamentais.

Cabe à unidade: promover a universidade como referência nacional e internacional; prospectar parcerias, protocolos e acordos nacionais e internacionais para distintas finalidades institucionais, de servidores e discentes; promover a aproximação com a comunidade da região na promoção de desenvolvimento; e apoiar a internacionalização das áreas de graduação, pesquisa, extensão e gestão.

É de sua competência institucional:

• Prospectar oportunidades de parcerias internacionais e nacionais;
  • Gerenciar a política de internacionalização como orientações gerais e promoção de disciplinas ministradas em outros idiomas, estágio internacional, dupla titulação, cotutela, português para estrangeiros e demais iniciativas constantes no Plano de Internacionalização;
  • Recepcionar delegações estrangeiras;
  • Participar de missões eventos, redes e associações nacionais e internacionais, tais como FAUBAI, NAFSA, EAIE, GCUB, dentre outras;
  • Criar e manter canais de comunicação próprios bem como material gráfico epromocional, em papel e eletronicamente;
  • Fomentar projetos com protagonismo institucional;
  • Ser interlocutor institucional com demais parceiros públicos e privados;
  • Coordenar a gestão das questões administrativas e logísticas da unidade;
  • Representar a instituição em eventos e cerimônias que se fizerem necessárias.

A DAIINTER sistematiza e organiza os procedimentos e trâmites para viabilizar as ações que incentivam a internacionalização da UNIPAMPA e de sua comunidade acadêmica, através de Instruções Normativas (IN) e Resoluções:

IN 23/2021 e Termo de Apostilamento 1/2021 – estabelece os fluxos internos para o trânsito de servidores nas cidades-gêmeas do Rio Grande do Sul;

IN 33/2021 – estabelece os fluxos internos para a participação de discentes de graduação em mobilidade acadêmica internacional outgoing e incoming.

IN 34/2021 – estabelece os procedimentos internos para os acordos de cooperação para estágio internacional de discentes de graduação.

IN 35/2021 – trata dos procedimentos internos para os serviços de tradução entre a língua portuguesa e outros idiomas.

Resolução CONSUNI 209/2018 – Aprova a Política Linguística

Resolução CONSUNI 335/2022 – Aprova a Política Institucional de Internacionalização;

A equipe fixa é formada pelas tradutoras-intérpretes em Espanhol Paula Oliveira Pinheiro (Assessora Especial em Caçapava do Sul) e em Inglês Clarissa Gabbi Fallleiro (Bagé) e pelas duas assistentes em administração Fernanda Ziani Mendes e Meiry de Souza Mello Fiss (Santana do Livramento).

O diretor, responsável pela unidade, é indicado pelo Reitor. Atualmente o cargo está ocupado pelo professor Jeferson Francisco Selbach (Jaguarão). Já ocuparam o cargo os professores Anna Carletti (Santana do Livramento, 2011-15), Hélvio Rech (Bagé, 2016-18), Cristian Ricardo Wittmann (Caçapava do Sul, 2018-19) e Pedro Roberto de Azambuja Madruga (Alegrete, 2020-21).

O contato telefônico da unidade em Bagé é (55) 53 3240 5442, ramais 3699/5348/2726, e em Santana do Livramento é (55) 55 3967 1707, ramais 6359/6016/6376. Por Whatsapp, o diretor pode ser contatado pelo (55) 55 99931-1271 e a Assessora Especial pelo (55) 55 99904-6093.

O e-mail institucional é daiinter@unipampa.edu.br.

Nosso site

Estruturamos nosso site em cinco abas: Unipampa, Cooperação, Incoming, Outgoing e Nós no Mundo. Unificamos imageticamente as abas a partir de uma paleta de cores.

O tom de verde na aba Unipampa remete à identidade visual da nossa universidade e procura transmitir estabilidade, calma e tranquilidade.

O tom de azul na aba Cooperação transmite a ideia de credibilidade, confiança e segurança, características dos acordos internacionais.

O tom de amarelo na aba Incoming significa otimismo e alegria, sentimentos que devem perpassar nos intercambista ao vir para a nossa instituição.

O tom de roxo na aba Outgoing remete à ideia de criatividade, sabedoria e imaginação, habilidades que os discentes e servidores possuem e se destacam no exterior.

O tom de laranja na aba Nós No Mundo remete à ações de alegria, confiança e sucesso, qualidades buscadas com a internacionalização.

A utilização de cores procura unificar e dar sentido às informações institucionais apresentadas no site. Nossos próprios alunos serviram de modelo para a maior parte das imagens inéditas utilizadas nos cardes. Nestas imagens igualmente utilizamos dos tons da paleta de cores para reforçar a unidade de fotografia que buscamos.

Apresentamos o site em três idiomas: português, espanhol e inglês.

Sugira alterações das informações deste site enviando e-mail para daiinter@unipampa.edu.br.

Nossas redes sociais