Projetos de Ensino | Laboratório de Lavra, Planejamento e Tratamento de Minérios (LATRAM)

Projetos de Ensino

Curso Básico de Modelagem Geológica e Contaminação
 A representação espacial é ferramenta fundamental para a realização de estudos nas mais diversas áreas da ciência. No mundo da mineração, a elaboração de modelos geológicos em três dimensões possibilita o entendimento dos fenômenos que originaram o depósito mineral, sua vizinhança e comportamento espacial e, além disto, também serve como base para o estudo de pré-viabilidade de um empreendimento mineiro. Em se tratando do monitoramento da qualidade do solo e água, dados georreferenciados coletados em campo servem como base para a estimativa da geometria e área de influência dos contaminantes. Já no ramo da geofísica aplicada, a representação espacial de perfilagens realizadas em furos de sondagem ou de desmonte, permite a elaboração de modelos 3D de diversas propriedades das rochas, por exemplo: densidade, servindo como informação secundária na elaboração dos modelos geológicos e posterior sequenciamento de mina. Foi somente com a evolução tecnológica dos computadores e o conseguinte surgimento de programas específicos que a representação gráfica detalhada dos fenômenos e estudos supracitados se tornou possível e vastamente empregada na indústria. Por este motivo, é de fundamental importância que os alunos dos cursos da área de Ciências Exatas e da Terra conheçam e saibam operar eficientemente os softwares de modelamento geológico e de contaminação. A Unipampa possui quinze licenças educacionais do Micromine®, um software australiano relativamente jovem, mas já amplamente utilizado no mundo do trabalho. Assim, o presente projeto tem como objetivo ensinar aos alunos do campus, professores e técnicos administrativos pertinentes, não só as utilidades do programa, mas os porquês de cada operação. Para atingir um número significante de alunos, são ofertadas seis edições anuais de um curso de curta duração (20 horas) com 13 vagas cada, onde os interessados têm contato com estudos de caso específicos de suas áreas de conhecimento aplicando na prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, nas diversas disciplinas formativas de seu curso.