Projetos | Laboratório de Fluidodinâmica Computacional e Turbulência Atmosférica

Projetos

Modelagem e observação de fluxos turbulentos e gases de efeito estufa em diferentes ecossistemas brasileiros
Coordenador: Felipe Costa;
Financiamento: CNPq – Chamada n.º 14/2023 – Apoio a projetos internacionais de pesquisa científica, tecnológica e de inovação.
Descrição: A presente proposta tem como objetivo investigar os fluxos turbulentos na camada limite planetária (CLP) e entender seu impacto no transporte de gases do efeito estufa em condições atmosféricas estáveis, além de analisar a interação da CLP com diferentes ecossistemas brasileiros, como a Floresta Amazônica, a Caatinga e o Pampa. A pesquisa também abordará o comportamento do ozônio sobre a Amazônia e seu transporte influ-enciado pela convecção. A compreensão da camada limite estável em florestas e a transição entre períodos noturnos e diurnos são cruciais para entender a formação de nuvens e melhorar a previsibilidade climática. O projeto visa aprimorar as formulações de turbulência após identificar os principais mecanismos que controlam as variáveis meteorológicas próximas à superfície. Posteriormente, essas formulações serão implementadas em modelos atmosféricos para melhorar a descrição da camada limite e, consequentemente, a qualidade das previsões meteorológicas e climáticas. Além disso, o estudo avaliará o impacto das parametrizações de turbulência na geração de energia eólica, na dispersão de poluentes em diversas condições de estabilidade e no desenvolvimento da convecção rasa e profunda sobre Amazônia. Simulações de alta resolução serão utilizadas para caracterizar a estrutura espacial da CLP em terrenos complexos. Vale ressaltar a natureza multidisciplinar do projeto, abrangendo áreas como Micrometeorologia, Fenômenos de Transporte, Modelagem Atmosférica e suas aplicações em Engenharia e Meio Ambiente.

Semeando sustentabilidade no pampa: avaliação do impacto da utilização de boas práticas no cultivo do arroz sobre o balanço de gases de efeito estufa
Coordenador: Felipe Costa;
Financiamento: FAPERGS – Edital nº 05/2023 de Monitoramento de Gases de Efeito Estufa (GEE) nos Campos e nas Florestas.
Descrição: As lavouras de arroz irrigado, assim como ambientes alagados no geral são uma importante fonte de emissões de metano, sendo essa cultura responsável por uma grande parcela das emissões resultantes das atividades humanas. A presente proposta tem como objetivo investigar o balanço de gases de efeito estufa em sistemas de produção de arroz irrigado no Bioma Pampa Sul-Rio-Grandense, com foco na identificação do impacto de boas práticas de manejo. Isso envolve a utilização de técnicas como a covariância de fluxos turbulentos e o sensoriamento remoto. O projeto visa quantificar as emissões de CO2, CH4 e N2O ao longo do ciclo de produção de arroz, desenvolver metodologias de monitoramento e validar um aplicativo para gerenciamento de dados coletados. Além disso, pretende criar um banco de dados micrometeorológicos de longo período e promover a formação de recursos humanos qualificados em todos os níveis, contribuindo para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa na orizicultura e facilitando a entrada de produtores em mercados de créditos de carbono.

Desenvolvimento de  parametrizações de turbulência para modelos numéricos de previsão de tempo e clima
Coordenador: Rafael Maroneze;
Financiamento: FAPERGS – Edital 14/2022 AUXÍLIO RECÉM-DOUTOR – ARD ARD/ARC .

INfluência das mudancas CLimáticas nos evENTos Extremos de precipitacao (INCLEMENTE)
Coordenador: Rafael Maroneze;
Financiador: ENGIE BRASIL ENERGIA S.A – Outra.
Descrição: Os eventos extremos de precipitação ainda são pouco compreendidos e dificilmente previstos no Brasil. Este projeto visa proporcionar uma melhor compreensão dos padrões meteorológicos e climatológicos associados a eventos extremos de precipitação e melhorar sua identificação em cenários futuros. O objetivo deste projeto é entender os padrões de circulação atmosférica que impulsionam os eventos extremos de precipitação no Brasil, e realizar identificação desses padrões em diferentes cenários futuros de SSP (Shared Socioeconomic Pathways, em inglês), a fim de fornecer estimativas de sua frequência temporal e espacial de ocorrências..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.