O projeto “Mapeamento sobre o ensino do espanhol em escolas públicas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina: uma abordagem quantitativa” propõe a realização de estudo relacionado ao escopo das políticas linguísticas e à formação de professores em municípios fronteiriços (Bagé, Aceguá, Jaguarão,Uruguaiana, Itaqui, São Borja e Santa do Livramento, Bandeirante, Belmonte, Guaraciaba, Itapiranga, Paraíso, Princesa, Dionísio Cerqueira, Santa Helena, São José do Cedro e Tunápolis) e em uma capital, Florianópolis. Por meio desta investigação, em primeiro lugar, será possível a ampliação de pesquisa anterior (BERGMANN; CESCO, 2014), visto que o presente estudo, além de abranger todos os municípios fronteiriços de SC, contará com a participação de sete cidades do RS nessa mesma situação Somado a isso, a investigação será desenvolvida nas escolas da rede pública do RS e de SC a partir do controle de maior número de fatores relacionados à oferta da língua espanhola (número de alunos, quantitativo de escolas, carga horária semanal e modalidade de oferta) e ao perfil do professor de espanhol (formação acadêmica, tempo de docência, carga horária de regência por semana tendo em vista níveis de ensino e ano), em comparação à pesquisa desenvolvida por Bergmann; Cesco (2014).