O NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena da Unipampa de São Gabriel manifesta por meio desta nota, sua indignação e revolta com o lamentável episódio de racismo e violência contra o senhor Everaldo Fonseca, de 62 anos, que foi acusado, injustamente, de furtar um celular e agredido nas dependências do hospital Dom João Becker, na cidade de Gravataí, do dia 18/04/20.
O fato culminou na morte de sua esposa Maria Gonçalves Lopes que se encontrava no local para consultar e ao presenciar as agressões sofridas por seu marido, implorou aos gritos que parassem com a brutalidade. Diante da cena de terror não resistiu e teve uma parada cardíaca.
Lamentamos que o fato tenha ocorrido num local onde as pessoas devem ser socorridas e acolhidas com dignidade. O senhor Everaldo e sua esposa foram vítimas de humilhação, racismo, preconceito e descaso. O ocorrido expressa que o racismo velado continua oprimindo, aprisionando, violentando e matando a população negra.
Manifestamos nossos sentimentos à família e reivindicamos que os responsáveis pelo ocorrido sejam punidos e que a justiça seja feita.
São Gabriel, 20 de abril de 2020.
NEABI / Unipampa – Campus São Gabriel RS