Em 05 de setembro, o Colégio Estadual São Borja (CESB) recebeu a visita do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI Lanceiros Negros do campus Unipampa São Borja), para uma tarde de muita conversa e dinâmicas educativas.
Com o tema “Honrando nossas raízes, conhecendo nossa história”, o encontro teve como objetivo sensibilizar os estudantes do ensino médio sobre o racismo e a valorização das identidades negra e indígena.
Durante a atividade, foram discutidos temas como a presença indígena e negra na cultura brasileira, expressa nas línguas, saberes, artes, culinária e modos de viver que influenciam o Brasil até hoje. Também foram abordadas as diferentes formas de racismo, desde o individual, que se manifesta em palavras, gestos ou atitudes preconceituosas, até o estrutural, presente nas desigualdades enraizadas em leis, instituições e oportunidades, e ainda o recreativo, disfarçado em piadas e comentários que reforçam estereótipos.
. 
Além disso, discutiu-se a identidade racial, compreendida como a forma pela qual cada pessoa se reconhece e é reconhecida socialmente a partir da história, da família e da sociedade, e a miscigenação, entendida como a mistura de povos e culturas no Brasil, marcada tanto pela diversidade quanto pelas desigualdades históricas.
Além da palestra, os estudantes participaram de um quiz interativo, no qual foram apresentadas situações comuns do dia a dia para discussão: “isso é ou não racismo?”.
A atividade buscou estimular a reflexão crítica e a identificação de práticas discriminatórias que muitas vezes passam despercebidas. Os participantes receberam brindes como incentivo às respostas e à participação ativa.
Segundo os integrantes do NEABI Lanceiros Negros, o momento foi pensado como um espaço de diálogo e escuta, no qual os jovens puderam refletir sobre suas vivências e compreender melhor como o racismo se manifesta em diferentes dimensões da sociedade.
A ação integra as atividades de extensão do NEABI, a partir do projeto de extensão Eniu – Empoderamento Negro e Indígena Unipampa.