Cursos onlines | Núcleo de Ensino e Pesquisa no Envelhecimento

Cursos onlines

Aqui você encontrará o link de diversos cursos gratuitos.

Os cursos  visam qualificar o profissional de saúde para atender cada vez melhor a demanda dos idosos.


CURSOS UNASUS


 

Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa

O curso Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa é oferecido pela Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/DAPES/SAS/MS), do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Executiva da UNA-SUS (SE/UNA-SUS). São dois módulos distintos, sendo que o primeiro é voltados para profissionais de saúde de nível superior e o segundo, para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e técnicos de enfermagem. Confira abaixo!

O Módulo I é voltado para profissionais de saúde de nível superior, mostra um panorama geral do envelhecimento no país e apresenta as principais questões no atendimento da população com 60 anos ou mais.

O conteúdo está dividido em cinco unidades – Envelhecimento Populacional, Ações Estratégicas, Avaliação Multidimensional e Condições Clínicas e Trabalho em Equipe.

Para obter o certificado de conclusão do curso, é necessário ter um aproveitamento global de pelo menos 90%.

 Matrículas: de 24 de janeiro a 21 de maio de 2017, pelo link.

 Público-alvo: profissionais de saúde de nível superior e demais interessados no tema.

 Carga horária: 55 horas

O objetivo é atualizar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e técnicos de enfermagem nas recomendações nacionais para a atenção à saúde da pessoa idosa, no âmbito da Atenção Primária à Saúde.
São abordados diversos temas relacionados à atuação desses profissionais na atenção à saúde da população idosa, como por exemplo, o mapeamento dessa população, o trabalho em equipe, o acolhimento, o planejamento de cuidados e a promoção da saúde.

 Matrículas: de 18 de outubro de 2016 a 21 de maio de 2017, pelo link.

Público-alvo: Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e técnicos de enfermagem

Carga horária: 30 horas

Cursos tele saúde UERJ

Obs.: As matrículas para os cursos da UERJ são realizadas na primeira semana de cada mês.

Sobre o curso

O curso introdutório em Práticas Integrativas e Complementares: Antroposofia Aplicada à Saúde visa capacitar profissionais de saúde, gestores e técnicos das coordenações de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) no Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a abordagem antroposófica e as possibilidades da inserção da antroposofia aplicada à saúde nos serviços, fortalecendo ações e serviços de PICs na Rede de Atenção à Saúde. Além disso, o curso promoverá a interação e a troca de experiências entre os profissionais envolvidos com as PICs, consolidando a Comunidade de Práticas como uma rede colaborativa de aprendizagem.

Esse curso tem como base as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, em conformidade com os princípios estabelecidos para a educação permanente.

Carga Horária: 80

A quem se destina?:
O curso é direcionado a profissionais de saúde do SUS, gestores, técnicos das coordenações estaduais e municipais de saúde. Mas qualquer interessado pode participar, pois não há restrição de público. Participe e divulgue nossos cursos!

Sobre o curso

O Curso de Gestão de Práticas Integrativas e Complementares visa capacitar gestores e técnicos das coordenações de PICs no SUS sobre as Práticas Integrativas e Complementares – PICs, fortalecendo ações e serviços de PICs nas Redes de Atenção à Saúde. Além disso, o curso promoverá a interação e a troca de experiências entre os profissionais envolvidos com as PICs, consolidando a Comunidade de Práticas como uma rede colaborativa de aprendizagem.

Esse curso tem como base as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em conformidade com os princípios estabelecidas para a Educação Permanente.

Inscrições Abertas

Previsão de abertura: 13 de março de 2014

Carga Horária: 80
A quem se destina?:
Preferencialmente gestores, mas não ha restrição de publico. Participe!