O que é o Plano de Permanência? | NuDE Campus Bagé

O que é o Plano de Permanência?

Plano de Permanência – PP

O Plano de Permanência (PP) é um conjunto de programas de apoio social os quais compõem a Política de Assistência Estudantil da UNIPAMPA. É destinado aos discentes matriculados em cursos de graduação presencial da UNIPAMPA que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em conformidade com a Resolução CONSUNI/UNIPAMPA nº 84, de 30 de outubro de 2014, com exceção dos discentes matriculados no Curso de Educação do Campo – Licenciatura, os quais terão processo seletivo específico.

O Plano de Permanência é  constituído pelos seguintes Programas:

Programa de Alimentação Subsidiada
  • Auxílio-Alimentação: Auxílio financeiro que objetiva contribuir com as despesas provenientes da necessidade de refeição diária do estudante, ofertado nos campi onde não houver Restaurante Universitário em funcionamento, no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais).
  • Alimentação Subsidiada: Nos campi onde estiver em funcionamento o Restaurante Universitário, os beneficiários do Plano de Permanência poderão acessar o Restaurante Universitário com o valor da refeição totalmente subsidiado pela Universidade.
  • Subsídio parcial de Alimentação: Destina-se ao custeio de uma parte do valor da refeição dos estudantes de graduação presencial da UNIPAMPA, independente da comprovação de renda, proporcionando acesso a uma refeição de qualidade, balanceada e de preço acessível.
Programa de Moradia Estudantil
  • Auxílio-Moradia: no valor de R$285,00 (duzentos e oitenta e cinco reais), visa contribuir com as despesas decorrentes de pagamento de aluguel ou similar, de discentes cuja residência seja externa ao município de seu Campus ou na zona rural e que necessitem fixar residência em região urbana no município onde está localizado o respectivo Campus.
  • Vaga na Moradia Estudantil: espaço de acolhimento e moradia, de caráter temporário e gratuito, aos acadêmicos que apresentem comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica e provenham da zona rural ou de municípios externos ao do Campus.
Programa de Apoio ao Transporte
  • Auxílio-Transporte: visa contribuir com despesas de transporte até o Campus e/ou para atividades acadêmicas regulares, no valor de R$ 90,00 (noventa reais).
  • Auxílio-Transporte Rural: visa contribuir com despesas de transporte para realização de atividades acadêmicas dos estudantes residentes na zona rural do município-sede do Campus a que estejam vinculados, e em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, no valor de R$ 110,00 (cento e dez reais).
Programa de Auxílio Creche
  • Auxílio Creche: auxílio financeiro aos estudantes que tenham filhos em idade de zero até 5 (cinco) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias, no valor de R$ 90,00 (noventa reais) por filho.

O processo seletivo para concorrer aos auxílios do Plano de Permanência ocorre uma vez por ano e é regido por meio de edital específico publicado nos meios de comunicação da Instituição. A gestão do Plano de Permanência é responsabilidade da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), que atua em parceria com os Campi da UNIPAMPA. Você pode obter mais informações e acompanhar o andamento do Programa por meio deste link.