Pesquisa Avaliação dos Fatores Psicossociais frente à Pandemia de COVID-19

A COVID-19 – nome dado à doença provocada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) – classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Pandemia alterou profundamente o cotidiano de milhões de pessoas ao redor do mundo. Mais do que a sua letalidade, o que torna a COVID-19 uma ameaça global é seu alto potencial de contágio com a potencialidade de colapsar os serviços de saúde, provocando a morte de pessoas (com e sem COVID-19) por falta de atendimento.

Para além de ter o potencial de colapsar os serviços de saúde, a COVID-19 é um desafio para a economia, a política e a sociedade como um todo. Com o objetivo de mitigar os danos provocados pela Pandemia, vários países do mundo instituíram regimes de quarentena ou isolamento para frear a taxa de novas infecções pelo novo coronavírus. O isolamento é classificado como a separação de pessoas doentes daquelas pessoas não infectadas. Já a quarentena é a restrição de pessoas que não estão doentes, mas que podem ser expostas ao vírus.

Essa medida, por mais que seja necessária, tem impactos sociais difíceis de dimensionar no momento. O custo econômico para as sociedades em quarentena, sem dúvida, é importante e reconhecido amplamente enquanto dano colateral para a Pandemia, mas também e necessário compreender o que a quarentena pode provocar para a sociedade no que diz respeito às relações familiares, redes de sociabilidade, saúde (para além da Covid-19), educação, estigma social de doentes e profissionais da saúde, relação das pessoas com o tempo e o futuro, e impactos psicológicos.

A partir do que foi exposto acima, o NUPAES, juntamente com o NUPESS (Núcleo de Pesquisa em Estudos Sociais em Saúde) irá realizar a pesquisa Avaliação dos Fatores Psicossociais frente à Pandemia de COVID-19 (Sars-CoV-2) que visa compreender os impactos psicossociais relacionados à Covid-19, especialmente a quarentena, para diferentes grupos sociais, para subsidiar medidas de mitigação de danos para os impactos sociais da Pandemia.

A pesquisa pode ser acessada pelo link abaixo:
https://forms.gle/fU8KoB3THgjiuLqdA

Avaliação dos Fatores Psicossociais frente à Pandemia de COVID-19 (Sars-CoV-2).

Professoras Responsáveis pela pesquisa:

Juliana Lopes de Macedo  (NUPESS)

Marilyn Urrutia Pereira (NUPAES)