Núcleo de Pesquisas Ambiente e Educação em Saúde

Tabagismo em Pauta: Projeto de Ensino iniciará aulas em março

O Projeto de Ensino coordenado pela professora Marilyn Urrutia  propicia aos estudantes da graduação conhecimentos, habilidade e atitudes para o acompanhamento do paciente dependente do tabagismo na prevenção, diagnóstico e tratamento do tabagismo. O uso de tabaco é a principal causa evitável de morte e doenças no mundo e estima-se que no século 21 um bilhão de pessoas, vão morrer por causa do tabagismo. É uma doença aditiva e crônica, e para seu controle é necessária uma formação adequada dos profissionais de saúde. Por isso, durante a formação dos futuros médicos é fundamental facilitar a aquisição de conhecimentos teóricos sobre o tabagismo, sua prevenção e tratamento, como assim também das habilidades práticas que devem ser desenvolvidas para ajudar os fumantes a deixar o vício. As aulas da segunda turma do curso “Tabagismo em Pauta” vão iniciar dia 26 de março de 2022.

13º SIEPE

O 13º SIEPE ocorreu nos dias 17 a 19 de novembro de 2021 e a partir do tema “Ciência, tecnologia e inovação para um planeta + humano” buscou debater a contribuição da ciência para o bem-estar da população com responsabilidade e sustentabilidade.

O NUPAES participou do evento através da apresentação do trabalho “Poluição ambiental e associação com doenças: estudo em população residente no Sul do Brasil” pelo discente Paulo Henrique Lima. 

XLVIII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

O XLVIII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia ocorreu nos dias 30 de outubro a 01 de novembro de 2021. O NUPAES marcou presença no evento com a publicação de um pôster, “Poluição ambiental e associação com doenças: estudo em população residente no Sul do Brasil”. Além disso nossa coordenadora Prof° Dra Marilyn Urrutia fez uma apresentação oral do trabalho ,“Associação da exposição aos agrotóxicos e doenças alérgicas em crianças e adolescentes – Revisão sistemática com metanálise”

Congresso Anual AAAeIC 2021

      O Congresso Anual da Associação Argentina de Alergia e Imunologia Clínica (AAAeIC) no ano de 2021 foi realizado nos dias 14, 15 e 16 de Agosto e teve como tema “Las bases inmunológicas de la Alergología en la era de la pandemia”.

            O evento contou com a presença do NUPAES através da apresentação do trabalho “Contaminación ambiental y asociación con enfermedades: estudio en una población residente en el sur de Brasil“  na categoria pôster. Os membros discentes integrantes do núcleo de pesquisa tiveram a oportunidade de participarem como ouvintes do evento, pois ganharam a isenção da taxa de inscrição. 

Congresso SLAAI 2021

Nos dias 22 a 24 de abril de 2021 a Sociedade Latino-Americana de Alergia, Asma e Imunologia (SLAAI) realizou seu Congresso Virtual. O responsável pelo evento afirma que este “representa a maior expressão de conhecimento da América Latina na área”, abordando diversos temas da especialidade. Um dos objetivos da SLAAI é integrar alergologistas e outros profissionais da área da saúde para fomentar o intercâmbio clínico e a experiência de investigação.

 

A coordenadora do NUPAES Marilyn Urrutia teve o trabalho “Evolución de las tasas de mortalidad por COVID-19 em America do Sur y su relación con factores ambientales” selecionado para apresentação oral. Além disso, integrantes do núcleo foram contemplados com a isenção das inscrições, reforçando o contato com a comunidade científica e seu funcionamento. 

XLIII CONGRESO ANUAL AAAeIC

Mesmo com a Ponte Internacional Uruguaiana – Paso de Los Libres fechada devido à pandemia, o NUPAES também esteve presente na Argentina no ano de 2020, porém de forma remota e participando do  XLIII CONGRESO ANUAL da Asociacion Argentina de Asma Alergia e Inmunologia realizado nos dias 21, 22 e 23 de novembro.

Os trabalhos factores asociados con el asma en adolescentes de Uruguaiana, RS: Global Asthma Network; Factores asociados con el asma en adolescentes de Uruguaiana, RS: Global Asthma Network (GAN); e Prevalencia de rinitis alérgica y dermatitis atópica y factores asociados en adolescentes de Uruguaina, RS: Global Asthma Network (GAN)  foram apresentados pelos alunos Pietro Nunes Rinelli, Leticia Auth Rockenbach e Victor Vargas Raguzoni na categoria Pôster

XLVII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

XLVII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

O XLVII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia foi realizado dos dias 31 de outubro a 02 de novembro de 2020 no formato exclusivamente digital e organizado pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. O evento contou com a presença de 6 membros discentes do Nupaes, assim como da coordenadora Marilyn Urrutia Pereira.

Durante as apresentações no evento, foram abordados e discutidos tópicos de atualização, inovação e pesquisa a respeito de anafilaxia, asma, dermatite atopica, urticária, alergias alimentares e entre outros temas. Pelo terceiro ano consecutivo no evento da ASBAI, o Núcleo de Pesquisa Ambiente e Educação em Saúde apresentou 3 trabalhos na categoria pôster.

XXVII World Allergy Congress (WAC 2020)

Entre os dias 17 a 20 de setembro foi realizado o XXVII World Allergy Congress, organizado pela World Allergy Organization (WAO) em parceria com a Japan Allergy Organization (JAO). O evento, sediado em Kyoto, Japão foi realizado de forma remota devido à pandemia do covid-19 e contou com a participação de milhares de médicos e pesquisadores da área de imunologia, alergia e demais temas relacionados.

Durante o evento, o NUPAES apresentou 3 trabalhos, sendo 2 na categoria mini symposium e  1 na categoria poster e pôde levar novamente o nome da Unipama para ser prestigiado por diversos pesquisadores e especialistas. Os trabalhos foram referentes aos dados da pesquisa Global Asthma Network (GAN), um projeto multicentro que busca entender o estado atual da asma no mundo e projetar melhores estratégias para melhorar a qualidade de vida de todos os pacientes.

 

NUPAES apresenta 3 pôsteres no EAACI Digital Congress 2020

O núcleo de pesquisa submeteu e apresentou 3 trabalhos na categoria pôster no congresso de 2020 da European Academy of Allergy and Clinical Immunology European Association (EAACI). O congresso, previsto para ser sediado em Londres, foi realizado digitalmente nos dias 06 a 08 de julho de 2020.

Durante o evento, os trabalhos apresentados pelo núcleo de pesquisa foram:

  • Prevalence of allergic rhinitis and atopic dermatitis and associated factors in Uruguaiana’s adolescents: Global Asthma Network (GAN);
  • Factors Associated with Asthma in parents of Uruguaiana’s Teenagers: Global Asthma Network (GAN);
  • Factors associated with Asthma in Uruguaiana’s Adolescents: Gloobal Asthma Network (GAN)

Os trabalhos foram apresentados pela prof.ª dr.ª Marilyn Urrutia e contou com a colaboração dos membros do núcleo de pesquisa Laura Simon e Pietro Rinelli. Os pôsteres apresentados utilizaram os dados coletados pelo NUPAES durante a pesquisa GAN, sendo um dos 371 centros de coleta da pesquisa, distribuídos em 137 países.

 

 

Pesquisa Avaliação dos Fatores Psicossociais frente à Pandemia de COVID-19

A COVID-19 – nome dado à doença provocada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) – classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Pandemia alterou profundamente o cotidiano de milhões de pessoas ao redor do mundo. Mais do que a sua letalidade, o que torna a COVID-19 uma ameaça global é seu alto potencial de contágio com a potencialidade de colapsar os serviços de saúde, provocando a morte de pessoas (com e sem COVID-19) por falta de atendimento.

Para além de ter o potencial de colapsar os serviços de saúde, a COVID-19 é um desafio para a economia, a política e a sociedade como um todo. Com o objetivo de mitigar os danos provocados pela Pandemia, vários países do mundo instituíram regimes de quarentena ou isolamento para frear a taxa de novas infecções pelo novo coronavírus. O isolamento é classificado como a separação de pessoas doentes daquelas pessoas não infectadas. Já a quarentena é a restrição de pessoas que não estão doentes, mas que podem ser expostas ao vírus.

Essa medida, por mais que seja necessária, tem impactos sociais difíceis de dimensionar no momento. O custo econômico para as sociedades em quarentena, sem dúvida, é importante e reconhecido amplamente enquanto dano colateral para a Pandemia, mas também e necessário compreender o que a quarentena pode provocar para a sociedade no que diz respeito às relações familiares, redes de sociabilidade, saúde (para além da Covid-19), educação, estigma social de doentes e profissionais da saúde, relação das pessoas com o tempo e o futuro, e impactos psicológicos.

A partir do que foi exposto acima, o NUPAES, juntamente com o NUPESS (Núcleo de Pesquisa em Estudos Sociais em Saúde) irá realizar a pesquisa Avaliação dos Fatores Psicossociais frente à Pandemia de COVID-19 (Sars-CoV-2) que visa compreender os impactos psicossociais relacionados à Covid-19, especialmente a quarentena, para diferentes grupos sociais, para subsidiar medidas de mitigação de danos para os impactos sociais da Pandemia.

A pesquisa pode ser acessada pelo link abaixo:
https://forms.gle/fU8KoB3THgjiuLqdA

Avaliação dos Fatores Psicossociais frente à Pandemia de COVID-19 (Sars-CoV-2).

Professoras Responsáveis pela pesquisa:

Juliana Lopes de Macedo  (NUPESS)

Marilyn Urrutia Pereira (NUPAES)