Arquivo da categoria: Sem categoria

ASBAI 2023

No dia 08 de julho de 2023 – Dia Mundial da Alergia (OMS – WAO) – ocorreu em Porto Alegre (RS) o Encontro de Alergia e Imunologia da ASBAI. A coordenadora do NUPAES Drª Marilyn Urrutia Pereira participou do evento com sua fala sobre “Poluentes ocultos e as doenças respiratórias”.

SLAAI 2023

Nos dias 30 de junho e 01 de julho ocorreu o XXII Congresso Latinoamericano de Alergia, Asma e Inmunología (SLAAI). O NUPAES participou do evento com a apresentação de nossa coordenadora Drª Marilyn Urrutia Pereira sobre o impacto dos microplásticos na saúde humana com o trabalho “Microplásticos: Efectos sobre los Órganos alvos de la Alergia”.

International Collaborative Asthma Network 2023

O discente bolsista do NUPAES  Paulo Henrique Oliveira Lima teve seu trabalho de pesquisa selecionado para apresentação no International Collaborative Asthma Network (ICAN) 2023, um evento que prestigia trabalhos de pesquisa realizados por estudantes de Medicina e médicos residentes. No ano de 2023 o evento será realizado em 09 de setembro, em Milão, na Itália. O discente Paulo Henrique  receberá uma bolsa viagem para participação no evento, na qual terá inscrição gratuita, hospedagem e refeições pagas pela organização do ICAN.

EAACI 2023

O NUPAES marcou presença mais um ano no Congresso da Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica (EAACI) com a apresentação do trabalho “Environmental anamnesis and its impact on asthma prevention” pela nossa coordenadora Drª Marilyn Urrutia Pereira. Este ano o evento ocorreu na Alemanhã. 

16º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia Pediátrica

Nos dias 18 a 20 de maio de 2023 ocorreu em Belém (Pará) o 16º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia Pediátrica, no qual o NUPAES esteve presente com a apresentação oral da nossa coordenadora Drª Marilyn Urrutia Pereira dos trabalhos “Prevalência de Rinite e fatores assoaciados em adolescentes e adultos: um estudo da Global Asthma Network (GAN)” e “Anamnese Ambiental uma ferramenta para a prevenção de Doenças Alérgicas/Respiratórias”, além de sua participação nas Conferências sobre “A Poluição e as Doenças respiratórias” e “Poluentes Ocultos e a Saúde Humana”.

Arch Argent Pediatric 2022

 

Os discentes do NUPAES sob orientação da coordenadora Drª Marilyn Urrutia Pereira e dos professores Lucas P. Mocelin, Carlos A. Mello da Silva, Herberto J. Chong-Neto e Dirceu Solé publicaram o Artigo intitulado “Environmental history-taking as part of pediatric consultations: a pilot study” na renomada revista argentina Arch Argent Pediatric.

14º Siepe

Os discentes do NUPAES participaram  do 14º SIEPE que ocorreu em novembro de 2022 com a temática da Educação, Ciência e Independência. Foram apresentados dois trabalhos; “Promoção de Saúde em sala de espera sobre Tabagismo” e “Anamnese ambiental como parte da consulta pediátrica: estudo piloto”, sendo que este último foi indicado ao Prêmio Cardeal Amarelo na categoria pesquisa e inovação. 

 

ASBAI 2022

Nos dias 18 a 20 de novembro de 2022 ocorreu em São Paulo o XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia. O NUPAES marcou presença com a apresentação de dois trabalhos pela nossa coordenadora Drª Marilyn Urrutia; “Anamnese Ambiental e seu impacto na prevenção de doenças alérgicas/respiratórias” e “Impacto da contaminação ambiental no desenvolvimento de doenças: estudo piloto na população do sul do Brasil”.

 

AAAelc 2022

O NUPAES marcou presença mais um ano no Congresso Anual da Associação Argentina de Alergia e Imunologia Clínica (AAAeIC) com a apresentação do pôster “La Anamnesis Ambiental y su impacto en la prevención de enfermedades alérgicas/respiratórias” pelos bolsistas Laíza Marques Baida e Paulo Henrique Oliveira Lima. Além dos discentes bolsistas do NUPAES, cerca de 50 alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa foram contemplados com uma bolsa para participação gratuita no evento.  

 

EAACI 2022

Em julho de 2022, o NUPAES marcou presença em Praga no congresso híbrido da Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica (EAACI) que é a principal fonte de conhecimento na Europa para todos os aspectos da alergia. Nossa coordenadora Drª Marilyn Urrutia Pereira apresentou o pôster do trabalho “Environmental pollution and diseases: a pilot study in a pollution residing in southern Brazil”, além de participar como moderadora no Simpósio sobre Mudanças climáticas e Poluição Ambiental