Arquivo da categoria: Sem categoria

NUPAES apresenta 3 pôsteres no EAACI Digital Congress 2020

O núcleo de pesquisa submeteu e apresentou 3 trabalhos na categoria pôster no congresso de 2020 da European Academy of Allergy and Clinical Immunology European Association (EAACI). O congresso, previsto para ser sediado em Londres, foi realizado digitalmente nos dias 06 a 08 de julho de 2020.

Durante o evento, os trabalhos apresentados pelo núcleo de pesquisa foram:

  • Prevalence of allergic rhinitis and atopic dermatitis and associated factors in Uruguaiana’s adolescents: Global Asthma Network (GAN);
  • Factors Associated with Asthma in parents of Uruguaiana’s Teenagers: Global Asthma Network (GAN);
  • Factors associated with Asthma in Uruguaiana’s Adolescents: Gloobal Asthma Network (GAN)

Os trabalhos foram apresentados pela prof.ª dr.ª Marilyn Urrutia e contou com a colaboração dos membros do núcleo de pesquisa Laura Simon e Pietro Rinelli. Os pôsteres apresentados utilizaram os dados coletados pelo NUPAES durante a pesquisa GAN, sendo um dos 371 centros de coleta da pesquisa, distribuídos em 137 países.

 

 

Pesquisa Avaliação dos Fatores Psicossociais frente à Pandemia de COVID-19

A COVID-19 – nome dado à doença provocada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) – classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Pandemia alterou profundamente o cotidiano de milhões de pessoas ao redor do mundo. Mais do que a sua letalidade, o que torna a COVID-19 uma ameaça global é seu alto potencial de contágio com a potencialidade de colapsar os serviços de saúde, provocando a morte de pessoas (com e sem COVID-19) por falta de atendimento.

Para além de ter o potencial de colapsar os serviços de saúde, a COVID-19 é um desafio para a economia, a política e a sociedade como um todo. Com o objetivo de mitigar os danos provocados pela Pandemia, vários países do mundo instituíram regimes de quarentena ou isolamento para frear a taxa de novas infecções pelo novo coronavírus. O isolamento é classificado como a separação de pessoas doentes daquelas pessoas não infectadas. Já a quarentena é a restrição de pessoas que não estão doentes, mas que podem ser expostas ao vírus.

Essa medida, por mais que seja necessária, tem impactos sociais difíceis de dimensionar no momento. O custo econômico para as sociedades em quarentena, sem dúvida, é importante e reconhecido amplamente enquanto dano colateral para a Pandemia, mas também e necessário compreender o que a quarentena pode provocar para a sociedade no que diz respeito às relações familiares, redes de sociabilidade, saúde (para além da Covid-19), educação, estigma social de doentes e profissionais da saúde, relação das pessoas com o tempo e o futuro, e impactos psicológicos.

A partir do que foi exposto acima, o NUPAES, juntamente com o NUPESS (Núcleo de Pesquisa em Estudos Sociais em Saúde) irá realizar a pesquisa Avaliação dos Fatores Psicossociais frente à Pandemia de COVID-19 (Sars-CoV-2) que visa compreender os impactos psicossociais relacionados à Covid-19, especialmente a quarentena, para diferentes grupos sociais, para subsidiar medidas de mitigação de danos para os impactos sociais da Pandemia.

A pesquisa pode ser acessada pelo link abaixo:
https://forms.gle/fU8KoB3THgjiuLqdA

Avaliação dos Fatores Psicossociais frente à Pandemia de COVID-19 (Sars-CoV-2).

Professoras Responsáveis pela pesquisa:

Juliana Lopes de Macedo  (NUPESS)

Marilyn Urrutia Pereira (NUPAES)

XLVI Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Durante os dias 25 a 28 de setembro de 2019 a cidade de Florianópolis – SC sediou o XLVI Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia. Durante os dias do evento, os alunos do NUPAES  apresentaram 2 trabalhos na categoria pôster, sendo eles “Conhecendo a asma em adolescentes de Uruguaiana: Global Asthma Network (GAN)” e “Prevalência de sintomas de asma em pais de adolescentes de Uruguaiana: Global Asthma Network”.

O evento também contou com a apresentação do trabaho “Importância da educação sobre poluição nas escolas” da professora doutora Marilyn Urrutia Pereira no simpósio da SBP “Poluição Ambiental: uma triste realidade”.

Projeto Inspirar nas Escolas!

Ação realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Hermeto para trabalhar, discutir e refletir com as crianças a respeito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. As ações contaram com exposição de conhecimentos, perguntas reflexivas e atividades de confecção de cartazes para expressão dos conhecimentos obtidos pelos alunos

Fridays For Future – Uruguaiana

O NUPAES ajuda a promover desde agosto de 2019 o evento Fridays For Future na cidade de Uruguaiana. O evento da greve em prol do meio ambiente acontece na última sexta feira do mês e conta com a presença de diversos alunos de ensino fundamental e médio da rede estadual e municipal.

XLII congreso anual de alergia e inmunología clínica da Asociación Argentina de Alergia e Inmunología Clínica

O XLII congreso anual de alergia e inmunología clínica da Asociación Argentina de Alergia e Inmunología Clínica ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 2019 na cidade de Buenos Aires. Os membros do NUPAES estiveram presentes no evento para adquirir conhecimentos e realizar a apresentação de 2 trabalhos na modalidade pôster.

Os trabalhos apresentados foram “Prevalencia de sintomas de asma en los padres de adolescntes de Uruguaiana BR: Global Asthma Network (GAN)”, apresentado pelo aluno Pietro Rinelli e “Conociendo el asma en adolescrentes de Uruguaiana: Primeros resultados del estúdio Global Asthma Network (GAN) en Brasil”, apresentado pela aluna Leticia Rockenbach

XX Congreso Latinoamericano de Alergia, Asma e Inmunología y V Congreso Paraguayo de Alergia, Asma e Inmunología (SLAAI 2019)

Nos dias 11 a 13 de maio de 2019 os membros do NUPAES foram à cidade de Asunción, capital do Paraguai para participar do XX Congreso Latinoamericano de Alergia, Asma e Inmunología y V Congreso Paraguayo de Alergia, Asma e Inmunología (SLAAI 2019). Durante o evento, os participantes do núcleo de pesquisa Ghabriel Viero, Maiara Rodrigues e Pietro Rinelli apresentaram 3 trabalhos na categoria pôster.

Os trabalhos apresentados foram “Tabaco em adolescentes em America Latina: Cual es la real dimensión del problema?”; “detección de la exposición a la contaminación del aire intra/extradomiciliar en la atención primaria.” e “La contaminación del aire es un importante factor de riesgo para las enfermedades no transmisibles.”