NUPESS e NUPAES realizam pesquisa sobre COVID-19

As professoras Juliana Lopes de Macedo (NUPESS/UNIPAMPA) e Marilyn Urritia Pereira (NUPAES/UNIPAMPA) do curso de medicina da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) estão realizando a pesquisa intitulada “Avaliação dos Fatores Psicossociais frente à Pandemia de COVID-19 (Sars-CoV-2)”. A COVID-19 – nome dado à doença provocada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) – alterou profundamente o cotiado de milhões de pessoas ao redor do mundo. Mais do que a sua letalidade, o que torna a COVID-19 uma ameaça global é seu alto potencial de contágio.

Na tentativa de diminuir a velocidade de transmissão do vírus e não provocar o colapso dos serviços de saúde, o governos estaduais e municipais têm adotado medidas de isolamento social. Se por um lado, tais medidas têm se mostrado eficientes para o manejo da propagação da doença, por outro lado afeta de forma contundente o estilo de vida da população. Considerando que a forma como cada pessoa irá enfrentar tais medidas está circunscrita na vulnerabilidade social de diferentes grupos sociais, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar os impactos envolvidos na Pandemia de Covid-19 no que diz respeito aos fatores psicossociais.

Nesse sentido, as pesquisadoras estão realizando uma pesquisa quantitativa, de âmbito nacional, para verificar o impacto da COVID-19 e do isolamento social na vida cotidiana da população. Para garantir a segurança dos participantes e da equipe de pesquisa, os questionários estão sendo disponibilizados virtualmente para manter as medidas de isolamento social. Espera-se que as informações coletadas possam fornecer indicadores sobre a percepção das pessoas sobre a Pandemia de Covid-19 e as consequências das medidas de isolamento social. Com base nesses indicadores será possível contribuir com os setores públicos e a sociedade afim de traçar estratégias para mitigar os efeitos sociais e psicológicos da Pandemia de COVID-19 e do isolamento social. 

Desta forma, convidamos a todas e todos para participar da pesquisa respondendo o questionário que encontra-se no link:   https://forms.gle/RSynXQ8JpUfgPLNq6