XX ENAPET: Ser ou não ser, eis a questão!

XX ENAPET (Encontro Nacional dos grupos PET) aconteceu entre os dias 27 e 31 de julho em Belém do Pará na UFPA (Universidade Federal do Pará) e na UFRA (Universidade Federal Rural do Amazonas) e contou com a presença de aproximadamente 800 pessoas, entre alunos, tutores, membros dos Comitês Locais de Acompanhamento e Avaliação (CLAA).

O ENAPET é a reunião anual dos grupos do Programa de Educação Tutorial – PET, a qual tem como objetivo principal refletir e discutir sobre temas relevantes à manutenção e ao desenvolvimento do referido programa, assim como apresentar sua produção acadêmica no âmbito da tríade: ensino, pesquisa e extensão e colaborar com o desenvolvimento social através da execução de temas de importância reconhecida para a sociedade.

O evento teve como tema “Educação Tutorial: ser ou não ser, eis a questão!”, a proposta do encontro foi discutir os problemas que atingem o PET em âmbito nacional, trocar experiências entre os diversos grupos e debater maneiras de expandir e melhorar o programa.

A programação do evento foi composta por mesas redondas, grupos de discussão sobre temáticas relativas ao Programa de Educação Tutorial, atividades culturais, encontros de tutores, bolsistas e CLAA’s, bem como apresentação de trabalhos.

A UNIPAMPA esteve representada pelos grupos PET Engenharias (Bagé), PET Agronomia (Itaqui), PET Ciências Biológicas (São Gabriel), PET PISC (Uruguaiana), PET Fisioterapia (Uruguaiana), PET Veterinária (Uruguaiana) e pelo presidente do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação da UNIPAMPA.

Entre os trabalhos apresentados por alunos da UNIPAMPA, o trabalho “Estudo de cinco anos de desligamento do grupo Pet Veterinária sugere falha no processo seletivo”, apresentado pelo bolsista Wilson Viotto de Souza do grupo PET Veterinária do campus Uruguaiana, recebeu Menção Honrosa como Melhor Trabalho na Área de Ciências Humanas. Segundo Wilson, esta pesquisa expõe não somente ao nosso PET, mas a todo o Programa, a importância da reformulação das metodologias de base para um melhor rendimento do grupo, visto que para a formação do mesmo, se faz necessário um planejamento adequado e o comprometimento na realização das atividades, sendo muitas vezes um fator limitante para o sucesso de um trabalho.

TRABALHOS APRESENTADOS
Realização de feira de profissões em escolas públicas do bairro São Judas Tadeu na cidade de Bagé-RS
 Apresentadora: Rosane Heck / PET Engenharias
Workshop em Bovinos - Integrando Ensino, Pesquisa e Extensão.
 Apresentadora: Karine de Mattos / PET Veterinária
Material Didático do Grupo Pet Veterinária
 Apresentador: Marcelo Becker / PET Veterinária
Toró de Ideias: Uma Ferramenta de Formação Profissional e Cidadã.
 Apresentadora: Karine Colling / PET Fisioterapia
Promovendo a Saúde Cardiovascular em bairros populares da cidade de Uruguaiana
 Apresentadora: Letícia Callegaro / PET Fisioterapia
Calourada Solidária: Alternativa de Acolhimento aos Ingressantes da UNIPAMPA.
 Apresentador: Junior Guilherme Scheidt / PET Ciências Biológicas
Levantamento da Herpetofauna do campus São Gabriel da Universidade Federal Do Pampa
 Apresentador: Guilherme De Azambuja Pereira / PET Ciências Biológicas
Avifauna do Campus São Gabriel da Universidade Federal do Pampa: Resultados Preliminares