Atividades | PET CTC Engenharias

Atividades

Clube do Livro – São escolhidas obras para todos os alunos membros do PET CTC lerem em determinado prazo e no final, comentar e discutir assuntos abordados nos livros para troca de idéias e saberes. Esta atividade fomenta a capacidade de leitura, compreensão, ampliação do conhecimento e a adquirição de mais cultura para o estudante.

  • Clube do Livro em Inglês As literaturas científicas e técnicas estão em sua maioria escritas em inglês, dessa maneira, para o aluno de graduação é importante estar em contato com este idioma para auxiliar na sua formação. Com o intuito de melhorar a habilidade de compreensão oral e escrita o grupo PET CTC Engenharias organiza semestralmente clubes do livro em inglês. Nesta oportunidade, todos os membros leem livros em inglês e discutem em uma reunião os temas estudados.
  • Clube do Livro com Convidado O grupo PET CTC Engenharias realiza semestralmente a atividade Clube do Livro com convidado. Nesta oportunidade, um escritor(a) é convidado a participar, os membros do grupo leem um livro indicado pelo convidado e após o tema é discutido por todos.

PET Inovação, Pesquisa e Extensão – O grupo PET CTC Engenharias incentiva os membros PETianos a participar de projetos de Pesquisa e Extensão. Com isso, é realizado um seminário semestral de apresentações de pesquisas de iniciação científica a fim de divulgar as pesquisas que os membros do grupo estão desenvolvendo ao longo de sua carreira acadêmica. Além disso, os PETianos que tem interesse em participar de eventos recebem apoio financeiro do grupo para viabilizar a ida à congressos.

PET em Interação Social Como uma das propostas do PET CTC – Ciência, Tecnologia e Cidadania desenvolver atividades que proporcionam o bem estar e satisfação e integrar o grupo com a sociedade, tem como uma de suas atividades para o ano de 2014 desenvolver atividades sociais, como por exemplo, visitação aos lares de idosos e orfanatos, do município de Alegrete – RS.

  • Oficinas CEDEDICA O CEDEDICA  (Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) é uma instituição sem fins lucrativos que viabiliza a reinserção social de adolescentes que cometeram atos infracionais. Desta forma, o grupo PET CTC Engenharias atua nessa tarefa ofertando oficinas de informática básica, mercado de trabalho, jogos interativos e leitura. A parceria com o CEDEDICA vem ocorrendo desde 2017 e devido aos bons resultados se manteve até o presente momento, parceria essa que resultou em um trabalho premiado no XXI SulPET.
  • Aulas Preparatórias para o Enem Membros do grupo PET com maior afinidade com alguma área estudada no ensino médio dão aulas de reforço para alunos das escolas da região. As aulas acontecem em ambiente próprio da Unipampa com uma sala previamente reservada e destinada para este fim. Objetiva a melhoria do desempenho dos alunos do ensino médio no ENEM (exame nacional do ensino médio), os bolsistas do grupo PET organizaram oficinas com temas voltados para as ciências exatas, sendo estas mais pertinentes para o conhecimento dos alunos, visto que os mesmos demonstraram grande interesse de ingressar na UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa) campus Alegrete, na área de engenharias. Sendo que o grande intuito da oficina é objetivar que o aluno possa estar mais preparado para o ingresso no ensino superior.
  • Creche Lar Santa Terezinha – O grupo PET CTC Engenharias realiza encontros com as crianças da Creche Lar Santa Terezinha, em 2018/01 foi realizado um Cine com pipoca, o filme transmitido foi “Minions”. A parceria com o lar foi firmada em 2016, onde semestralmente realizam-se visitas ao local desenvolvendo atividades recreativas e de interação com as crianças.
  • Asilo Casa Lar do Idoso (Ari Vargas Paim) O grupo PET CTC Engenharias vem desenvolvendo atividades sociais com os vovôs do asilo Ari Vargas Paim. Em 2018/01 foi desenvolvida a atividade “Leitura do livro Contos Gauchescos de Simões Lopes Neto”. Nesta oportunidade, além de ler os contos do livro foram cantadas músicas tradicionalistas.
  • Asilo São Vicente de Paula –  PET CTC Engenharias vem desenvolvendo atividades sociais com as vovós do asilo Asilo São Vicente de Paula. Em 2018/01 foi desenvolvida a atividade “Dia da Beleza”. Nessa oportunidade, as vovós se embelezaram ao som das músicas do cantor Roberto Carlos.
  • Casa de Moradia Transitória de Alegrete A parceria do grupo PET CTC Engenharias com a Casa de Moradia Transitória de Alegrete foi firmada a mais de três anos. São desenvolvidas atividades como noite da pizza, CinePET, atividades recreativas, piqueniques e festas juninas e natalinas. Durante a realização dessas atividades crianças se divertem e os PETianos também.

Inglês com CTC Essa atividade tem por objetivo o aperfeiçoamento do nível de conhecimento da língua inglesa por parte dos integrantes dos grupos PET-CTC Engenharias, são realizados encontros para aperfeiçoar a conversação e a escrita em Inglês, servindo como complemento ao My English Online e outros cursos que os PETianos fazem.

Café com CTC – Nessa oportunidade o grupo PET CTC Engenharias busca realizar um desjejum matinal com palestrantes convidados e também proporciona a participação de alguns alunos da universidade, a fim de promover o grupo e proporcionar um momento de troca de aprendizado e lazer. Tem como objetivo discutir assuntos atuais e relevantes para a formação dos PETianos e dos alunos participantes. Em 2017 o grupo contou com a participação do empresário Onélio Pilecco e em 2018 a convidada foi a juíza da vara da infância e da juventude de Alegrete Drª Lilian Frazmman.

Dia da Saúde no Campus – O grupo PET CTC Engenharias promove anualmente o Dia da Saúde no Campus, formando parcerias externas para realização de testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite), testes de visão, aferição do nível glicêmico, aferição de pressão arterial, doação de sangue, palestras, distribuição de informativos e preservativos, atividade física e serviços de avaliação odontológica, nutricional e de fonoaudiologia. Além disso, proporciona-se um momento cultural durante a realização do evento com apresentações musicais.

Voz Ativa – O objetivo desta atividade é levar conhecimento culturais e sociais sobre a temática de diversidade, buscando a redução de atos de discriminação contra as minorias. Busca-se conscientizar e educar a comunidade acadêmica a fim de promover a igualdade de valorização da identidade de todos. Com isso, o grupo PET CTC Engenharias realizou sua primeira intervenção no campus Alegrete da UNIPAMPA através da exposição de cartazes com frases de cunho machista coletadas por um formulário (em anonimato).

Momento cultural do Campus (Arte no Hall) O grupo PET CTC Engenharias promove mensalmente atividades de gênero cultural no campus alegrete da UNIPAMPA. O objetivo é promover a integração social dos estudantes universitários que, por falta de opção de lazer e poucos eventos culturais na cidade, necessitam de atividades educativas como entretenimento.

Oficinas à Comunidade Acadêmica – Desde 2013 o grupo PET organiza oficinas ofertadas à comunidade acadêmica do campus Alegrete da UNIPAMPA. Algumas oficinas que já foram ofertadas são: Revit (módulo arquitetônico e hidráulico), Matlab, Cálculo Zero, Calculadora Científica, Ansys, HTML e CSS, currículo lattes e classificação de periódicos e ainda serão ofertadas as oficinas: MS Project, SketchUp, Solidworks.

Oficinas de Informática Básica e Mercado de Trabalho aos funcionários terceirizados da UNIPAMPA campus Alegrete Em 2018/01 ocorreu a segunda edição da Oficina de Informática Básica e Mercado de trabalho direcionada aos funcionários terceirizados da UNIPAMPA campus Alegrete. Nesta oportunidade, os alunos participantes têm a oportunidade de trabalho com pacote Office e ferramentas da Internet. Além disso, é abordado o tema de apresentação pessoal, entrevista de emprego e currículo.

Oficinas à Comunidade Local Em 2018/01 ocorreu a primeira edição da Oficina de Excel Básico direcionada aos alunos do curso técnico em edificações da Escola Estadual Emílio Zuñeda.

Clube de Xadrez – São realizadas reuniões para a prática e o ensinamento de lições sobre o esporte, inicialmente na Universidade e sendo realizado também em escolas da rede pública. As reuniões acontecem duas vezes por semana.

Clube de Dança O grupo PET CTC Engenharias fundou em 2018 o Clube de Dança do PET. São convidados a participar a comunidade acadêmica (discentes, docentes e TAE’s). Nesta oportunidade, são ensinados passos básicos dos principais ritmos de dança.

CinePET Mostra de longas-metragens com o intuito de promover a cultura,  o lazer e a interação da comunidade acadêmica/regional e fomentar debates e discussões acerca do tema abordado nos filmes nos finais das exibições. As entradas são francas e livres.

Ciência a Cavalo No mês de setembro diversas atividades são realizadas associadas com a semana do gaúcho. A atividade foi concebida de forma a integrar alunos de diversas regiões do país com a cultura local e aproximar a UNIPAMPA da comunidade regional, mais precisamente Polos Educacionais Rurais de Alegrete. Anualmente, o grupo PET CTC Engenharias apresenta ao pólos rurais seus projetos de pesquisa, ensino e extensão, bem como as formas de ingresso na universidade.

Ciclo de Palestras Oferecer à comunidade acadêmica palestras sobre diversos temas, suprindo eventuais lacunas no ensino e contribuindo em assuntos pessoais. Com o objetivo de apresentar e discutir temas relevantes para a comunidade acadêmica, envolvendo assuntos técnicos, com temáticas relacionadas a cada curso, além de palestras motivacionais, auxiliando os acadêmicos em assuntos pessoais.

Universidade Portas Abertas – Será proporcionado aos estudantes o acesso orientado aos departamentos, laboratórios, salas de aula, biblioteca e demais ambientes da UNIPAMPA, de modo a oportunizar uma experiência vivencial que busque despertar o interesse deles em dar continuidade aos seus estudos, contribuindo para escolhas conscientes e vocacionadas, de modo a reduzir o tempo de incerteza na definição da escolha profissional e a desistência em outros cursos de graduação. Desconstruir a ideia do distanciamento que os estudantes do Ensino Público têm em relação ao alcance da formação no Ensino Superior.

Recepção aos Calouros A atividade é realizada anualmente, na primeira semana de aulas dos novos ingressantes da Unipampa Alegrete. Na atividade é dada as boas-vindas aos calouros, juntamente com uma roda de conversa com diversos convidados, representando algumas importantes áreas de interesse aos novos alunos, como representantes da Direção da Unipampa Campus Alegrete, PET CTC, Ens. Médio,  NuDE, Mestrado, Mercado de Trabalho, Centro Estudantil, entre outras áreas.

Healthy PET – O grupo PET CTC Engenharias promove aos sábados jogos de vôlei entre membros do grupo e convidados. Além disso, aos domingos ocorre a caminhada PETiana onde todos são convidados a participar desse momento de descontração e lazer.