PET Produção e Política Cultural

Ação do PET PPC e parceiros chega a Portugal

O projeto Produção Cultural e Fotografia originado no PET conexões Produção e Política Cultural da Unipampa (PET PPC) chega a Portugal através da coletiva fotográfica “Fluxos nos Espaços em Tempos Pandêmicos”. É a quarta edição dessa coletiva, que estreou em Jaguarão, na nossa Galeria Intercultural Magliani, em 2022. A coletiva esteve em Rio Grande, na praia do Cassino em dezembro de 2023, na Galeria João Zinclar, da livraria Hippocampus. Em fevereiro de 2024 foi a vez da cidade de Pelotas no Espaço Cultural da Pró-Reitoria de Extensão Cultural (Prec/UFPel) em formato audiovisual. E agora, também em formato audiovisual, a mostra está na Estação Viva 2024, em Aveiro, Portugal.

A exposição foi fruto do Seminário de Fotografia proposto pelo PET PPC em 2021, e realizado, de maneira virtual, mas com sede na Unipampa Campus Jaguarão e com a parceria dos grupos Artecos: Núcleo de Estudos e Práticas Artísticas Ecosóficas (ILA-FURG-CNPq) e do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa e Fotografia em Educação (UFPel/CNPq).

A partir daí se organizou o livro Produção Cultural e Fotografia, produzido pelo PET PPC e com organização de Sandro Mendes, Maria Fernanda Cavalcanti e Maria Alcina Alves (todos do PET PPC) e Cláudia Brandão (UFPEL) e Cláudio de Azevedo (FURG).

Com curadoria dos professores Cláudia Mariza Mattos Brandão e Cláudio Tarouco de Azevedo, o audiovisual que fará parte do festival em Portugal conta com obras da coletiva fotográfica formada por Ana Tavares, Angélica Marques, Aroeira Matheus, Berenice Bailfus, Branca Lamas, Bruno Daniel Carneiro, Carmen Gonçalves, Cátia Vieira, Cláudia Brandão, Cláudio Azevedo, Dhara Carrara, Emanuel Santos, Esteve Maris, Giovanna de Lima Triacca, Glórati, Gustavo Reginato, Ingrid da Silva Bezerra, Isadora Pogozelski, Kathleen Oliveira, Leonardo “LSD” Tavares, Luiza Carapeto, Rebeca Francoff, Tatiana Brandão, Wesley Blanke e Yasmin Fortes. A trilha sonora é de Sandro Mendes.

Junto com o audiovisual, estará o lambe “O Manifesto e suas Consequências” e o livro de artista “Fluxos nos Espaços em Tempos Pandêmicos – Cancelado” que retratam situação de ordem de retirada de obras dessa mesma exposição no Museu Leopoldo Gotuzzo por parte da direção do museu, algumas horas antes da abertura da exposição e lançamento do livro, sem justificativa plausível, o que levou ao cancelamento da exposição e entendimento de possível censura.

O Estação Viva – Art Alive Festival, em Portugal, é uma iniciativa que busca unir espaços alternativos e públicos em prol da expressão artística. O circuito artístico tem o objetivo de inspirar reflexões sobre a mediação digital sustentável do ser humano com a natura. A programação diversificada inclui dança, teatro, fotografia, vídeo, performances, poesia, concertos e cinema.

Saiba mais sobre o projeto aqui no site, no menu de projetos.